8 dicas para melhorar o clima organizacional na empresa

Manter o clima organizacional de uma empresa é importante para que os funcionários tenham bom desempenho e maior motivação para trabalharem. Mas você sabe o que significa clima organizacional?

É o conjunto de valores atitudes e padrões de comportamento, sejam eles formais ou informais, existentes em uma empresa. E tendo um clima mais tranquilo para se trabalhar o colaborador se sentirá mais motivado a desempenhar as funções do dia a dia.

O clima organizacional também pode ser considerado uma análise das expectativas dos funcionários que trabalham na empresa. É a qualidade do ambiente dentro da instituição, que pode influenciar o comportamento dos trabalhadores.

É importante lembrar que dentro de uma organização existem diversos ambientes. E, consequentemente, vários climas organizacionais. Por isso, os funcionários podem não reagir da mesma maneira em relação aos aspectos da vida profissional.

. O que aprender com a mulher por trás do Magazine Luiza?

Isto significa que uma mesma situação existente na organização, num determinado momento, será percebida de maneira diferente pelos diversos grupos de colaboradores. Alguns terão uma percepção positiva, considerando uma situação agradável ou motivadora. Porque, de alguma maneira, atendeu às aspirações e desejos.

Outros, frente à  mesma situação, terão uma percepção negativa. Porque, de maneira contrária, ela não atendeu às motivações.

Você acha que o clima organizacional da sua organização não está muito bom? Quer saber como melhorar o ambiente de trabalho dos seus colaboradores?

Confira oito dicas para melhorar o clima organizacional a seguir. E descubra o que pode ser feito para ajudar a aumentar o desempenho dos seus funcionários.

Como melhorar o clima organizacional

1. Tenha um ambiente de trabalho adequado: forneça um local arrumado e limpo para os funcionários da empresa, com os equipamentos necessários para trabalho, além de manter mesas e papéis organizados para otimizar o tempo de trabalho dos empregados.

2. Estabeleça metas: faça desafios que sejam possíveis de serem realizados entre os trabalhadores. Faça pesquisas de como a empresa pode crescer. Além de conversar com os colaboradores como é possível chegar ao resultado desejado, estipulando metas e prazos a serem cumpridos. Lembrando que metas que não podem ser alcançadas geram frustrações, prejudicando o desempenho dos funcionários.

3. Dê feedbacks à equipe: reúna cada setor ou os gestores da instituição para falar sobre como está o trabalho dos funcionários, explique o que estão fazendo que está dando certo e fale o que ainda precisa ser melhorado na equipe. Essa atitude demonstra que há uma preocupação em melhorar o desempenho dos funcionários;

4. Flexibilize os horários: com a possibilidade ter acesso às pessoas em qualquer lugar, as empresas podem adotar alguns dias de home office ou flexibilizar os horários dos funcionários. Isso permite com que eles passem mais tempo com parentes e amigos, além de deixar os trabalhadores mais motivados.

Integração e reconhecimento são importantes
como integrar os funcionarios

5. Integre os novos funcionários: informe aos novos trabalhadores da empresa quais são os objetivos, as expectativas e os aspectos positivos da instituição. Assim o empregado já terá uma noção do que esperar da empresa. Pense o que é mais importante para que o novo colaborador saiba sobre o seu negócio e comece a apresentá-lo a partir deste ponto.

6. Promova campanhas sociais: junte as equipes e proponha que realizem campanhas sociais, podendo ser doações de alimentos não-perecíveis, roupas ou até mesmo brinquedos. Esse tipo de ação promove uma satisfação e orgulho aos envolvidos nos projetos sociais organizados pela instituição.

Exemplo de campanha social

7. Reconheça o trabalho dos funcionários: quando um colaborador se destacar ou fizer uma tarefa que ajude a empresa a crescer, mostre que reconhece o seu desempenho e que acredita no potencial. Isso faz com que os funcionários se mantenham empenhados nas tarefas da empresa.

8. Torne-se um líder e não um chefe: uma equipe precisa ser motivada para desempenhar um bom trabalho e, a melhor pessoa para isso é um líder.  Ele deve priorizar a liderança humanizada  diante dos funcionários, estimulando o engajamento e criando uma comunicação entre os colaboradores.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *