Empreendedor pode ter plano de carreira?

Muitos perguntam se um empreendedor pode ter plano de carreira. Geralmente, esse é um fator que as empresas proporcionam aos seus funcionários, com perspectiva de evolução durante os anos de trabalho. Mas quem abre o seu próprio negócio também pode desenvolver o seu plano visando a um progresso duradouro, basta planejamento.

De modo geral, o plano de carreira pode ser definido como a série de benefícios e vantagens que uma empresa possibilita aos seus funcionários. Como pessoa jurídica, o empreendedor não conseguirá cumprir exatamente esse conceito, mas é possível adaptar à essa realidade.

plano de carreira

Se você é do tipo de profissional que para, senta, analisa, reflete e projeta o seu futuro para daqui a 10, 30 anos, está no caminho certo, pois você está mirando um plano para a sua carreira. Esse plano pode ser oferecido, mas também pode ser elaborado por você mesmo e desenvolvido de acordo com os seus objetivos e preferências pessoais.

Desenvolver um plano de carreira como empreendedor tem se tornado cada vez mais fundamental para o sucesso com os negócios e também para a perspectiva seja de crescimento ou de se estabilizar no mercado. Mas, para isso, metas e objetivos precisam estar completamente definidos e estabelecidos de acordo com a necessidade e perfil financeiro, para que se possa cumprir o que for traçado.

. Empreendedor tem férias? Saiba como planejar!

Estabeleça e cumpras as suas metas

Traçar metas é essencial para qualquer profissional, pois trabalhará sonhando em alcançá-las e planejando o próximo passo quando atingi-las, além de estar sempre motivado pelo fato de ter um foco e estar visando uma luz no fim do túnel. Para começar a estabelecer as suas metas, comece a se fazer diversas perguntas, como:

⇒ Onde eu quero chegar?

⇒ O que desejo me tornar?

⇒ O que pretendo conquistar?

⇒ Quanto me imagino recebendo?

⇒ Qual cargo pretendo ocupar?

⇒ Que sonho quero realizar?

⇒ Do que preciso para me qualificar?

Você pode ter se perguntado o porquê de estabelecer metas e não objetivos. O objetivo é o propósito, bem mais abrangente e estratégico, por exemplo, consegue imaginar o que pretende-se alcançar. Já a meta são tarefas bem mais específicas, que dependendo do seu resultado deixa o objetivo ainda mais próximo. As metas traçam os passos e prazos para que o objetivo seja concretizado.

Exemplo:

  • Objetivo: ganhar o campeonato de vôlei;
  • Meta: vencer 90% dos jogos e ter quatro jogadores entre os melhores da competição.

Além de estabelecer as metas, é preciso fazer de tudo para que elas sejam cumpridas. A dica é primeiro estabelecer uma visão em curto, médio e longo prazo, para depois mirar como vai chegar lá. Meta está muito relacionada a tempo, que vai exigir muito foco, dedicação, esforço e coragem para ser ousado em busca do melhor resultado e concretizá-la.

Busque exemplos e guarde suas metas

Uma outra dica é pegar o plano de carreira de outras empresas para ver os benefícios que elas oferecem e saber quais deles você pode adaptar para a sua realidade. Além disso, verificar o que se adeque ao perfil do seu negócio e gostos pessoais.

Mas lembre-se, você não conseguirá oferecer para si tudo o que uma empresa oferece a um trabalhador, mas você pode se inspirar para saber o que planejar.

É importante também deixar tudo anotado e registrado, assim como é um plano de carreiras de uma empresa. Você não precisa expor ele para ninguém ou publicar em algum lugar, pelo contrário, é algo seu particular.

Portanto, conserve e preserve o seu plano de carreira, Para isso, anote tudo o que registrou e anotou sobre si mesmo. Se preferir conte a uma pessoa de confiança para que ele te ajude no controle das obrigações.

Atualize-se e monitore seus resultados

Se mantenha sempre atualizado, pois será essencial para a formulação do seu plano de carreira. Como será algo que pode ser a longo prazo, quanto mais atualizado melhor. Procure, principalmente, se inteirar com assuntos relevantes e da sua área de atuação. Afinal, se a sua perspectiva for alcançar um cargo em uma empresa ou um status de alguém importante, será necessário estar atualizado de tudo, pois mostrará credibilidade.

Persista, insista e não desista. Cumprir os desejos e metas do seu planejamento de carreira poderá custar um certo tempo, mas não se desespere com a demora. É normal, assim como com as empresas.

Enquanto o tempo passa e você não colhe o que plantou, fiscalize e monitore as informações e as suas ações. Onde já chegou, quanto falta e quanto já percorreu podem ser algumas das perguntas.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *