Como usar as redes sociais a favor do seu negócio

Estar presente nas redes sociais é uma regra para os negócios atualmente. Segundo a Strategy Analytics, em uma pesquisa realizada em 2014, até 2019 36% da população mundial deverá estar conectada as redes sociais. Por isso, não dá para ficar de fora dessa rede de compartilhamentos.

As mídias sociais podem ser um termômetro para o seu negócio. De acordo com Nielsen, provedora global de informações e insights sobre consumidores, o desejo de dar opinião sobre produtos e serviços é citado por 68% dos usuários de redes sociais.

redes sociais
Como usar as redes sociais para alavancar o seu negócio?

As principais redes sociais para negócios

Facebook: A rede social mais famosa do mundo, possui mais de 2 bilhões de usuários. O primeiro passo para um negócio é criar uma página – não um perfil – para divulgar seus produtos e serviços e se relacionar com o cliente.

Instagram: Rede social de fotografia, o app já é muito utilizado como ferramenta de divulgação dos produtos. Igual ao Facebook, o Instagram possibilita um canal específico para empresas, com métricas e anúncios.

Twitter: Um microblog que permite publicações de fotos, vídeos e textos. É ideal para publicação de notícias de divulgação de produtos e serviços.

A seguir, veremos como as redes sociais podem ajudar no seu negócio!

Divulgação da marca

As redes sociais permitem uma grande exposição do seu negócio. Essa divulgação pode acontecer de forma gratuita ou mais barata que os meios tradicionais. Saber utilizar o ambiente virtual a seu favor é muito importante.

Atualmente estão disponíveis diversos e-books e tutoriais na Internet de como criar uma página, gerenciar e criar anúncios.

É importante também saber para quem está falando e segmentar o seu público-alvo. Cada vez mais as mídias sociais estão investindo em anúncios e, nesses casos, o alcance é muito melhor quando sabemos direcionar.

Relacionamento com o cliente

Exatamente por essa necessidade de laço diferenciado é que os clientes da web 2.0 esperam um relacionamento de confiança com as empresas, inclusive nas redes sociais.

Utilize linguagem próxima ao seu cliente. Por exemplo, se você tem uma loja para público jovem, está liberado o uso de memes e gírias; coisas que não caberiam em uma empresa de advocacia.

É muito importante que o conteúdo compartilhado seja relevante. Pergunte-se: o que o meu cliente procura e precisa para o seu crescimento? Um exemplo em relacionamento com o cliente é o Ponto Frio.

O relacionamento também é favorecido graças ao contato direto que a marca pode ter com o cliente. A palavra-chave é proximidade!

O uso das redes sociais também gera um atendimento bastante eficiente. Com as redes sociais, o consumidor pode perguntar diretamente e receber uma resposta rápida que o auxilie em sua compra. Além disso, reclamações também podem ser resolvidas por esses canais.

O atendimento por meio de redes sociais, inclusive, é mais barato, o que traz benefícios para o negócio. Para atendimento, você pode utilizar também os chatbots.

redes sociais
O mundo está disponível em dispositivos mobile

Presença no cotidiano

A presença em redes sociais permite que a empresa esteja presente no cotidiano do usuário de maneira muito mais efetiva, especialmente com a popularização dos dispositivos móveis.

Vamos usar o exemplo de um restaurante: quando as redes sociais são utilizadas para divulgar cardápios ou ocasiões especiais como show ao vivo e happy hour, o estabelecimento está totalmente inserido no cotidiano do consumidor, que muito provavelmente o considerará mais como uma opção do que a outros concorrentes.

Entenda o comportamento do seu cliente, em quais horários do dia a sua presença se torna mais importante, em quais épocas do ano cada assunto pode ser explorado e sempre planeje as suas ações com antecedência para ter tempo de pensar em algo realmente valioso e que gere engajamento.

Profissionalismo

Apesar de ser fácil de utilizar as redes sociais, o ideal é que a empresa contrate alguém ou alguma agência especializada para cuidar do marketing digital. Redes sociais envolvem estratégias, conteúdo específico, além de precisar de boas fotos e vídeos.

O uso correto das redes sociais permite, de maneira geral, um relacionamento direto e fortalecido com o cliente e isso deve ser utilizado a favor do seu negócio. Realizado do jeito certo, os resultados podem ser surpreendentes.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *