Escolher uma franquia sozinho ou procurar uma consultoria?

A escolha de uma franquia pode ser um desafio complexo, que envolve alguns passos. Nessa hora, contar com uma ajuda especializada pode ser uma boa opção.

Na ABF Franchising Expo 2018, conversamos com dois especialistas nesse assunto: Arthur Verschoore, CEO do Franchising Group, e Filomena Garcia, diretora da Franchise Store.

Diferencial de uma consultoria

Arthur Verschoore lembra que especialmente em feiras, como a da ABF, a oferta de opções de franquias é enorme. Os visitantes vão em busca de achar o negócio dos sonhos, e muitas vezes saem mais confusos.

“Porque existe muita oferta, todo mundo oferece o melhor negócio e o melhor retorno.” Ele explica que o foco da Franchising Group é menos a marca da franquia e mais o perfil do investidor.

“Ou seja, antes de olhar para o mercado e escolher uma marca, olhamos para a pessoa e entendemos seu perfil. Em termos de capital, envolvimento, tempo disponível para operar uma franquia e até mesmo de competências de carreira.”

Para Filomena Garcia, o grande diferencial é poder ter um direcionamento. “Hoje, quando você pensa em abrir uma franquia, o mercado oferece mais de 3 mil opções, de acordo com a própria ABF. Realmente, não dá para saber por onde começar.”

O que uma consultoria oferece?

Na Franchise Store, é feita uma reunião inicial para saber um pouco do passado e o que o empreendedor pretende dali para a frente. “Hoje temos um portfólio de mais de 60 marcas. Isso já é um bom começo. Fora isso, também sugerimos outras marcas que não estão no nosso portfólio.”

Como consultoria, a Franchising Group oferece serviços para pessoas físicas e jurídicas. Para empresas, a consultoria é para formatação de franquia, expansão da rede e consolidação do desempenho através da gestão da rede. Há também a possibilidade de assessoria para a internacionalização da marca.

Já às pessoas físicas, a Franchising Group oferece o mentoring empreendedor. “Fazemos uma mentoria e estamos junto ao investidor interessado em franquia, desde o primeiro contato até o fechamento do contrato.”

O apoio é dado desde a primeira etapa, quando o empreendedor ainda não sabe que caminho seguir. A consultoria faz um trabalho de mapeamento do perfil pessoal e depois busca oportunidades que possam ter aderência a essa perfil.

“Também fazemos o estudo da localidade onde essa pessoa deseja instalar o negócio, para entender quais as melhores oportunidades para lá. Depois entramos nas tratativas do investidor com a franqueadora, e acompanhamos todas as etapas, até a assinatura do contrato.”

O processo de mentoring empreendedor se encerra, assim, com a assinatura do contrato. Mas a consultoria pode seguir, a partir deste momento como consultoria para pessoa jurídica, ou seja, a nova franquia.

Perfil do empreendedor

Para Arthur, qualquer empreendedor pode ter o perfil de quem empreende em franquia. “Existem tantas ofertas de franquias, e cada franquia exige um perfil diferente. Não é difícil encaixar um perfil mapeado com um perfil ideal de uma franqueadora.”

A Franchise Store ajuda no momento de identificar esse perfil do empreendedor. “Na verdade, é por eliminação. Começamos a entender o que não tem a ver com ele. E um segundo passo é entender a experiência dele no passado e expectativas do futuro”, conta Filomena.

Depois disso, a consultoria descobre quais são as marcas que estão dentro desse perfil. Tanto do perfil psicológico, de gestão e operação, quanto de investimento. “É um trabalho que tende a levar em torno de 60 a 90 dias, até a pessoa poder tomar uma boa decisão.”

Como escolher uma franquia?

O modelo de franquias conquista cada vez mais empreendedores. É uma forma de realizar o sonho de ser seu próprio chefe, apostando em um negócio que já deu certo.

Na ABF Franchising Expo também falamos com o vice presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedhein. Ele destacou alguns pontos importantes na hora de escolher uma franquia.

Para André, é mais seguro investir em uma franquia porque, teoricamente, você tem acesso a uma marca, a ganhos de escala, ao know how do franqueador.

Assista à entrevista completa aqui!

O que é preciso para ser um franqueado?

Muitas pessoas têm o desejo de empreender em franquias. Mas o que será que é preciso para ser selecionado como um franqueado de uma marca? Será que é preciso só investimento? Engana-se quem acha que sim.

Para entender melhor sobre o processo de seleção do franqueado, conversamos com uma especialista no assunto. Na ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias da América Latina, entrevistamos Angelina Stockler, sócia-diretora da ba}STOCKLER, uma consultoria em franquias.

Assista à entrevista completa aqui!

Saiba mais sobre a COF

Se você pensa em investir em uma franquia, é tarefa obrigatória entender o que é a COF, a Circular de Oferta de Franquia. Você sabe o que é isso?

Na ABF Franchising Expo, conversamos com uma especialista no assunto, a Mércia Vergili, diretora da consultoria GSPP.

Assista à entrevista completa aqui!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *