10 características dos empreendedores inovadores

Empreender e criar seu próprio negócio é o sonho de muita gente. Mas mesmo com o fácil acesso ao mundo do empreendedorismo, nem sempre é viável fazer esse tipo de projeto dar certo. Os empreendedores inovadores se destacam nesse sentido.

A grosso modo, para ter sucesso nessa área, não basta trabalhar dezenas de horas por semana na empreitada e esperar pelo melhor. É preciso que o empreendedor invista tecnologicamente em inovações em suas mais variadas formas.

Será que você traz dentro de si o que é necessário para ser um empreendedor inovador no seu ramo? Confira abaixo uma lista com as dez características dos empreendedores inovadores.
empreendedores inovadores
Empreendedores inovadores se destacam pela autoconfiança e pensamento diferenciado

3. Anotar tudo
As grandes ideias podem vir de qualquer lugar e a qualquer momento. Porém, como somos bombardeados diariamente com informações, é preciso escrever ou armazenar a informação prévia desse material. É garantir uma consulta futura para aprimorar possíveis projetos. Nunca se sabe quando uma simples conversa no café da manhã pode render um produto ou serviço único.

. Você tem perfil empreendedor? Descubra!

Equilíbrio como chave do negócio

4. Ter equilíbrio
É necessário balancear bem esses aspectos. Sem deixar que a busca pelo perfeito atrapalhe um bom projeto. Equilíbrio traz tranquilidade. Ao contrário de acomodado, o empreendedor inovador é tranquilo. Ele pensa com frieza e atinge seus propósitos com competência e destreza.

5. Escutar seus medos
É natural que qualquer empreendedor seja assombrado pelo medo de falir ou perder funcionários importantes. Também assombram a briga com um sócio, não conquistar o público ou ter problemas com investidores. Essas situações devem ser vistas como uma oportunidade de progresso e inovação. O medo é um sentimento bastante poderoso. O receio de colocar tudo a perder, se usado corretamente, pode unir equipes e estimular a criatividade. Além de ativar um verdadeiro instinto de sobrevivência corporativo.

6. Antecipar problemas
O empreendedor que quer se destacar e ser o primeiro a oferecer uma solução para os clientes não pode esperar que algo quebre para começar a pensar nesse produto. Os empreendedores inovadores estudam sempre um modo de deixar as coisas melhores. Mesmo que elas já estejam funcionando corretamente. Esse modo de pensar favorece o empreendedorismo e faz com que você sempre reavalie seus próprios serviços e processos.

7. Valorizar o tempo
A rotina acelerada acaba fazendo com que muita gente apresse estágios da criação de um novo produto que precisam de mais tempo. Os empreendedores mais preparados, apesar da busca pela eficiência, sabem respeitar esse tempo de incubação do processo criativo. São momentos em que é preciso deixar o escritório de lado para que as ideias fluam de forma mais natural e sejam digeridas e processadas pelo cérebro. Não tenha pressa na hora de inovar.

Autoconfiança e pensamento múltiplo

8. Ampliar seus horizontes
Os empreendedores inovadores tendem a economizar seu lançamento de ideias. Eles as usam no momento certo e na hora certa. Assim maximizam seus ganhos e evitam perdas terríveis se sua aposta segura não der assim tão certo. Investir em múltiplos projetos estimula o pensamento criativo, suaviza a pressão de tocar um único empreendimento e pode fazer com que seja possível colher experiências únicas com cada iniciativa. Além disso, a prática expande seu leque de conhecimentos como empreendedor.

9. Ter autoconfiança
O empresário de sucesso pode parecer um sujeito arrogante e que acha que está em um patamar superior ao dos outros. Ou, ainda, que é mais inteligente que seus concorrentes. O fato é que os  empreendedores inovadores confiam bastante no próprio taco e não têm medo de apostar em uma oportunidade que pode parecer arriscada. Muitas vezes, uma dose saudável de arrogância pode ser a diferença entre parar diante de uma barreira ou emplacar um empreendimento pioneiro.

10. Ampliar o pensamento binário
Os empreendedores amantes da inovação entendem que tudo tem muito mais do que dois lados. Eles conseguem avaliar e pesar cada escolha e ver além das restrições do senso comum. Boa parte da humanidade divide os assuntos mais diversos em polos opostos, do tipo “sim ou não” ou “certo ou errado”. Mas os empreendedores inovadores conseguem muitas outras possibilidades. Nada se esgota, todas as perguntas têm respostas e todas as criações podem ser recriadas e inovadas.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *