Como estruturar melhor seu espaço de trabalho em casa

Arrumar um freela ajuda a agregar experiência e conseguir tirar uma renda extra não esperada. No entanto, é preciso levar em consideração diversos fatores para que o trabalho seja produtivo. O home office tem sido o método adotado por muitos empreendedores e freelancers. Mas você deve estruturar o seu espaço de trabalho em casa da melhor forma.

espaço de trabalho em casa
Trabalhar em casa requer cuidados

Durante um home office, você passará o maior tempo do seu dia no seu escritório, que se tornará o seu ambiente de trabalho. Portanto, esse local deve ser organizado e estruturado com as suas características e com boas condições.

. 22 inspirações de melhores espaços de trabalho

Cuidado com o excesso

Todo mundo quer ter um cantinho próprio, ainda mais quando se tem que dividir quarto com alguém da família. Dessa forma, quando vem a oportunidade de montar um escritório para trabalho, acha que precisa ousar demais na decoração e a estrutura do ambiente.

Tentar não pecar pelo excesso é a melhor solução para esse pequeno problema. Afinal, como é algo novo fica ainda mais normal querer montar um espaço totalmente diferente do que ele já viu ou do que existe naquela residência. A pessoa quer montar algo único. No entanto, essa vontade de encher com coisas excessivas tiram o valor e o sentido do home office, além de diminuir o orçamento com coisas não muito importantes.

Preocupe-se com a sua postura

A postura é essencial em todos os momentos da vida. É preciso preservá-la para que no com o passar da idade não seja algo prejudicial. Portanto, ao estruturar o seu cantinho para o home office se preocupe sempre com esse detalhe.

Onde você vai trabalhar? No quarto, na sala, em mesa ou cama? É muito importante escolher local não pelo conforto, silêncio ou iluminação. O lugar deve ser o melhor estruturado para a sua postura. Caso seja em mesa, que a cadeira mantenha a sua postura correta. Se for em cama, que um travesseiro possa ajudar a regularizar os seus movimentos com o tronco.

De acordo com portais da área da saúde e relacionados a fisioterapia, a má postura pode ser um rápido caminho para muitas lesões na coluna, ombro e quadril. Essas lesões costumam começar com uma simples dor nas costas, mas depois são detectadas lesões, pois viveram por muito tempo com uma postura errada.

Dê uma cara ao seu escritório

O que muitos freelancers acabam não fazendo é organizar o local de trabalho como escritório, mas apenas improvisam um espaço para realizar as tarefas. Geralmente esse local é um cômodo da casa que não tem a mínima aparência de escritório e não dá cara de local de trabalho.

home-office-trabalho-casa

Pode parecer bobeira, mas dá toda aparência faz sim uma grande diferença e afeta até mesmo a produtividade. Tente transformar o seu espaço em um mini escritório. Lógico que não necessariamente precisa ser algo completamente profissional, com móveis sofisticados e recursos tecnológicos de última geração.

Dá para improvisar e deixar o ambiente com um tom de escritório com coisas que se tem em casa ou comprando sem gastar muito. Um simples mesinha, algumas prateleiras, um notebook, uma cadeira acolchoada e outros detalhes como uma iluminação (talvez abajur ou luminária) auxilia para gastar pouco ou quase nada e deixar com uma cara bem melhor.

Atente-se aos detalhes do home office

É importante cuidar de todos os detalhes e recursos antes mesmo de começar os estudos no mini escritório. Há algo que te tire a atenção? Algum barulho constante nos móveis que atrapalha o seu rendimento?

Monte um local organizado

O local de trabalho não deve ser só aconchegante ou com cara de escritório. É preciso, antes de mais nada, bastante organização. Essa característica define não só o profissional, mas também pessoal

Geralmente quem é organizado no local de trabalho, estende essa capacidade de organização também para a vida pessoal. O que tirar do local, devolva, se pegar algo, coloque no lugar ou se usar algo, deixe como estava. Evite bagunças, você é o que vive. Portanto, não queira trabalhar em um local totalmente desorganizado, pois vai incentivar para que você tenha uma rotina desregulada e perca totalmente o foco.

Leve para o seu ambiente de trabalho somente as coisas principais e que serão utilizadas para as suas atividades de trabalho do home office. Evite encher de utensílios desnecessários que só vão trazer uma aparência de bagunça e vai desviar todo a concentração. Imagina, estar concentrado trabalhando e do nada começar a tocar uma música, ou começar a encher de formiga, pois esqueceu algum farelo de comida. Organize-se!

Seja econômico!

Economizar deve ser o lema de todo freelancer. Afinal, você não está com um compromisso vitalício, e nem mesmo foi contratado sob regime estatutário que assegura estabilidade. Portanto, uma hora o dinheiro acaba.

Invista no seu espaço, mas saiba o limite dos gastos. Não compre coisas desnecessárias que sabe que não utilizará. Antes de comprar pense na utilidade que cada item terá para as suas atividades, se algo que você já tem não pode fazer a mesma coisa e se aquela é realmente a melhor opção (não existe melhor ou mais barato).

Embora seja muito importante dar o passo inicial para montar o escritório rapidamente e não esperar muito tempo, não se precipite e saia escolhendo tudo no impulso. O seu orçamento, nessa fase inicial, é precioso. Pesquise a todo momento! Veja preços, qualidades, marcas, exemplos de mini escritórios econômicos e se inspire para fazer o melhor e mais em conta.

Não pode faltar iluminação

Se tem algo que o seu local de trabalho não pode faltar é iluminação. Esse é o tópico que não pode ser ignorado. Todos os outros, caso esquecidos não interferem tanto, mas este sim é fundamental. Uma boa iluminação ajuda tanto para a produtividade das tarefas como é ótimo também para a saúde.

Ótimas opções são luminárias, abajur, lanterna e luz solar. No entanto, a luz solar só funcionará durante o dia, o que será bastante econômico não precisa gastar energia durante o dia. O sol faz muito bem e poderá te deixar acordado quando tiver com bastante sono. Por isso, instale o seu mini escritório próximo de uma janela.

Entretanto, você não estudará somente de dia. A noite a luz solar não será suficiente. Mas você já conseguiu uma excelente economia não utilizando energia com iluminação durante o dia. A noite, você pode optar por uma das diversas opções, de acordo com o seu orçamento e espaço no local. Dependendo, uma luminária é a melhor opção de custo-benefício.

Papéis em ordem

É muito comum que um trabalho em casa seja caracterizado por muitos papéis. Aquela pilha de rascunhos, anotações e muitas folhas são a grande paixão de qualquer pessoa que trabalha com um escritório. No entanto nada pode ser tão excessivo assim para não transformar o seu espaço em uma bagunça generalizada.

Organize o que você realmente vai utilizar e tente somente pegar o que for necessário. A medida do que for sendo feito, vá jogando fora. Deixe para rascunho somente o que for rascunho e guarde só o que for muito importante e necessário para ser revisto em outra oportunidade. Caso algo já tenha salvo online, não junte mais papel. Otimizar não é só com relação a tempo, mas também na organização. Quanto menos papelada, quando for necessária uma arrumação, levará questão de minutos e não horas. Lembre-se: tempo é dinheiro!

Outras dicas para seu espaço de trabalho em casa

⇒ Crie um ambiente confortável;

⇒ Tenha sempre um copo d’água por perto;

⇒ Evite comidas pesadas e gordurosas enquanto digita ou escreve;

⇒ Dê a sua cara ao espaço;

⇒ Tire de perto coisas que possam desviar o seu foco;

⇒ Pegue as coisas essenciais e deixe perto de você;

⇒ Preserve o seu local sempre limpo;

⇒ Evite estresse e clima pesado com pessoas da sua família.

2 Comments
    1. Olá João, em breve teremos diversos conteúdos em áudio e vídeo. já estamos em processo de gravação. 🙂

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *