10 cursos gratuitos para empreendedores iniciantes

O empreendedorismo vem crescendo muito no Brasil. São milhares e milhares de empreendedores iniciantes. Em contrapartida, mais da metade das empresas fundadas fecham as portas após quatro anos de atividade. O dado é da pesquisa demográfica realizada pelo IBGE.

As razões mais comuns na quebra do empreendedorismo são: plano de negócios falho, erros de gestão, excesso de burocracia e alta carga tributária.

Para você não ser mais uma vítima dessa estatística, conhecimento e preparo são fundamentais para o sucesso no mercado empreendedor. Graças à internet, já é possível fazer cursos gratuitos sem sair de casa.

Conheça alguns cursos online que podem ajudar a começar seu próprio negócio ou a desenvolver sua empresa.

empreendedores iniciantes

Cursos gratuitos online

1. Empreendedorismo e as competências do empreendedor

O curso desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é o embasamento inicial para quem quer começar a vida como empreendedor. As aulas abordam quais são as principais competências de um empreendedor, com destaque para a área tecnológica.  A duração é de 12 horas.

2. Como iniciar seu próprio negócio

Oferecido pelo Instituto Politécnico de Ensino a Distância (Iped), esse curso é muito completo e abrange diversos temas que vão desde plano de negócios até políticas de marketing. As aulas abordam temas básicos, por isso são indicadas para quem está pensando em iniciar a carreira como empreendedor ou para quem está dando os passos iniciais nos negócios. O curso tem duração de 30 dias.

3. Produtos, marcas e serviços

Esse curso também é destinado a empreendedores iniciantes e está disponível no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).  Traz definições básicas sobre conceitos de marketing, design e  embalagem de produto. Tem duração de 5 horas.

4. Desenvolva sua empresa

Esse curso do Sebrae aborda os ciclos de vida das empresas e posicionamento do mercado empreendedor. É indicado para empreendedores que já estruturam seu negócio e querem manter um crescimento saudável. Duração de 5 horas.

5. Recursos humanos

As aulas são ministradas por Sylvia Constant Vergara, professora da FGV especializada em gestão de pessoas. Os principais temas são liderança e avaliação de resultados. Indicado para empresários que estão começando a montar equipes e querem ter noções de recursos humanos. O curso tem duração de 15 horas.

Mais cursos para empreendedores iniciantes

6. Torne-se um líder

Uma das principais características dos empreendedores é saber liderar equipes. Esse curso ajuda a aprimorar o gerenciamento de equipes, por meio da análise de bons exemplos. Indicado para empresários que já tem empresas constituídas. Duração de 3 horas. Para a participação, é necessário ser cadastrado no Sebrae.

7. Motivação nas organizações

Esse curso da FGV aborda um tema frequente no mundo do empreendedorismo: a motivação. As aulas demonstraram a importância do autoconhecimento e o significado do trabalho para o processo motivacional.  O curso é recomendado para empreendedores em qualquer estágio. Duração de 5 horas.

8. Contabilidade empresarial 

Esse curso, oferecido pela fundação Brasdesco,  trata de um tema complexo: conceitos de contabilidade empresarial para empreendedores, como balanço, reservas e provisões. Com duração de 18 horas, as aulas são indicadas para empresários que querem aprofundar seus conhecimentos em administração.

9. Estratégia de negócios

O curso traz a definição de estratégia para empreendedores num formato bem interessante – arte de coordenar a ação de forças militares – para o mundo dos negócios. As aulas ensinam como obter vantagens competitivas e como identificar ameaças e oportunidades. É indicado para empresários que já têm um negócio estabilizado e estão preparados para crescer. Duração de 20 horas.

10. Inovação e comercialização (em inglês)

Para o empreendedor que domina a língua inglesa, essa é a oportunidade de fazer um curso em uma das universidades mais renomadas do mundo: Massachusetts Institute of Technology (MIT). As aulas discutem práticas inovadoras em diversas etapas: desde a pesquisa até a chegada do produto ao mercado. Duração de 13 semanas, com 12 horas de dedicação semanal.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *