Ele ajuda empresas a crescerem com Google Adwords

A Basta1Click é uma consultoria totalmente focada na plataforma Google Adwords, além de Parceira Oficial do Google. À frente do negócio está Leandro Martinez, publicitário com mais de dez anos de experiência. Ele já gerenciou mais de R$31 milhões em campanhas de anúncios no Google, e hoje ministra palestras e treinamentos na área.

Leandro foi um dos palestrantes RD on the Road, evento de marketing digital e vendas que aconteceu este mês no Rio de Janeiro. Nossa equipe esteve no evento, para falar com Leandro e outros especialistas.

De grandes agências para sua própria empresa

Formado em Publicidade, Leandro Martinez já fez parte de algumas das principais equipes de mídia de performance do país, dentro de grandes agências, com grandes clientes no mercado. Teve a oportunidade de atender nomes do mercado nacional como Dell, Centauro, Nextel e Fiat. E até clientes internacionais como Clash of Clans e JellySplash.

Com isso, logo conquistou sua meta de exercer o papel de Head of Media, gerenciando equipes e todo o processo da disciplina de compra de mídia. Desde o planejamento até a integração dos canais dentro da estratégia do cliente.

O Google Adwords é apenas um braço pequeno dentro de toda essa disciplina, mas que já faz parte da vida de Leandro há mais de dez anos. Hoje ele é um dos principais Colaboradores da Comunidade Oficial de Adwords no Brasil. É também Treinador Oficial de Adwords do Google pelo Google Partners Academy.

Com tanta experiência, ele resolveu deixar o mundo de agências para seguir o desejo de empreender. O sonho virou realidade com o nascimento da Basta1Click, empresa totalmente voltada para soluções em Google Adwords.

Leandro conta que o momento que o fez ter a decisão de empreender foi quando percebeu sua paixão de ensinar e viu que tinha um espaço no mercado para receber essa informação.

“Eu quis deixar de atender grandes clientes dentro da agência porque essa é uma galera que já está mais madura, mais evoluída na questão do marketing. Eu quis ajudar quem está começando, muitas vezes quem já começou mas ainda está com dificuldade, não tem toda a base de marketing e precisa de alguma ajuda.”

Equipe focada em resultados

Dentro das empresas em que trabalhou, e hoje em sua própria empresa, Leandro gerencia equipes. Enfrenta diariamente os desafios de lidar com pessoas e mantê-las motivadas para seguir com ele um sonho.

Para Leandro, o tema “pessoas” é sempre delicado. Porque o empreendedor precisa vender o seu sonho, a sua ideia, para quem está trabalhando com ele.

“Eu gosto de chamar essas pessoas de colaboradores, não de funcionários. Porque são pessoas que vão ajudar o seu negócio como um todo. Pessoas que vão comprar sua ideia, sua paixão.”

Ele acredita que o primeiro passo para manter a equipe motivada é vender o seu porquê para ela. “Por que estamos fazendo tudo isso? Você vê na parede de grandes empresas por que aquela empresa existe. Eu gosto muito dessa ideia.”

Outro ponto importante, ele destaca, é trazer a paixão que o colaborador tem para dentro da empresa. “Se ela é voltada para dados, é você colocá-la numa posição em que vai conseguir exercitar esses pontos.”

Por fim, mas não menos importante, ele indica deixar a pessoa colaborar de alguma forma, trazendo ideias e inovações.

“Porque o nosso mercado muda muito rápido. É um mercado que muda em um piscar de olhos. Toda semana tem coisas novas e tecnologias surgindo. Uma premissa do time é estar livre para trazer coisas novas. O brainstorm está aí para isso. Colocar em lista todas as ideias e traduzir isso de alguma forma que possa ser colocado para o mercado.”

O que é Google Adwords

O Google AdWords é a plataforma de anúncios do Google. Sua primeira versão foi lançada em 2000 e desde então ela vem liderando o mercado.

Com ela é possível fazer links em destaque no resultado da pesquisa no Google, banner de anúncio em algum local da página, e até anúncios antes e depois de um vídeo no YouTube.

Google AdWords é hoje uma das ferramentas que mais gera receita e campanhas de sucesso.

“Muita gente tem medo do Adwords. Não só o Adwords mas Facebook, Twitter, não importa o canal. Eu diria que Adwords é uma ferramenta que serve para praticamente todo tipo de negócio. São raros os negócios que não vão ter resultados. E para qualquer tamanho de empresa. Desde um produto local até grandes varejistas que investem milhões de reais todos os meses.”

Como usar melhor o Google Adwords

Para Leandro, o mais importante é identificar como essa ferramenta pode te atender. “Por exemplo, se eu sou um restaurante local, será que eu consigo criar campanhas específicas para a minha região?”

Segundo Leandro, o Adwords hoje é uma plataforma de publicidade do Google em que você pode fazer de tudo. Anúncio de texto, vídeo, imagem, banners estáticos e animados. Tem de tudo.

A dica mais importante que eu tenho é estrutura de conta. Se você usar da maneira correta, consegue ter muito mais resultado do que pessoas que não estudaram a estrutura. A recomendação que eu dou é: estude a estrutura da conta.

Ele explica que existe toda uma estrutura da conta, onde fica cada coisa, o que vai dentro de que.

Outra dica é criar campanhas e grupos de anúncios, que são coisas específicas da ferramenta, mas focadas em temas específicos. “Quando estamos falando de busca, às vezes a composição das palavras e a forma como se escreve indicam uma conversa que a pessoa está tendo com o anunciante.”

Quando cria uma conta dentro do Adwords, geralmente o canal onde o anunciante começa é na chamada rede de pesquisa. É quando a pessoa faz uma busca dentro do Google e o anunciante aparece naquela busca.

É como se o usuário perguntasse literalmente ao Google, como se pergunta a uma pessoa. E aí o anunciante precisa aparecer para resolver o problema desse usuário.

“Quando você coloca coisas bem focadas a atende a necessidade do que está sendo buscado, é nesse momento que você consegue conquistar o cliente.”

Para o pequeno empreendedor, pode ser mais mais difícil, porque ele tem que estudar mais a ferramenta. “O investimento é menor em relação ao grande, que pode se dar ao luxo de errar um pouco, porque ele tem um investimento maior.”

Para Leandro, essa estrutura de conta é 80% do resultado de uma conta de Google Adwords.

O segredo é planejamento

Como dissemos no início desse texto, Leandro largou o trabalho em grandes agências para abrir a sua própria empresa. Para quem pensa em fazer o mesmo movimento, ele deixa algumas dicas.

“Primeiro, planejamento. Não adianta sair na loucura. Eu vejo muita gente falando ‘vou sair do meu emprego, vou fazer outra coisa’. Eu acho isso uma certa loucura, entre aspas. Porque você precisa ter um planejamento.”

Pra ele, o ideal é juntar dinheiro, colocar no papel o que você quer fazer e quais são os primeiros passos que você quer dar. E, então, seguir esse planejamento.

“Porque sem planejamento, você está aberto a qualquer coisa que vier. Em algumas fases isso pode ser bom, mas para o começo de uma empresa, estatisticamente pode ser ruim. Tanto que vemos que em um ou dois anos a maioria das empresas que nascem já fecham.”

Nesse planejamento, Leandro indica fazer uma projeção para frente.

“Vê o quanto de dinheiro você precisa para começar a ter a sua ideia rodando. Se você vai começar com equipe ou sozinho. Custos operacionais, seus custos para manter a empresa de pé. Eu diria que é montar um planejamento financeiro para ter essa grana e poder rodar seis meses a um ano tranquilo.”

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *