Eles somam mais de 50 mil planilhas para empreendedores

Filippo Ghermandi se formou em economia pela PUC-Rio, já trabalhou como consultor e se especializou em negócios digitais e marketing online. Rafael Ávila é administrador, turismólogo e apaixonado por planilhas para empreendedores. Juntos, eles estão à frente da LUZ, uma plataforma que ajuda pequenos empreendedores oferecendo ferramentas de gestão e educação empreendedora.

Batemos um papo com essa dupla sobre como as planilhas podem ajudar, como é empreender hoje em dia e quais os maiores desafios e planos para o futuro.

O objetivo da LUZ é resolver desafios do dia a dia do empreendedor, oferecendo ferramentas prontas para uso. É uma loja virtual com planilhas, cursos e apresentações desenvolvidas por consultores que já atenderam milhares de outras empresas com desafios similares.

Filippo Ghermandi acredita que o mais bonito na história da LUZ é que ela não começou com um produto fechado. Começou com uma paixão que é compartilhada por todos os sócios, que é ajudar empreendedores, principalmente os pequenos.

“Não começamos com uma ideia. Muitas vezes pegávamos o carro e íamos atrás de empreendedores, e fazíamos pequenos projetos de consultoria, dos mais variados temas, assim como as nossas planilhas.”

Rafael Ávila lembra que foi uma ideia em evolução. “Começamos como consultoria de gestão para pequenos negócios, pequenas empresas, empreendedores. Mas vimos que não conseguíamos atingir a quantidade de pessoas que gostaríamos, porque consultoria você está preso ao homem-hora.”

No modelo de consultoria, como começaram, eles perceberam que havia uma limitação. A solução foi encontrar uma forma de acabar com esse limite de tempo para dedicar aos empreendedores.

“Com o tempo fomos pensando em que tipo de solução conseguíamos chegar. Fomos testando um monte de coisa antes de chegar nas planilhas, que hoje temos certeza que é um grande produto nosso.”

Para Rafael, isso que é legal para todo empreendedor. “Teste as coisas na prática. Não temos resposta certa, nunca tivemos. Testando fomos descobrindo o que dava certo.”

Aprendendo com os erros

Rafael acha que tomar as decisões de negócio foi uma das maiores dificuldades no caminho. Lá atrás, além da loja de consultoria, eles resolveram abrir um coworking.

“Porque fazia muito sentido um espaço onde todos os empreendedores e nossos clientes estariam. A ideia era muito legal na época. Mas acabou que investimos todo o dinheiro da empresa nisso, quase falimos e percebemos que não era o que fazemos de melhor.”

Para ele, a vida de empreendedor é isso, tomar um monte de decisão que na hora parece certa. Mas o mais difícil e mais importante é ter humildade para conseguir voltar atrás e mudar.

Já Filippo acredita que toda história empreendedora é repleta de erros, mas os acertos fazem valer a pena.

“Eu posso passar uma semana aqui falando dos erros e dificuldades que temos na nossa história empreendedora. A empresa vai evoluindo e você não necessariamente tem os conhecimentos para aquela evolução. Mas você tem que buscar. Ou assimilar esse conhecimento ou trazer alguém para ajudar.”

Ele indica correr atrás desse conhecimento e conversar com outros empreendedores. “Os empreendedores do Brasil são muito receptivos. No Linkedin ou nas comunidades, converse com outros empreendedores. Tenta começar pequeno, fazer projetos menores e ir escalando aos poucos.”

Mesmo com os erros inevitáveis, eles propagam na LUZ a cultura de não vai deixar de agir por medo.

Preferimos fazer, errar e buscar novos caminhos do que não fazer. Porque você só vai conseguir a inovação que vai te levar para outro patamar se você errar cinco vezes e acertar uma. – Filippo

Fluxo de caixa é planilha mais baixada

No site da LUZ, é possível encontrar planilhas para empreendedores, dos mais variados temas. Hoje já são mais de 50 mil planilhas baixadas, e a campeã é a de fluxo de caixa.

“A gestão financeira é muito difícil para o empreendedor. Porque geralmente quem está começando fica muito preso ao operacional do dia a dia. Ele quer produzir mais, vender mais, entregar mais. Muita gente chega na LUZ nessa fase, querendo uma ferramenta rápida e flexível”, conta Filippo.

Além dessa, há outras planilhas para empreendedores que saem muito. Plano de negócio, por exemplo, também é campeã de vendas.

Rafael revela que todas as áreas têm uma aceitação muito boa. “Fluxo de caixa, estudo de viabilidade econômica, toda essa parte financeira é mais procurada. Porque muitas vezes o empreendedor começa porque ele tem uma paixão que quer seguir. Ele não entende nada de gestão ou entende muito pouco. Ou, ainda, não tem habilidade no Excel para fazer uma planilha.”

“Não é só uma planilha”

Resumidamente, a LUZ oferece planilhas para empreendedores. Porém, sua missão vai muito além disso. Ajudar empreendedores a evoluir é um dos objetivos de Rafael e Filippo.

Eles contam que até se emocionam ao ver como conseguem resolver problemas de empreendedores. “Tem umas histórias muito bonitas no nosso atendimento”, diz Filippo.

Eu tenho orgulho disso na LUZ. Não é só uma planilha. Vem o suporte, a conversa, o relacionamento com o cliente. É um pacote. Você não compra só a planilha para usar. Muitas vezes você pode ter dúvida na planilha, então tem que ter vídeo explicativo, materiais auxiliares, como preencher a planilha.” – Rafael

No início, eles investiam em planilhas muito generalistas. Por exemplo fluxo de caixa e estudo de viabilidade econômica formatados para qualquer negócio. Com o tempo, e mais recentemente, têm criado cada vez mais planilhas segmentadas. E para surpresa dos dois, elas têm tido muita aceitação.

“Não tínhamos ideia como existiam pessoas no Brasil interessadas em planilha de gado de corte e gado leiteiro. É uma coisa super específica, é legal ver que tem aceitação.”

A seguir, separamos algumas declarações que Filippo Ghermandi e Rafael Ávila deram na entrevista. É um resumão para você, empreendedor, guardar como lição e tentar aplicar no seu negócio.

5 frases de Filippo Ghermandi

Filippo Ghermandi

Primeiro, questionar sempre. Depois, testar soluções.

Existem muitos canais diferentes na internet, e cada um pode dar mais certo para cada empresa. Isso não vai só do tipo de negócio, mas também da aptidão do empreendedor.

Faça um planejamento rápido e conciso, com métodos que você sabe que podem dar certo e vê a aceitação. Se der certo, você dobra a aposta.

Nunca deixe de testar coisas novas, porque a internet é muito dinâmica.

Muita gente quer fazer marketing digital antes de fazer marketing. Se você não tentar entender quem é seu público, seu posicionamento, sua estratégia de comunicação, você não vai prevalecer no marketing digital.

5 frases de Rafael Ávila

rafael ávila

O maior perigo para o empreendedor é achar que está tudo muito legal e manter aquilo. A chance e dar errado é muito maior.

O risco é inerente. Não adianta querer ser empreendedor e ter sempre 100% de certeza de que vai dar 100% certo.

Geração empreendedora é aquela geração que não quer mais fazer as coisas só por fazer, mas tem algum propósito por trás.

Vivemos uma realidade que nem sempre gostamos, e quem é empreendedor está ali para mudar essa realidade com aquilo que ele sabe fazer bem.

Muitas vezes o sucesso está um pouco depois do seu cansaço.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *