Como escolher uma franquia: cuidados que você precisa ter

As franquias são uma boa opção para quem deseja ter o próprio negócio sem ter que começar do zero. Mas antes de entender como escolher uma franquia, é necessário que este conceito esteja claro, bem como suas diferentes possibilidades. Após dar este passo, é preciso tomar cuidado com o tipo franquia de seu interesse.

Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para você, novo empreendedor, não “enfiar o pé na jaca” e perder o dinheiro investido. Para garantir o sucesso de seu negócio é necessário entender como funciona esta categoria de investimento.

Como escolher uma franquia? Confira nossas dicas!
Como escolher uma franquia de sucesso? Confira as dicas!

O que é uma franquia

Uma franquia é a licença para utilizar determinada marca, com seus produtos, serviços ou métodos de gestão. Normalmente, os contratos de franquia são realizados entre empresas de sucesso e novos empreendedores. Quem recebe os direitos de usar a marca é chamado de franqueado. Já o franqueador é quem cede os privilégios.

São dezenas de possibilidades de franquia no mercado. Veja as áreas mais comuns:

  • Alimentação (bares, restaurantes, pizzarias, bebidas, cafés, doces e outros);
  • Beleza (maquiagem, estética, saúde do corpo, cosméticos, perfumaria);
  • Comunicação (marketing, fotografia, jornalismo, publicidade, design);
  • Imóveis (imobiliária, arquitetura);
  • Roupas;
  • Decoração;
  • Móveis;
  • Educação (idiomas, preparatórios);
  • Livrarias;
  • Turismo e hotelaria.

Vantagens e desvantagens de abrir uma franquia

Para o franqueado a vantagem é que existe menos risco do negócio dar errado, pois a marca já está consolidada no mercado. Toda credibilidade foi construída, por isso, dezenas de passos foram dados em direção ao sucesso do investimento.

As desvantagens para quem abre uma franquia são os custos e a falta de liberdade para inovar, seja na decoração ou nos produtos. Por ser uma empresa que está estável no mercado, o valor inicial para o uso dos direitos pode ser alto. Além disso, o franqueador também tem participação nos lucros mensais e pode cobrar outras taxas acordadas anteriormente por contrato.

Como escolher uma franquia

Antes de escolher uma franquia é necessário que o empreendedor:

Vá com calma
Pressa para quê? Analise todas as possibilidades de franquia e escolha a que se encaixa no seu perfil. Se gosta de cozinhar, por que abrirá um pet shop? Pense bem, com consciência, principalmente, não haja por impulso.

Reflita sobre seu perfil de empreendedor
Tenha afinidade com a franquia que irá escolher. Você faria o serviço todos os dias tranquilamente? Neste momento esqueça a questão do lucro e pense na sua satisfação pessoal, pense a longo prazo. A função se encaixa com a sua personalidade?

Avalie o custo benefício do negócio
A franquia deve ser lucrativa. É necessário fazer um bom planejamento considerando todos os gastos, dos maiores aos menores, até mesmo os contratempos, e possível lucro. Após esta análise, você pode perceber que, talvez, seja melhor abrir um empreendimento do zero.

É importante avaliar o custo-benefício antes de escolher uma franquia
Antes de escolher uma franquia, avalie seu custo-benefício

Mais alguns cuidados

Investigue a empresa de seu interesse
Calma, não é para dar uma de Sherlock Holmes, mas, sim, ficar atento se a franquia é de confiança. Veja se a mesma está associada na Associação Brasileira de Franchising (AMF), que possui regras de qualidade para aceitar franquias. Pesquise a história e tenha certeza de que é segura.

Considere as diferenças entre franquias
Cada uma tem taxas diferentes, bem como os contratos. Pondere cada uma do seu interesse para encontrar e escolher a franquia perfeita para você. Converse com outros franqueados para ter ciência de como é o dia a dia, os pontos positivos e negativos, faturamento e outras questões pertinentes.

Saiba o que é a COF
A Circular de Oferta da Franquia é um documento feito pelo franqueador. Neste comprovante há dados do negócio como responsabilidades legais e obrigações da franquia. Deve ser entregue ao novo empreendedor antes da assinatura do contrato. Atenção: leia com cuidado confirmando se está sendo seguida a Lei da Franquia.

Siga as regras
Ter uma franquia significa seguir um padrão pré-estabelecido. É preciso seguir as regras listadas no contrato para que não haja problemas futuros. Desde a decoração da empresa, até no modo de produção, a franquia deve respeitar o padrão da franqueadora.

Converse com especialistas
Tenha sempre um profissional para tirar suas dúvidas e te ajudar a andar pelo melhor caminho. O investimento é alto demais para que seja decidido sem orientação jurídica.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *