Empreender também é cuidar do corpo e mente

Abrir um negócio próprio e nunca mais ter que fazer algo obrigado pelo chefe, ter horários flexíveis e receber integralmente pelo serviço realizado! Tranquilo, certo? Bom…. quem empreende sabe que, na prática, a teoria de empreender é outra.

Consolidar uma empresa exige tempo, disposição e muito trabalho. Por vezes, o empreendedor abdicará de momentos da vida pessoal e familiar em função de suas obrigações e compromissos. E é aí que nasce o desequilíbrio!

Temos a cultura de pensar que: quem trabalha mais, ganha mais. Não é bem assim. De nada adiantará se você trabalhar 16 horas por dia, obtendo para você e/ou sua família grandes posses, mas em troca for um pai/mãe ou marido/esposa ausente e distante.

empreender corpo e mente

Saiba que seu corpo e sua mente são seus principais empreendimentos, assim como o tempo é seu principal ativo. Saber equilibrar estes três é imprescindível para que consiga fazer as melhores escolhas e tomar as decisões mais assertivas para sua empresa e vida. Qualidade supera a quantidade.

O que a Síndrome de Burnout tem a ver com empreender?

Tomemos por exemplo algo que percebo estar em crescimento, a “Síndrome de Burnout”. Comum no mundo corporativo, porém ainda pouco discutida no contexto dos empreendedores, ela se manifesta como um esgotamento físico e mental.

Alguns dos sintomas recorrentes são:

alterações repentinas de humor;

falha de memória;

crise de ansiedade;

 cefaleia persistente;

elevação da pressão arterial.

Assim, no caso de um empregado, quando este é levado a um ponto de ruptura emocional por conta do cargo que ocupa, identificamos rapidamente como algo nocivo. No entanto, quando este sofrimento psicológico é “autoinfligido”, como no caso dos novos empreendedores, o tempo para buscar ajuda acaba sendo maior e a situação se agravando, já que, equivocadamente, “ser workaholic é normal quando o negócio é próprio”.

Saiba que ter tempo para cuidar do seu corpo e mente é investimento, no qual o retorno é rápido e duradouro. Trabalhe focado sim, mas se divirta e se fortaleça diariamente!

Inicie se perguntando: Como vai sua rotina? Você tem algo preestabelecido? Sua família e amigos estão incluídos? Exercícios cardiorrespiratório? Filmes? Leitura? Meditação? Alimentação? Tem momentos de descontração?

Empreenda também na sua vida pessoal!

Em breve falaremos mais sobre saúde mental e equilíbrio de vida, deixe seus comentários e sugestões de tema.

Acesse meu site!

Mente Equilibrada e Foco na Ação!

One Comment
  1. Nossa! Bem isso! Fiquei tão focada depois da inauguração da loja, que quase tive um treco ano passado. Depois do susto que fui procurar maneiras de me equilibrar! Hoje produzo mais que antes. Obrigada pelo texto! Bjs

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *