Como o CRM pode ajudar no seu negócio?

Gerenciar e criar estratégias para que sua empresa tenha o melhor resultado pode ser um verdadeiro desafio. Mas, graças à tecnologia, atualmente é possível contar com ferramentas que facilitam muito o dia a dia.

É o caso da implantação do CRM, um software que integra dados e informações capaz de mudar toda as ações e campanhas de venda da sua organização. Prossiga com a leitura para saber em que esse software pode te ajudar!

crm

O que é CRM

Se ainda não sabe o que é esse software que vai mudar sua vida administrativa, saiba que o CRM (Customer Relationship Management) é capaz de registrar as mais diversas interações que a empresa realiza com o cliente.

Seja as relações de ligações feitas e recebidas, e-mail trocados, e-mail marketing aberto ou excluído, ou aquele e-book que estava disponível no site e foi baixado por seu cliente. Tudo é registrado.

É dessa forma que você consegue mensurar qual o nível de interação do relacionamento, identificar o que deve ser considerado para ações de retenção, ou ainda otimizar o atendimento, buscando sempre solucionar os problemas que surgirem e assim fidelizar o cliente.

Áreas de alcance

Há três áreas corporativas que o CRM abrange:

– gestão de serviços ao cliente;
– gestão comercial;
– gestão do marketing.

Elas são capazes de alimentar o banco de dados do seu software, com todas as informações de cada um desses setores, tornando-se uma fonte valiosa para a empresa. E o melhor, essas informações estão à disposição de sua equipe para planejar as mais diferentes ações e como base para tomar as decisões ideais para seu cliente.

Ouro em suas mãos

Dados e informações nada mais são do que geração de conhecimento e oportunidades para criar negócios. Ao analisar esses dados é possível identificar os hábitos e necessidades de cada um dos clientes envolvidos no processo.

Com isso, o CRM transforma-se em uma estratégia de negócio.

Benefícios do CRM

Ao utilizar o software é possível fazer um funil de vendas, acompanhando a jornada de compra do seu cliente como um todo, até chegar na efetivação da venda. Isso permite que você perceba em que momento ocorrem desistências na conclusão de vendas ou quais ações precisam ser melhoradas.

O sistema também automatiza ações que se fossem feitas manualmente necessitariam de um esforço de tempo e pessoas da sua empresa. Por exemplo, gestão de mailing e envios automáticos (como aniversário, natal e datas comemorativas).

Sem contar que os cadastros acabam se tornando mais completos, uma vez que integra o registro inicial com possíveis outras contas da pessoa, como perfis em redes sociais.

Outra facilidade oferecida é a relação de relatórios de maneira mais prática e estratégica. Você pode filtrar as informações que deseja e cruzar dados de vários setores, gerando um relatório sobre o relacionamento dos clientes de forma mais completa e eficaz.

Cross selling e upselling

Além de todos esses benefícios, você é capaz de, a partir dos dados obtidos, criar estratégias de cross selling e upselling.

Com a primeira, você consegue estimular seu cliente a concluir compras, seja com pop up que aparece quando a pessoa demora para concluir uma ação em sua página – do tipo “você também vai gostar desses itens” – ou ainda enviar e-mails falando que aquele produto buscado ainda está disponível para efetuar a compra.

Isso só é possível porque você tem os dados e jornada do cliente à sua disposição.

Já com o upselling você oferece um upgrade do produto, mas um pouco mais caro. Seja um celular com mais memória ou uma batedeira mais potente.

Afinal, você já sabe o que seu cliente está buscando, por que não oferecer o mesmo perfil, mas mais caro, em que ele pode também obter um custo-benefício que ele procura?

Agora que você sabe mais sobre o CRM, entende como ele é capaz de transformar a rotina administrativa de sua empresa? Compartilhe esse artigo com quem também possa se interessar!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *