Como investir em mídia online para ter melhores resultados

A divulgação em mídia online é uma excelente maneira de impulsionar o seu negócio e melhorar os seus resultados. É preciso que as empresas e gestores entendam a necessidade e percebam como interferem positivamente, além de aproximar a marca do público alvo. Veja como investir em mídia online para ter melhores resultados.

Para conseguir entender como investir em mídia online é necessário entender e conhecer o seu público alvo. Saber o perfil do seu cliente é essencial para definir suas metas e se o seu sucesso será em curto, médio ou longo prazo. Esse deve ser o principal, se não o primeiro, fator a ser definido durante o planejamento inicial de uma empresa.

mídia online
As mídias onlines são uma forma de impulsionar o seu negócio

De acordo com o Sebrae, a definição de um público-alvo não deve envolver apenas as estratégias de marketing, pois isso é uma relação direta de como será a aceitação dos clientes com relação ao produto. Toda essa definição implica em conhecer a fundo o perfil de quem você quer atingir com a sua mídia. O público-alvo é definido considerando diversas características, como:

  • Localização;
  • Hábitos de consumo;
  • Sexo;
  • Renda;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Poder aquisitivo;
  • Classe social;
  • Formação.

Mídia própria x Mídia orgânica x Mídia paga

Existe uma diferença entre os tipos de mídia online, podendo ser própria, orgânica ou paga. Isso vai depender de acordo com o tipo ou nível de divulgação que será feito e também do objetivo traçado para aquela situação. O tipo de mídia que será utilizado também definirá se a sua empresa será ou não um sucesso no online.

A mídia própria nada mais é do que tudo aquilo que está sob o seu controle. Você executa toda a análise de concorrência, público e a perspectiva do que está acontecendo no cenário. A partir daí, escolhe o que vai expor nos veículos de comunicação. Mídia própria é o conteúdo que você elabora e produz.

A mídia orgânica é resultado do lançamento do seu conteúdo em uma rede social, que ocasiona comentários, curtidas, compartilhamentos e um engajamento por parte dos internautas que acompanham. Ela é toda a capacidade da sua marca em despertar o interesse do cliente, de maneira espontânea.

A mídia paga tem no seu próprio nome um grande significado, sem precisar de muitas explicações. Nela, você anuncia o que pretende expor para alavancar o alcance do seu produto e marca para aumentar os resultados da mídia orgânica. Esse investimento é muito pensado e tem crescido entre as empresas, principalmente entre as que visam utilizar a mídia online para melhorar os resultados.

. Mídia online e mídia offline: entenda a diferença

Comece com um planejamento

Para começar a investir em uma mídia online é preciso, antes de tudo, um planejamento detalhado. Estabeleça todos os detalhes e informações em um plano de ação. Por exemplo, defina qual é o seu objetivo, público alvo e rede social que vai investir na ação.

Após definida a mídia pela qual fará a sua divulgação, é preciso começar a pensar em detalhes mais específicos. Defina tipos de publicação, imagem e texto, de acordo com a linguagem mais adequada para esse tipo de planejamento e estabeleça prazos, metas e indicadores de desempenho para que depois você veja em relatório o comparativo entre os meses.

Abuse da mídia online com cautela

É importante frisar que as mídias não competem. O estilo de concorrência é bem diferente do mundo dos negócios. Os resultados de uma não são comemoradas pela outra, pelo contrário, elas andam lado a lado e em momentos dependem uma da outra. O importante é saber como utilizar e ter cuidado com o uso excessivo de publicações. Uma saída é pesquisar sobre picos de audiências e horários de melhores acessos para cada rede social.

Uma boa notícia é que é possível utilizar mais de uma rede social durante uma divulgação. Elas trabalham simultaneamente e costumam se ajudar nisso pois sincroniza uma conta de um usuário para mais de uma mídia. O Instagram, por exemplo, permite compartilhar um post com o outras redes como o facebook e twitter.

Número de posts e melhores horários

Pode parecer bobagem, mas não é. Fazer um estudo de quantidade de publicações diárias e os melhores dias e horários de audiência é fundamental para uma empresa. É muito importante ter esses dados definidos para saber quando será a melhor oportunidade de publicar algo muito relevante sem que ele fique esquecido ou não tenha muito engajamento.

Instagram ⇒ Uma publicação por dia costuma ser o suficiente. Volume de postagens no instagram não é sinônimo de engajamento. No entanto, não é descartado elevar esse número caso em um dia saiam conteúdos relevantes que necessitem de postagem.

Facebook ⇒ Se você tem uma página no facebook, não pense que os seguidores vão aparecer de uma hora para outra. Não basta clicar naquele botão de enviar convites e esperar que eles te sigam. Você precisa abastecer diariamente com postagem novas e criativas. O público do facebook não curte um post a cada 10 dias. O recomendável é duas vezes ao dia, no mínimo, para um bom engajamento.

. Instagram ou Facebook: de qual sua empresa precisa?

mídia online
A página do facebook precisa ser alimentada diariamente

Outras redes sociais

Linkedin ⇒ De todos, o linkedin é o mais calouro nesse aspecto de divulgação em mídia online. Mas ele tem uma grande vantagem para os demais. Ter uma conta no Linkedin e saber utilizar bem e publicar posts interessantes dão bastante credibilidade e relevância para a marca. É uma das redes sociais mais utilizada por empresa. No Linkedin, preserve a qualidade e não quantidade. Portanto, o nível de postagens não precisa ser diário, mas de duas a quatro vezes por semana.

Twitter ⇒ O Twitter é o mais dinâmico de todos. A cada segundo é um tweet diferente e são mais de 140 caracteres por milésimo de segundo. As empresas não podem fugir da rede social com mais interação. A estratégia é muito diferente de facebook e instagram. No Twitter é raro o uso de videos ou imagens, são mais textos. O volume de tweets precisa ser de cinco a 10 por dia, pois eles se perdem rapidamente no feed dos usuários.

Além do volume de postagens, o horário e dia da semana mais acessado e com um pico de audiência também deve fazer parte do planejamento de mídia online. Nesses dias, devem ser priorizados conteúdos mais relevantes e inéditos. Pesquisas feitas pela Hubspot e TrackMaven chegaram a alguns resultados:

  • Facebook: quinta-feira às 20h;
  • Twitter: quinta-feira às 17h;
  • Instagram: sexta-feira às 19h;
  • LinkedIn: quarta-feira às 9h.

Faça Stories para melhorar os seus resultados

Começou com o Snapchat, e já invadiu Instagram, Facebook e Whatsapp. Os Stories são uma ótima ferramenta para alavancar ainda mais as ações em mídia online. Ele tem sido uma grande revolução e melhora significativamente o engajamento e interação com os internautas.

É possível, com o stories, fazer vídeos, fotos, boomerangs, efeitos, entre outros. Além disso, já adotou no Instagram a função enquete, que contribui ainda mais para essa conectividade com o público-alvo. As histórias são uma ótima maneira de alavancar os seus resultados e mostrar para o seu cliente que você não ficou para trás.

Utilize hashtags (#)

As hashtags se tornaram cada vez mais importante no meio online. Para quem quer ter um melhor resultado durante uma divulgação em mídia digital não pode esquecer de usar o famoso símbolo do jogo da velha, que impulsionam ainda mais a publicação.

É raro uma publicação no instagram, twitter ou facebook que não tenha a famosa hashtag. Ela pode ser a palavra-chave ou então termos associados que facilitam a busca. Elas ajudam a categorizar a sua publicação nas redes sociais. Com a utilização delas, o alcance é maior. Para ter a prova disso, veja no seu perfil pessoal como funciona a busca por uma e teste publicar uma foto ou texto com e outro sem para ver a diferença.

Vantagens em utilizar mídia online para os negócios

⇒ Aumento de tráfego e visibilidade;

⇒ Possibilita medir os resultados por meio de análises;

⇒ Capacidade de impulsionar e patrocinar as publicações;

⇒ Valores de anúncios acessíveis;

⇒ Flexibilidade;

⇒ Resultados em curto prazo.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *