Como Game of Thrones ajuda a refletir sobre o seu negócio

Game of Thrones não é apenas uma das séries mais aclamadas de todos os tempos, com recordes e recordes de audiência a cada temporada. Ela também é uma ótima oportunidade para você refletir muito sobre a sua empresa e sobre a sua posição enquanto empreendedor.

Sim, a série da HBO oferece verdadeiras lições de empreendedorismo para qualquer pessoa que quer ter sucesso nos negócios.

Se ficou interessado, te convido a fazer a leitura desse texto. Tenho certeza de que quando terminar vai enxergar Game of Thrones com outros olhos!

Game of Thrones poster

Sobre Game of Thrones

Game of Thrones é uma série norte-americana de televisão. Foi criada por D. B. Weiss e David Benioff, ambos produtores e roteiristas.

Baseada nos livros de George R. R. Martin, intitulados A Song of Ice and Fire, ou As Crônicas de Gelo e Fogo, em português, ela estreou em abril de 2011 e já está em sua sétima temporada.

O mais interessante é que a série é filmada em diversos países. Mais especificamente no Canadá, Espanha, Islândia, Croácia, Irlanda do Norte, Malta, Marrocos, Escócia e Estados Unidos.

É por isso que os diferentes cenários nos deixam realmente vidrados!

Depois de ser muito bem recebida pela crítica, Game of Thrones já foi indicada a diversos prêmios desde a sua estreia.

Entre os que venceu estão o Emmy do Primetime de melhor ator coadjuvante em série dramática para Peter Dinklage, que interpreta Tyrion Lannister, e o Emmy de melhor projeto de créditos principais.

Somando todos os Emmys conquistados até agora, a série HBO já garantiu 38 deles, muito mais que qualquer outra série de televisão.

Mas afinal, do que se trata a saga?

Resumidamente, ela se passa em Westeros, uma terra muito similar à Europa Medieval. Tem estações bem longas, que, inclusive, chegam a durar anos ou até décadas.

A história gira em torno de uma calorosa batalha entre os Sete Reinos, com duas famílias dominantes em busca do controle do Trono de Ferro, uma vez que a sua posse possivelmente assegura a sobrevivência ao longo de todo o inverno que está por vir.

Mas o que isso tudo tem a ver com o seu negócio?

Essa trama especificamente não tem nada, mas o desenrolar da série e os seus personagens têm sim.

Leia o próximo tópico e entenda!

Como Game of Thrones pode ser importante para seu negócio?

Game of Thrones oferece uma ótima oportunidade para você refletir muito sobre o seu negócio e sobre o seu trabalho enquanto empreendedor.

Vamos a algumas dicas baseadas na série HBO?

1 – Saiba quando mudar

Baelish, ou Mindinho, como é apelidado, esteve sempre próximo do poder e conseguiu sobreviver às diversas reviravoltas em Game of Thrones.

Apesar de apostar em meios suspeitos para isso, o personagem é bem articulado e usa de estratégias inteligentes para conseguir o que quer.

Podemos fazer uma analogia com as situações de mudança dentro do mundo dos negócios, em especial quando estamos à frente de uma startup.

Ao perceber que a sua ideia não foi tão bem aceita quanto esperava, procure se desprender e buscar outro projeto para testar.

O importante é acertar, nem que seja só na segunda ou terceira tentativa.

Caso você não tenha uma startup, mas a sua empresa não está vingando ou até vingou, mas as coisas ao redor mudaram e agora ela não é mais tão estratégica, a minha dica é: mude.

Busque outro modelo de negócio ou até um novo produto. O importante é fazer o projeto acontecer!

2 – Supere as adversidades

Na série HBO, Tyrion Lannister é o personagem que enfrenta mais obstáculos.

Além de ser anão, uma característica que pode dificultar algumas situações dentro do universo dos cavaleiros, ele ainda perdeu a mãe durante o parto, que inclusive fez com que seu pai o rejeitasse, sofreu um acidente que tirou metade do seu nariz e quase morreu por diversas vezes.

Mas não foi isso que tirou o seu brilho.

Tyrion Lannister é um dos personagens mais relevantes da série HBO. Ele, inclusive, foi capaz de se adaptar aos contextos independentemente das suas características e dificuldades.

Qual é a conexão desse personagem com a sua história de empreendedor?

Você também vai enfrentar (ou já enfrentou) adversidades!

Alguns negócios dão certo e outros não, alguns sofrem com o surgimento de um concorrente, outros começam bem, mas com o tempo passam por apertos, e muitos enfrentam crises que parecem não ter fim.

Isso é bastante comum no empreendedorismo, o que não significa que você vai desistir, certo?

Busque meios de resolver, de mudar ou de inovar. Supere as adversidades e aposte em estratégias para fazer sempre melhor!

3 – Tenha um mentor

Em Game of Thrones, a princesa Daenerys cruza ao longo do caminho com dois mentores, que a ajudam a superar muitas adversidades, incluindo a sua inexperiência.

Funciona da mesma forma com os novos empreendedores. Um mentor experiente e com muito conhecimento pode ser primordial para o seu sucesso!

Gostou de saber mais sobre como Game of Thrones pode ser uma inspiração para o mundo dos negócios?

O que acha de assistir a série e “pegar” algumas ideias interessantes para você?

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *