Fernanda Ponzeto: como identificar e desenvolver seu propósito

A Ellevari é uma empresa de Coaching e Mentoring, pessoal e empresarial, que tem como propósito inspirar, desenvolver e transformar pessoas. Sua fundadora, Fernanda Ponzeto, é uma apaixonada pelo empreendedorismo e criou uma metodologia exclusiva para identificar e construir propósitos de vida.

Fernanda Ponzeto foi uma das palestrantes no Journey 2018, evento de marketing digital e vendas realizado no Rio de Janeiro.

As maiores dificuldades do empreendedor

Hoje Fernanda já acumula uma grande experiência ajudando empreendedores a se desenvolverem. Com isso, ela já viu muitas dificuldades que esses empreendedores enfrentam para chegar até o sucesso.

“A maior dificuldade do empreendedor é entender qual é a missão dele no negócio. Ele constrói ou quer expandir o negócio, só que verdadeiramente ele não tem uma noção da missão, como projeto de vida.”

Fernanda lembra que quando o empreendedor não tem essa missão muito clara, ele se perde no processo. Ele aceita negócios muito diferentes do que ele acredita, e aí ele pode ter impasses no meio do caminho.

Propósito é diferente de missão

Hoje muito se fala em propósito, inclusive não só de pessoas mas em propósito de marca também. No entanto, muitos empreendedores ainda não conseguiram descobrir seus propósitos de vida e dentro do empreendimento.

Fernanda explica que o propósito está mais ligado àquilo que você quer objetivamente. A missão é mais ampla.

Por exemplo:

Missão – “Eu quero ajudar pessoas.”

Propósito – “Eu quero ajudar pessoas dentro do público de empreendedoras mulheres.”

O propósito é mais “de ataque”, mais objetivo. Segundo Fernanda, algumas pessoas têm colocado o propósito como algo abstrato, mas ele é mais concreto. “Se você tem esse propósito definido, você consegue chegar mais longe.”

Empreendedorismo feminino

Outro assunto que Fernanda Ponzeto domina é empreendedorismo feminino. Para ela, é bem diferente para a mulher empreender.

“Tem toda a diferença. A mulher consegue fazer o empreendedorismo completo. Muitas vezes a mulher está usando só o masculino, que é o movimento da razão, do ataque, de fazer diferente, de uma forma mais agressiva. O feminino é a delicadeza, onde eu olho o todo e me preocupo com processos.”

Ao unir o feminino com o masculino, segundo Fernanda, as mulheres ganham muito.

Pensamento positivo

Fernanda atua ainda na quebra de crenças e padrões negativos. Quando perguntamos se ela acredita que pensamento positivo influencia realmente no sucesso das pessoas, ela responde: “O pensamento positivo é vazio, se eu tiver uma crença limitante”.

Aquela velha tática de dizer sempre “tudo vai dar certo” ou “a vida é bela” pode não funcionar. “Isso tudo vai por água abaixo se efetivamente eu acredito que eu não sei dar conta ou que eu só consigo fazer se eu tiver alguém.”

Para ter sucesso, de fato, Fernanda indica primeiro dissolver essas crenças limitantes. E, depois, criar pensamentos positivos, focados naquilo que você acredita verdadeiramente.

A primeira lição do grande empreendedor é acreditar na sua jornada. Acreditar em você é importante, porque é isso que vai te sustentar.

Fernanda lembra que muitas vezes vão surgir dificuldades. Como não ter clientes, não ter dinheiro para contratar ou ver que outras pessoas estão fazendo melhor que você.

“Tem muita coisa que dificulta. O grande exercício do empreendedor é confiar em si mesmo. É ter uma força interna tão bonita e tão grande que ele consegue realizar, seja o que for.”

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *