Espaço de trabalho: como aumentar a produtividade

Engana-se quem pensa que a produtividade está relacionada ao aumento da carga de trabalho. Pelo contrário. Ser produtivo no espaço de trabalho significa fazer a mesma quantidade de tarefas, mas de uma forma melhor, com menos tempo e mais equilíbrio. Será que você pode ser considerada uma pessoa produtiva?

Segundo Tati Carvalho, coach em carreira, empreendedorismo e negócios, o foco é a atitude chave que acompanha a produtividade. Em tempos de mobilidade e de flexibilização das leis trabalhistas em nosso país, o ambiente de trabalho pode ser em qualquer lugar. Para isso, basta que o profissional tenham em mãos um smartphone.

produtividade espaço de trabalho
O tempo bem estruturado é um aliado na hora de organizar as rotinas do trabalho

“Essa liberdade móvel e flexível contribui para o aumento da produtividade desde que o tempo seja bem gerenciado”, disse Tati Carvalho.

Os vilões da produtividade no trabalho

Internet lenta, máquinas que demoram a ligar, impressoras sem papel e telefone sem linha. Esses são apenas alguns vilões bem conhecidos nas repartições e nos corredores do trabalho.

Saber identificá-los e resolvê-los pode ser o fim dos prejuízos profissionais como a procrastinação. Além disso, a coach Tati Carvalho ressalta que o uso inadequado e não inteligente do tempo no local de trabalho leva a baixa produtividade através de outros seis principais vilões. Confira as seguir?

1) O fenômeno chamado de presenteísmo é quando o corpo está presente no ambiente de trabalho, mas, por vários motivos o profissional não tem produtividade. Em resumo, é quando mesmo trabalhando, a cabeça está em outro lugar, com pensamentos não relacionados ao trabalho.

2) Redes Sociais com intuito de distração e passatempo.

3) Conversas paralelas que ocorrem presencialmente e a distância por aplicativos mensagens.

4) Problemas técnicos dos instrumentos de trabalho, ocasionados pela falta de revisão e manutenção constante.

5) Reuniões improdutivas.

6) Desorganização e poluição da área de trabalho, seja ela física ou virtual.

Após a identificação dos fatores que roubam o seu tempo e não colaboram no seu processo produtivo, resolvê-los requer um comportamento de proatividade e comprometimento constante.

No caso do presenteísmo, a coach aconselha analisar se o motivo é pontual, atípico ou se é um hábito. Em relação aos inimigos da produtividade, ela sugere a eliminação de distrações como o passatempo nas redes sociais e as conversas paralelas.

“Mesmo quando o uso desses elementos forem construtivos é preciso que sejam contextualizados dentro da necessidade de alguma tarefa do dia”, ressalta.

É importante que seja feita uma previsão financeira e agendamento prévio das manutenções e revisões das ferramentas de trabalho. Assim é possível evitar o desgaste emocional e perdas de dinheiro e de tempo.

Tati avalia que a diminuição do tempo das reuniões e o aumento da sua pré-produção é uma tendência. O que caracteriza a definição e entrega da pauta com antecedência e a confirmação e testes com os recursos de mídia básicos para o sucesso de uma reunião.

produtividade espaço trabalho
Uma mesa de trabalho desorganizada é o principal motivo das distrações

Como melhorar a produtividade no trabalho?

Independentemente se o seu local de trabalho é em casa, em coworking ou numa empresa, a organização de espaços pequenos e grandes é a mesma. Tati Carvalho selecionou cinco fatores que devem ser levados em consideração:

1) Mesa limpa e organizada sem objetos que roubem a atenção – Só deixe na mesa aquilo que realmente for utilizado por você. Objetos em excesso, sem utilidade podem tirar a sua atenção.

2) Local bem iluminado – Tem sempre um espaço bem iluminado e arejado. A má iluminação pode prejudicar não só sua saúde física como também a psicológica.

3) Móveis ergonômicos – Cuida da parte física do trabalhador. Afinal, ninguém merece ficar sentado numa cadeira desconfortável, que não dê suporte nenhum para a coluna durante 8h por dia.

4) Planejamento da rotina com identificação de prioridades – Dê prioridade às tarefas que são mais importantes. Dessa forma, você garantirá que o seu cérebro dedique 100% da atenção ao que realmente é primordial.

5) Aplicativos de gestão de tempo – O surgimento dos smartphones se tornaram os grandes aliados para a realização de tarefas básicas do dia a dia. Para o ambiente corporativo não é diferente. Há opções para a otimização de diferentes trabalhos, que vão desde a organização de projetos até prestação de contas.

O tipo do resultado esperado precisa ser bem definido antes de agir. Resultados positivos têm início através de uma percepção positiva. A fórmula é bem simples: Percepção > Gera pensamento > Gera sentimento > Que por repetição > Se transforma em hábito > Que gera resultados – Tati Carvalho.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *