Empreendedorismo inovador: o que é e como aplicar

As novas tecnologias trazem benefícios e solucionam problemas, sejam das pessoas, da sociedade em geral e até dos negócios. Ela, inclusive, é uma grande aliada do empreendedorismo inovador. Você sabe o que é isso?

Separamos diversos pontos cruciais que vão te ajudar a entender e a começar a praticar o empreendedorismo inovador em sua empresa.

Juntar a tecnologia ao empreendedorismo e, principalmente, às estratégias de diferenciação no mercado é o que mais se vê no empreendedorismo inovador. O mercado, cada vez mais competitivo, deixa claro que para se destacar é essencial criar um negócio que gere valor para o cliente.

empreendedorismo inovador
Mercado competitivo faz com que empreendedores inovem nos negócios

Competitividade, inclusive, é a palavra que traduz o mercado brasileiro e internacional. Na prática, o que acontece é o seguinte: uma empresa possui um excelente produto e as demais querem fazer melhor que ela. Se a primeira não continuar melhorando o que oferece, ficará para trás e os concorrentes a atropelarão.

Por conta disso, manter um serviço atualizado e de qualidade sempre superior é o que diferencia os bons dos excelentes empreendedores. As empresas que possuem um diferencial são as que têm mais chances de terem sucesso no mercado.

Inovar é diferente de inventar

Para ser inovador não é necessário que você crie um produto que irá mudar a vida das pessoas de uma hora para outra. Inovar não significa que você precisará ir atrás de um novo meio de refrigerar uma sala, por exemplo, ou qualquer coisa do tipo.

O empreendedorismo inovador também está ligado à melhoria do dia a dia da empresa e seu desenvolvimento. Isso pode ocorrer por meio de novos produtos e serviços, diferentes formas de trabalho, inclusão de novas ferramentas tecnológicas e organização do negócio.

Como inovar: passo a passo rápido

Na verdade, a inovação é um processo semelhante ao de criatividade. Você já ouviu falar no processo criativo? Pode-se dizer que existe um processo de inovação. Veja como fazer isso no passo a passo rápido do processo de inovação:

1. Escolha um assunto/tema ➞ Neste momento, focar em alguma questão é importante para que as ideias surjam e fluam nas próximas etapas. Pense em algo que te dará vantagem no mercado. Use estratégias.

2. Reflita e pesquise ➞ O que você sabe sobre o assunto escolhido? Quem já falou sobre isso? O que já foi feito? Pense no que é importante dizer e fazer e quem é seu público alvo.

3. Pense nas palavras-chave e conceitos ➞ Que coisas você lembra quando pensa no assunto? Anote tudo livremente. Faça um esboço.

4. Junte as ideias e separe as melhores  Avalie o que sua equipe pensou, escolha as melhores e as separe.

5. Faça um planejamento de mercado ➞ O produto é útil? Os clientes irão entender e escolher seu produto por quê? Alinhe este planejamento com o setor financeiro, de marketing e vendas.

O empreendedor inovador tem…

Características do empreendedor inovador

✕ Criatividade. Ninguém nasce inovando. Comumente confundida como sinônimo de inovação, a criatividade é o primeiro passo para inovar. Boas ideias surgem do processo criativo, sendo este essencial para a renovação e continuidade da empresa. Para inovar é necessário pensar. Assim como a criatividade é um treino, a inovação também é.

✕ Resiliência e coragem. Seja na execução das novas ideais ou no dia a dia, desde a resolução dos problemas mais simples aos mais complicados, o empreendedor inovador deve ser flexível e corajoso. Adaptar-se às mudanças e ter a ousadia de mudar alguma coisa é essencial.

✕ Pensamento crítico. O empreendedor não pode ser bobo. Analisar friamente as situações que surgem e agir de acordo com suas crenças é uma qualidade importante. Antes de decidir algo, ele deve medir os prós e contras, bem como ter argumentos e ideias claras sobre o assunto para poder decidir com certeza.

✕ Liderança. Liderar é bem mais que apenas mandar. A liderança horizontal é um modelo de gestão em que o líder coloca em pauta os assuntos para serem resolvidos pela equipe, por meio de debates, palpites, pesquisa e etc. Todos estão envolvidos, gerando integração e comprometimento.

✕ Espírito de equipe. Todos unidos com o mesmo objetivo. Aceitar pontos de vista diferentes, questionar opiniões sem pressionar o próximo e se comunicar com a equipe sem autoritarismo são características do empreendedor inovador.

Desafios do empreendedorismo inovador no Brasil

Os empreendedores em geral andam em uma corda bamba no Brasil. Os desafios vão desde a falta de recursos até a lista interminável de burocracia para conseguir abrir um negócio. Decidir empreender é uma decisão grande e difícil, que muda toda uma vida.

A crise financeira é sempre a maior vilã quando se pensa no assunto. São muitos tributos para pouco investimento do governo para facilitar a regulação. Além disso, as políticas de incentivo são ineficazes, o que está claro após a divulgação do Índice de Complexidade Financeira de 2017. Segundo a pesquisa, nosso país está em segundo lugar na lista, que diz respeito à dificuldade das empresas para cumprirem burocracias contábeis e fiscais.

Apesar disso, investir no Brasil pode ser uma inovação por conta do mercado em expansão, da diversidade natural, da posição geográfica e muitos outros pontos positivos.

Para o novo empreendedor, resta lembrar que, mesmo tendo dificuldades para iniciar e continuar seu negócio, ser dono do seu tempo, fazer o que ama e ter chances de fazer sucesso com isso, além da liberdade para escolher a equipe e se desenvolver diariamente, é algo inspirador.

Como ser um empreendedor inovador

Preparamos uma série de vídeos gratuitos dentro de cinco áreas que consideramos importantes para um empreendedor inovador. Não basta apenas inovar para ser um empreendedor inovador, mas é preciso conhecer, dentro do possível, essas diferentes áreas.

dicas gratuitas de marketing para empreendedorismo inovadorMarketing digital– Assista a vídeos sobre conceitos básicos de marketing digital (Conceitos Fundamentais e os 3 pilares, Marketing Tradicional vs. Marketing Digital, Estratégias Tradicionais vs. Estratégias Digitais, Jornada do Consumidor e Funil de Vendas) e Branding (Gestão de Marca, Propósito, Cultura Corporativa e Personalidade de Marca, Universo Verbal e Universo Visual).

Além de mais vídeos e podcasts:

Administração – Vendas e Atendimento – Noções Básicas de Direito – Finanças e Economia

Todo o conteúdo é gratuito e preparado para você, empreendedor!

Inovação nas startups

Você tem uma ideia inovadora e quer tirá-la do papel criando uma startup no Brasil? A partir da pesquisa que fizemos entre os expositores de startups da Feira do Empreendedor, você pode ter uma ideia das principais dificuldades de quem já conseguiu abrir sua startup. Confira no vídeo abaixo!

Empreendedorismo jovem e inovador

Movimento Empresa Junior é conhecido mundialmente e tem como propósito “a busca por um Brasil Empreendedor”. O objetivo é estimular o empreendedorismo jovem, ajudando na formação por meio da vivência empresarial. Surgiu em 1967, a partir da necessidade dos alunos de, além da teoria, conhecer as ferramentas utilizadas no mercado de trabalho.

Na Feira do Empreendedor 2018, visitamos os estandes da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp) e da Poli Júnior, incubada na USP. Conheça esses jovens inovadores!

“Inovação não é só tecnologia”

Economista e mestre em Administração de Empresas, Gabriel Pinto é pesquisador e autor de diversos estudos, entre eles o Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Hoje lidera projetos de desenvolvimento de negócios através da inovação criativa e é gerente de Indústria Criativa do Sistema Firjan.

Conversamos com Gabriel no .Futuro e falamos sobre inovação nos modelos de negócio, indústria criativa e ambiente criativo. Confira a entrevista completa no vídeo a seguir!

8 atitudes do empreendedor inovador

Ser criativo e ter ideias inovadoras hoje é essencial para sobreviver no mundo dos negócios. Porém, não é tarefa fácil.

A questão é que a inovação e a criatividade podem ser trabalhadas no empreendedor. Separamos as oito atitudes do empreendedor inovador. Confira!

8 atitudes do empreendedor inovador

Você se identificou com alguma delas? Acha que ainda precisa desenvolver um ou outra característica? Então, mãos à obra. Afinal, o mercado está fervendo de oportunidades para empreendedores cada vez mais inovadores!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *