Como o Sebrae pode ajudar sua empresa

sebraeA primeira coisa que o empreendedor deve entender é: o que é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ele pode ser essencial para o seu negócio dar certo e crescer.

O Sebrae é uma entidade privada sem fins lucrativos com representantes do setor público e privado. Fundado em 1972, tem como objetivo capacitar e estimular o desenvolvimento de pequenos negócios em todos os estados brasileiros, incluindo a capital Brasília.

Vale lembrar que o Sebrae não empresta dinheiro. Ele apenas orienta, caso necessário, que tipo de crédito e o melhor local onde o empreendedor terá acesso ao capital.

A entidade também vale para quem já possui o seu negócio. Não importa o tempo ou o tipo, incluindo os negócios informais. Ele vai ensinar como ser competitivo, com ideias e conhecimento.

O Sebrae aconselha a como abrir sua empresa e compartilha conhecimento para você gerir o seu próprio negócio, além de apresentar as melhores opções de como acessar crédito ou outros serviços financeiros.

Quem pode procurar o Sebrae

Qualquer pessoa que pensa em abrir o próprio negócio pode consultar o Sebrae. A única regra, é claro, é que a entidade é voltada às micro e pequenas empresas, o que inclui o microempreendedor individual (MEI).

Como conseguir ajuda do Sebrae

O Sebrae capacita através de eventos, cursos e consultorias em diversas cidades em todo o Brasil. As soluções são presenciais e a distância. Todas com o propósito de ajudá-lo a aprimorar seu êxito no cooperativismo.

As aulas mostram como o empresário deve conduzir o seu negócio e seu o dinheiro. Os professores, com experiência de mercado, oferecem ainda a oportunidade de o aluno aprender a aumentar o faturamento do seu projeto.

Apesar de alguns cursos serem online, você irá contar com a orientação de um tutor, que é um profissional experiente e com amplo conhecimento no tema abordado nas aulas. Ele irá tirar as suas dúvidas e estimulá-lo a buscar cada vez mais conhecimento.

Ao concluir o curso, você receberá um certificado digital que prova a sua participação.

Consultoria Sebrae
As aulas do Sebrae mostram como o empresário deve conduzir o seu negócio e seu o dinheiro

É interessante, também, que você procure a sede do Sebrae na sua cidade para se informar em relação aos cursos presenciais. Eles são outra forma de se capacitar, ainda mais para empreender com sucesso. E há também os eventos e oficinas. No site oficial, é possível encontrar o endereço das sedes da instituição em todo o país.

Serviços oferecidos pelo Sebrae

Consultoria – É o serviço de diagnóstico de uma situação particular de sua empresa para o qual poderá ser elaborado um plano de ação com soluções específicas. O acompanhamento da implementação do plano de ação também poderá ser feito via consultorias. O serviço é prestado por um ou mais consultores especializados do Sebrae, durante visitas à empresa.

Cursos – São serviços de capacitação presenciais onde se busca, por meio de recursos instrucionais em salas de aula, desenvolver e aprimorar conhecimentos, atitudes e habilidades de gestão.  Os públicos-alvo dos cursos são: Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Potenciais Empreendedores e Potenciais Empresários.

Oficinas – São atendimentos de natureza educacional,  que envolvem trabalhos em grupo e são realizadas com o apoio de facilitadores.  São abordados temas de interesse por meio de estratégias de exposição oral, dinâmicas de grupo, simulações práticas, vivências e experimentações.

Palestras – Pequenos eventos de natureza educacional, ministrados por técnicos e consultores da instituição, especialistas ou parceiros e empresas. Trata-se de exposição oral de curta duração voltada à disseminação de um tema e processos de sensibilização. São destinadas a grupo de pessoas com interesses comuns.

Materiais de apoio – O Sebrae desenvolveu  cartilhas que buscam proporcionar uma orientação a cada um dos tipos de empreendimento coletivo. A Série Empreendimentos Coletivos é dividida em 11 fascículos:

-> Associação
-> Cooperativa
-> Central de negócios
-> Cooperativa Financeira
-> Sociedade garantidora de crédito
-> Consórcio de Empresas
-> Redes de Empresas
-> Sociedade de propósito específico
-> OSCIP – Organização da sociedade civil de interesse público
-> Cultura da cooperação
-> APL: Arranjo Produtivo Local

A seguir veremos outras duas dicas de serviços do Sebrae: o Empretec e, se você tiver uma empresa de pequeno porte, o Sebrae Mais.

O que é o Empretec?

É um programa da Organização das Nações Unidas (ONU) promovido em cerca de 40 países, voltado para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. Aqui no Brasil, ele é ministrado exclusivamente pelo Sebrae.

No Empretec, durante seis dias, profissionais estimulam os participantes a potencializar dez características empreendedoras capazes de transformar o seu negócio. Ele também proporciona ao aluno a oportunidade de vivenciar fortes mudanças comportamentais, de rever conceitos e atitudes e se preparar para a vida e para o mercado.

empretec segrae
No Empretec, profissionais do Sebrae estimulam empreendedores a se desenvolverem

As 10 características trabalhadas no Empretec são:

1 – Busca de oportunidade e iniciativa
2 – Persistência
3 – Correr riscos calculados
4 – Exigência de qualidade e eficiência
5 – Comprometimento
6 – Busca de informações
7 – Estabelecimento de metas
8 – Planejamento e monitoramento sistemáticos
9 – Persuasão e rede de contatos
10 – Independência e autoconfiança

Antes da inscrição é preciso fazer uma entrevista de seleção, que vai avaliar se você está no momento certo, pessoalmente e profissionalmente, para fazer o Empretec. Afinal, o seminário tem como propósito mexer com você.

O que é o Sebrae Mais?

O Sebrae Mais é voltado para empresas em expansão, ou seja, aquelas que já estruturam e organizaram o dia a dia do negócio e agora pensam em novos horizontes. Ele reúne diversas modalidades de atuações: consultoria individualizada por empresa, workshops, cursos, palestras, encontros e coaching.

O grande diferencial é que proporciona intercâmbio entre os empresários sobre as diferentes formas de gestão, além das apresentações sobre os cenários econômicos nacional e internacional.

Empreendedor Sebrae
A consultoria individualizada é um dos serviços do Sebrae Mais

As 16 soluções propostas no Sebrae Mais são:

1 – Sebrae Mais Excelência da Gestão
2 – Sebrae Mais Desafios do Crescimento
3 – Palestras Técnicas
4 – Sebrae Mais Orientações Financeiras
5 – Sebrae Mais Líder Coach
6 – Gestão de Pessoas – Avançado
7 – Sebrae Mais Gestão Estratégica
8 – Gestão de Pessoas – Avançado
9 – Encontros Sebrae Mais
10 – Sebrae Mais Gestão Financeira
11 – Sebrae Mais Gestão da Qualidade
12 – Sebrae Mais Gestão de Indicadores e Resultados
13 – Sebrae Mais Gestão de Marketing
14 – Sebrae Mais Check-up Mercadológico
15 – Sebrae Mais Orientações em Vendas
16 – Sebrae Mais Orientações em Compras e Estoques

Ferramentas que facilitam o acesso ao crédito

Por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), o Sebrae pode ser avalista complementar de financiamentos para pequenos negócios. O Fampe pode garantir de forma complementar até 80% de um financiamento junto a uma instituição financeira conveniada.

O montante vai depender do porte empresarial e da modalidade de financiamento, cujas faixas de garantia (aval) variam de R$10 mil a R$700 mil.

Crédito Sebrae
O Sebrae pode ser um facilitador do seu acesso a crédito

Como funciona? O empresário pode solicitar o acesso ao Fampe toda vez que for buscar um financiamento junto a uma instituição financeira conveniada ao Sebrae.

O Sebrae orienta empresas para o acesso a serviços e linhas de crédito oferecidas pelo Sistema Financeiro Nacional (bancos, cooperativas e etc.). Ele também indica quais as instituições financeiras e linhas de financiamento e investimentos fixos que atendem melhor ao seu projeto.

A entidade ainda elabora, na maioria dos estados, estudos de viabilidade econômica do negócio e encaminha o parecer técn23ico à instituição financeira.

Os bancos analisam o cadastro da empresa que solicita o financiamento, bem como seus sócios e avalistas, e definem as garantias sobre o financiamento e negociação com a empresa interessada. As instituições analisam o crédito da solicitante de acordo com o projeto de viabilidade econômica e financeira.

A partir disso, contratam ou não a solicitação de financiamento.

Como entrar em contato com o Sebrae?

Para entrar em contato com o Sebrae, você pode acessar os diversos canais que ele possui, online ou indo até uma sede local, na sua cidade. Pelo site, você pode ter acesso aos conteúdos mencionados nesse artigo, como cursos, palestras e tira-dúvidas.

Para quem prefere o contato via redes sociais, o Sebrae está disponível nas principais delas. Confira:

Facebook – www.facebook.com/sebrae

Twitter – www.twitter.com/sebrae

Blog – www.mundosebrae.com.br

Youtube (TV Sebrae) – https://www.youtube.com/user/tvsebrae

Instagram – @sebraenacional

Se você é um empreendedor, não deixe de aproveitar os serviços oferecidos pelo Sebrae da sua cidade. São todos gratuitos e com a chancela de uma instituição que, definitivamente, entende do assunto!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *