Cobertura: Feira do empreendedor 2018 - São Paulo - SP

Saiba tudo sobre a Feira do Empreendedor 2018! Esse é o maior evento de empreendedorismo do Brasil, organizado pelo Sebrae-SP, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. São quatro dias, de 7 a 10 de abril, de muito conhecimento e informação. A programação inclui diversas palestras, estandes de expositores, negócios modelo, espaço de startups e consultoria gratuita de consultores do Sebrae. A feira é uma oportunidade única para quem tem uma ideia e quer tirá-la do papel ou para quem já tem uma pequena empresa e quer crescer mais.

Cobertura primeiro dia

O sábado, dia 7, começou animado para milhares de empreendedores. Confira a cobertura especial do Eu Sou Empreendedor.

Desde cedo não parava de chegar gente, com sede de conhecimento e informação. Nos 40 mil metros quadrados do pavilhão, o visitante pode assistir a palestras, conhecer estandes de mais de 400 expositores, fechar negócios e ainda tirar dúvidas com consultores do Sebrae. É possível visitar modelos de negócios, inclusive através de óculos de realidade virtual.

Entre os expositores, há franqueadores, startups e empresas que apresentam soluções inovadoras para pequenos negócios. Um deles, por exemplo, oferece antecipação de crédito de forma simples e rápida e pequenos empreendedores.

Conversamos com alguns participantes e a expectativa é grande. A agente de desenvolvimento Aparecida Forte já veio em outras edições e está animada com as novidades. Ela quer conferir de perto as tendências de negócios e acredita que esse tipo de evento serve para ter novas ideias.

Cobertura segundo dia

Segundo o Sebrae-SP, o público registrado no primeiro dia da Feira do Empreendedor foi de pouco mais de 35 mil pessoas. O evento segue até 10 de abril, com expectativa de um total de mais de 140 mil visitantes.

Sua história empreendedora

Nós, do portal Eu sou Empreendedor, estivemos no evento correndo atrás das melhores histórias de empreendedores. Já ouviu falar na história de Renato Ribeiro? Ele está fazendo diferença no mundo corporativo, levando emoção para treinamentos dentro de empresas. Nós conversamos com Renato, que deu palestra na Feira do Empreendedor 2018. Confira aqui!

Também tentamos descobrir a receita supersecreta de Isaias Bernardes, o dono da Chiquinho Sorvetes. A história dele começou na década de 80, na cidade de Frutal, Minas Gerais, com uma pequena sorveteria. E agora, ele já dá início à expansão internacional da marca. Assista à entrevista completa aqui!

Você pode assistir, ainda, às entrevistas com empreendedores de sucesso, que compartilharam conosco suas histórias e deram dicas para quem quer empreender também. Batemos um papo animado com Marcelo Pinto, mais conhecido como Doutor Risadinha, que empreende com o riso. Falamos também com Juliano Barbosa, fundador de uma rádio digital voltada para a cultura geek, e com Paulo Brunholi, engenheiro químico que adicionou à tradicional caipirinha uma pitada de inovação.

Conhecemos ainda Alexandre Góes, diretor de Meios de Pagamento da TrustHub, fintech que aposta no crédito para pequenas empresas.

Na Feira do Empreendedor, nossa equipe correu atrás de outros casos de sucesso, para passar conhecimento e informação de qualidade a nossos leitores. Conhecemos o Movimento Empresa Júnio (MEJ), conversamos com Rubens dos Santos, da Talent, sobre registro de marcas e visitamos o espaço das startups para descobrir quais as maiores dificuldades na hora de abrir uma startup no Brasil.

A Feira do Empreendedor 2018 – Sebrae

Feira do empreendedor 2018 são paulo - SP

 

A sétima edição da Feira do Empreendedor 2018 – São Paulo – SP teve algumas novidades em relação a do ano passado. Foram apresentados espaços e modelos de negócios em que os participantes puderam ver, na prática, como funciona a operação em diferentes ramos.

Os visitantes tiveram contato com estandes temáticos, como:

  • Oficina de Moto;
  • Negócios de Beleza;
  • Boteco de Sucesso;
  • Indústria da Confecção;
  • Negócios Digitais.

Também foram apresentados de forma digital (com óculos de realidade virtual) modelos de minimercado, pet shop e negócios que podem ser montados em uma garagem.

Encontro com “tubarões” na Feira do Empreendedor

Durante o evento, empreendedores com projetos estruturados ou empresas com propostas de expansão e inovação tiveram a chance de ficar cara a cara com os “tubarões” Robinson Shiba e Camila Farani. Se você não conhece esses nomes, está na hora de acompanhar o programa Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões.

O programa é a versão brasileira de um dos reality shows de maior sucesso nos Estados Unidos. Funciona assim: empreendedores encaram a missão de convencer investidores interessados em dar apoio financeiro a grandes ideias, os chamados “tubarões” dos negócios.

As inscrições para participar encerraram no dia 21 de março. Puderam se inscrever empreendedores do Estado de São Paulo com modelos de negócios ainda não implementados, mas já estruturados. Também foram aceitas inscrições de empresários de pequenos negócios que se encontram em fase de expansão ou promovendo uma inovação no negócio.

Do total de projetos inscritos, foram selecionados 132 para avaliação dos consultores de negócios do Sebrae-SP e convidados, durante a Feira do Empreendedor, nos dias 7, 8 e 9 de abril.

Os empreendedores foram provocados, tendo cada um apenas três minutos para apresentar sua proposta. Depois, eles tiveram mais sete minutos para responder perguntas e prestar esclarecimentos.

Os dez melhores classificados participaram da grande final no último dia da Feira do Empreendedor, com as estrelas do Shark Tank Brasil. O grande vencedor será destaque em uma reportagem da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Realidade virtual para tour em espaços modelo

Um minimercado, um pet shop e negócios que podem ser abertos em uma garagem puderam ser conhecidos na Feira do Empreendedor 2018 através de óculos de realidade virtual. A ferramenta foi usada pela primeira vez na edição do ano passado para fazer um tour virtual por uma loja de roupas.

“O espaço registrou uma grande procura tanto pelo interesse em entender sobre o negócio quanto para participar da experiência com os óculos. É muito mais fácil visualizar a informação e a tecnologia ajuda a passar o conteúdo de uma forma didática”, ressaltou Carina Camargo Tasaka, analista de negócios do Sebrae-SP.

Segundo Carina, os negócios de pet shop e minimercado registram um grande interesse dos empreendedores nas pesquisas de tendências de negócios e abertura de empresas. Na Feira do Empreendedor 2018, esses espaços foram voltados para quem já atua no segmento e busca dicas de boas práticas e customização.

O espaço voltado a negócios de garagem era específico para o microempreendedor individual (MEI). Lá, foi possível visitar modelos de negócios como uma loja de bolos caseiros, oficina de bicicleta e esmalteria.

“A experiência foi pensada para ajudar quem tem um espaço pequeno para abrir o próprio negócio. Essa é a realidade de muitas pessoas que têm pouco investimento para começar uma empresa e acabam aproveitando a própria casa para empreender”, explica Carina.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *