Dicas para um bom atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente é fundamental para satisfação e fidelidade do público com os produtos que sua empresa oferece. O consumidor não deve ter a impressão de que foi mal atendido. Porque, com isso, ele não voltará mais e, muito menos, recomendará o seu negócio para outras pessoas.

Em tempos de redes sociais, esse processo é amplificado. Hoje, temos o hábito de avaliar a empresa e quem nos atende na escala de zero a cinco estrelinhas ou deixar um parecer, positivo ou negativo, na página do Facebook assim que terminamos uma experiência comercial.

Tenha um bom atendimento ao cliente
Mantenha uma boa relação com seus clientes

Mais do que nunca, quem procura ter uma boa reputação deve prezar pelo bom atendimento ao cliente. Por isso, separamos uma série de dicas para que o consumidor tenha uma ótima experiência em seu empreendimento. Preparado?

Educação é o pilar do bom atendimento ao cliente

Ser educado é obrigação de qualquer membro da equipe de vendas. Uma pessoa sem educação e que tenha contato direto com o público pode manchar o nome do negócio e ainda ser motivo de processos judiciais.

Por isso, dê bom dia, boa tarde ou boa noite ao cliente, diga para que fique à vontade e que você está ali para ajudar no que ele precisar.

⇒ Seja cortês e consciente
Tenha empatia pelas pessoas. Trate bem qualquer pessoa que entrar em seu estabelecimento. Não tenha preconceitos nem forme impressões antecipadas dos clientes. Em um primeiro momento, chame por “senhor” ou “senhora” até mesmo os jovens. Só mude a postura se o consumidor o autorizar a chamá-lo por “você”.

Ser atendido por alguém simpático e educado aumenta a confiança e a disposição para comprar. Cumprimente a todos com um sorriso e demonstre-se sempre solícito a ajudar.

⇒ Atenda de imediato
Nunca deixe uma pessoa esperando! Procure atender o cliente de imediato ou prometa atendê-lo o mais breve possível. Não o deixe à espera por muito tempo. A paciência dos consumidores é limitada. E para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade.

⇒ Aja com rapidez
Como adiantamos, o tempo é um fator determinante na hora do atendimento. Em geral, o cliente quer que sua demanda seja atendida o mais rápido possível. Portanto, tente atendimento com maior rapidez que conseguir. Mas cuidado! Não passe a impressão de que você quer se livrar dele rapidamente. Não confunda rapidez com descaso!

atendimento ao cliente
Não demore em seu atendimento e seja sempre gentil

⇒ Jamais dê ordens e seja cordial
Nunca se deve dar uma ordem ao cliente. A frase “o senhor tem de assinar aqui”, por exemplo, pode ser facilmente substituída por uma expressão cordial como “por favor, o senhor poderia assinar nesta linha?”.

⇒ Fale a verdade e seja sincero
Procure ser honesto em sua avaliação. Quando o cliente pedir opinião, não minta apenas para vender os produtos e ganhar comissão. Recomende o que, realmente, considerou mais adequado ao consumidor.

Mais dicas para uma boa experiência de consumo

⇒ Não seja grudento
Não insista nem fique em cima do cliente o tempo todo, acompanhando cada passo que ele der. É muito ruim a sensação de ter alguém nos observando. Existe um limite entre atenção e intromissão. A melhor solução é se apresentar e dizer que, em caso de dúvidas, o cliente poderá te chamar.

⇒ Dê atenção às críticas
Esteja aberto a receber qualquer crítica, reclamação ou queixa. Elas podem contribuir para que você melhore em determinadas situações e se torne um atendente melhor.

⇒ Agradeça sempre
Nunca deixe de agradecer. Lembre-se de que o cliente poderia ter escolhido qualquer empresa e optou pela sua. Por isso, ele merece ser bem tratado, servido com dedicação e entrega pela sua equipe de vendas e todo o empreendimento.

⇒ Atenção ao pós compra
Uma vez feita a compra, não se limite a fechar o contato estabelecido. Pergunte se pode ajudar o cliente de mais alguma forma. Sorria novamente.

⇒ Seja natural
Não faça do atendimento ao cliente um roteiro, um padrão pré-estabelecido. Isso acaba inibindo a capacidade criativa de quem executa o trabalho. Todo consumidor exige um tratamento específico para ele, pois cada um tem necessidades diferentes. O importante é fazê-lo se sentir especial.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *