Como escolher uma franquia, segundo o vice presidente da ABF

O modelo de franquias conquista cada vez mais empreendedores. É uma forma de realizar o sonho de ser seu próprio chefe, apostando em um negócio que já deu certo. Fomos a São Paulo para visitar a ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias da América Latina. Conferimos de perto todas as novidades do setor e contamos aqui, para você, empreendedor!

O evento foi realizado nos dias 27 a 30 de junho, no Expo Center Norte. Mais de 400 marcas mostraram suas novidades e lançaram novos modelos de negócio, como a opção de microfranquia. Havia estandes de redes de alimentação, beleza, moda, entretenimento e diversos serviços.

Modelos inéditos, novos formatos, inovação aplicada, opções de investimento reduzido, nichos promissores e inusitados, serviços diversos, saudabilidade e reinvenção de segmentos tradicionais. Essa é a nova face do franchising brasileiro mostrado na 27ª ABF Franchising Expo.

O evento reafirmou mais uma vez a fortaleza de um setor que cresceu 5,1% no 1º trimestre deste ano, continua a gerar empregos, investir e contribuir com o desenvolvimento econômico brasileiro. A vontade do brasileiro de ter seu próprio negócio também ficou evidente com visitantes cada vez mais informados, com conhecimento dos segmentos e marcas almejadas e disposição para investir nos próximos meses.

Este ano, 128 marcas estrearam no evento, um recorde que mostra a capacidade de renovação do setor.

Visitantes aguardam a abertura da feira no Expo Center Norte (Foto: Divulgação)
Este ano evento contou com mais de 400 marcas de franquias (Foto: Divulgação)
Feira teve um espaço dedicado a microfranquias (Foto: Divulgação)
A TOTVS levou para o evento o Smart Mall, com soluções para o varejo (Foto: Divulgação)
Na Arena do Conhecimento, especialistas deram palestras (Foto: Divulgação)

Balanço ABF Franchising Expo 2018

De acordo com o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, mesmo frente a desafios no campo macroeconômico e político, a feira deste ano foi um sucesso.

“Recebemos feedbacks positivos de muitos expositores e visitantes. No caso das redes, a quase totalidade relatou a presença de candidatos qualificados e grandes chances de negócios futuros. Por parte do visitante, a conjunção de conhecimento sobre o setor, opções de investimentos diversos e contato direto com os franqueadores se mostrou mais uma vez uma receita vitoriosa.”

Altino Cristofoletti revelou estar seguro de que a feira terá um reflexo positivo no setor nos próximos meses, dando o start em novas marcas, acelerando planos de expansão e levando o franchising às mais diversas regiões do país.

O presidente da ABF completou ainda que “o Boulevard de Microfranquias, a Arena do Conhecimento, o Lab ABF, o Smart Mall by TOTVS e o Lounge da Copa aprofundaram ainda mais a experiência do visitante, gerando novas oportunidades de negócios, capacitação e conveniência.

Confira um balanço da ABF Franchising Expo 2018 nos gráficos:

Falamos com o vice presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedhein, que destacou alguns pontos. Para ele, é mais seguro investir em uma franquia porque, teoricamente, você tem acesso a uma marca, a ganhos de escala, ao know how do franqueador.

“Você tem uma propaganda mais profissional, de maior impacto. E você participa de uma rede. Quando vemos os números divulgados pela ABF e pelo Sebrae, 80% dos negócios abertos no Brasil fecham em 10 anos. Em franquia, esse número cai para 15%.”

Teoricamente, quando você faz parte de uma marca forte, diminui a sua chance de insucesso. “Obviamente que o risco existe, mas com certeza é muito menor do que você montando um negócio independente.”

A seguir, resumimos algumas dicas do vice presidente da ABF para quem está em busca de uma franquia para investir. Confira!

Como escolher uma franquia?

1. Área / segmento

O sistema de franchisinhg é muito horizontalizado. A primeira coisa que o empreendedor precisa fazer é identificar dois ou três segmentos com os quais ele tem mais afinidade.

“Eu falo em afinidades porque quando você monta um negócio, tem que pensar a longo prazo. Eu não estou montando um negócio para um ou dois meses. Mas para a minha vida.”

Não adianta trabalhar em um negócio com o qual você não tem afinidade.

2. Pesquisa

Escolhendo dois ou três segmentos com que você tenha afinidade, é hora de entender quais as franquias disponíveis nesses segmentos.

“Comprar uma franquia exige sola de sapato e pesquisa. Você precisa visitar os franqueadores e entender qual é a proposta de valor daquela franquia. Se o investimento cabe ou não cabe no seu bolso. Se o mercado já está saturado ou ainda tem espaço.”

O ideal é que você também converse com franqueados que já estão na rede.

3. Reputação da marca

Marca sempre é importante. O empreendedor que quer abrir uma franquia deveria entender com os franqueados que já atuam na rede se realmente a marca é forte.

Se ela traz clientes e se o franqueador cuida da marca e geri o fundo de propaganda. “Essa taxa é paga todos os meses pelos franqueados.”

3. Ponto

O ponto é escolhido pelo franqueador, juntamente ao franqueado.

“Para cada segmento, você tem características específicas de pontos comerciais.”

4. Investimento

Sobre o investimento inicial, é cobrado um valor inicial da taxa de franquia. Se for uma franquia de varejo, tem toda a parte de mobiliário, construção da loja, equipamento, software e estoque inicial de produtos. Além dos custos com marketing inicial.

“O mais importante, quando você está montando uma franquia, é lembrar do capital de giro. É aquele capital que você precisa para o começo da operação, enquanto seu negócio está na fase de maturação.”

Cada negócio tem uma fase de maturação. Mas a partir de um certo momento, suas contas ficam equilibradas e você não precisa mais desse capital.

Quando você estiver fazendo uma análise da sua franquia, além de todo o investimento inicial que o franqueador vai passar, atente-se ao capital de giro.

“A minha dica, que acho que é uma dica de ouro, é: quando for investir em uma franquia, tenha pelo menos o dobro do investimento indicado pelo franqueador.”

4. Riscos

Riscos todos os negócios possuem. Primeiro, tem que entender se você está a fim de trabalhar. Comprar uma franquia não é simplesmente a solução de todos os seus problemas.

Além disso, entender o papel do franqueador. Ele realmente ajuda o franqueado no dia a dia? Ele oferece serviços, dá suporte?

“Tem que fazer uma autocrítica para entender se eu tenho a capacidade de gestão e de fazer meu negócio ir para frente.”

Público chegou a 60 mil pessoas

A edição deste ano teve uma visitação de cerca de 60 mil pessoas, sendo que cerca de 3 mil passaram pelos cursos da Arena do Conhecimento e 2,2 mil profissionais do setor participaram dos seminários e eventos da ABF Franchising Week.

Ronaldo Cavalcante é administrador, de Belém do Pará. Ele visitou a ABF Franchising Expo 2018 para conhecer um pouco mais sobre esse mercado.

“Apesar de todas as dificuldades no país hoje, acredito que empreender ainda é uma opção muito boa. Sabemos que empreendimento não é algo tão fácil de fazer.”

A opção de franquia, segundo ele, é uma forma de ter mais sucesso. “Porque você tem todo um suporte por trás, não só de marketing mas de gestão do negócio.”

Ronaldo já chegou na feira com algumas ideias, depois de pesquisar sobre o setor de franquias. “Eu estava lendo que nos últimos tempos, as franquias que mais cresceram foram de saúde, bem-estar e estética. Então, eu já vim um pouco focado nisso.”

No caso da jornalista Vanessa Oliveira, a visita à ABF Franchising Expo foi para se atualizar. Ela já tem uma franquia e vai ao evento todo ano para ver as novidades.

“Eu gosto de vir para me atualizar sobre formas de atendimento, processos, produtos novos no mercado. É sempre importante para entendermos esse movimento e ver o que podemos implementar no nosso negócio.”

Ela revelou que sentiu uma atenção maior dos franqueadores, talvez pelo público ser menor do que nos outros anos. “O fato de estar lotada a feira, nem sempre dá para dar atenção às pessoas. Foi possível conversar um pouco mais e entender mais os modelos de negócio.”

Para Vanessa, o Brasil está entendendo um pouco mais de empreendedorismo, e as pessoas estão mais interessadas em novos negócios. “Essa questão de empreender está mais próxima da realidade das pessoas, seja por meio de uma franquia ou não.”

O que é preciso para ser um franqueado?

Muitas pessoas têm o desejo de empreender em franquias. Mas o que será que é preciso para ser selecionado como um franqueado de uma marca? Será que é preciso só investimento? Engana-se quem acha que sim.

Para entender melhor sobre o processo de seleção do franqueado, conversamos com Angelina Stockler, sócia-diretora da ba}STOCKLER, uma consultoria em franquias.

Leia a matéria completa aqui!

Saiba mais sobre a COF

Se você pensa em investir em uma franquia, é tarefa obrigatória entender o que é a COF, a Circular de Oferta de Franquia. Você sabe o que é isso?

Confira as orientações de uma especialista no assunto, a Mércia Vergili, diretora da consultoria GSPP.

Leia a matéria completa aqui!

Escolher uma franquia sozinho ou procurar ajuda?

A escolha de uma franquia pode ser um desafio complexo, que envolve alguns passos. Nessa hora, contar com uma ajuda especializada pode ser uma boa opção.

Conversamos com dois especialistas nesse assunto: Arthur Verschoore, CEO do Franchising Group, e Filomena Garcia, diretora da Franchise Store.

Leia a matéria completa aqui!

Soluções tecnológicas no varejo ao seu alcance

Na ABF Franchising Expo 2018, visitamos o Smart Mall. Um espaço organizado pela TOTVS para demonstrar soluções tecnológicas e inovadoras para o varejo. Se você é um micro ou pequeno empreendedor e acha que isso ainda está muito distante da sua realidade, você está um pouco enganado!

Nosso tour pelo Smart Mall foi guiado por Rafael Brum, arquiteto digital da TOTVS e especialista no varejo.

Leia a matéria completa aqui!

Serviços do futuro

Realidade aumentada, big data, inteligência artificial. Os recursos são inúmeros para quem quer investir em produtos e serviços do futuro, mas que já são realidade para muitos empreendedores.

Na feira da ABF, não faltaram exemplos da aplicação da tecnologia nos negócios. Visitamos alguns estandes e experimentamos soluções inovadoras. Além de conhecermos modelos promissores para os empreendedores mais antenados com o futuro.

Leia a matéria completa aqui!

Franquia de baixo investimento

Se você ainda acha que para abrir uma franquia é preciso um alto investimento, você ainda não conhece as microfranquias. Elas possuem um total de investimento menor. E normalmente, um prazo de retorno mais curto.

Na maior feira da América Latina, foi reservado um espaço especial para essas microfranquias. Nós visitamos o local e conversamos com representantes de algumas marcas participantes. Confira!

Leia a matéria completa aqui!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *