Como escolher um negócio para 2018

Pensando em investir este ano, mas não sabe por onde começar? Não tem problema. Essa é a dúvida de muitas pessoas, que têm vontade de montar um negócio em 2018. A maioria não tem ideia das tendências nem como dar o pontapé inicial e como escolher um negócio.

Não é fácil, nós sabemos. Mas com um bom planejamento, é possível começar com o pé direito. Nesse artigo, separamos as principais dicas para você que quer começar a empreender.

Você vai entender por que é tão importante ter afinidade e conhecer o negócio com o qual você quer trabalhar. Além de outros pontos importantes que merecem sua total atenção.

Como escolher um negocio

Veja 7 dicas de como escolher um negócio

1) Aposte em uma área que você domina

Para você entender essa dica, vamos dar um exemplo. Imagine alguém que cozinhe bem, que tem a rotina de ir ao supermercado, sabe os preços dos ingredientes, quanto tempo demora para fazer uma receita, que tempero combina com outro e etc. Se uma pessoa dessa abre um negócio no setor de alimentação, concorda que já será meio caminho andado?

Por isso, para saber como escolher um negócio em 2018, pense em atividades que você já domida. Não caia na armadilha de investir em hobby, que você faz somente por diversão ou para relaxar no tempo livre.

2) Procure um negócio com o qual tem afinidade

Além de ter o domínio da atividade, é preciso ter afinidade. Não basta saber fazer, você precisará gostar daquilo. Na verdade, os maiores cases de sucesso são pessoas realmente apaixonadas pelo que fazem.

Não invista em um negócio somente porque ele tem chance de te trazer dinheiro. Procure um setor que te atraia. Que você se identifique.

3) Considere o modelo de franquia

Abrir o próprio negócio ou investir em uma franquia? Essa é uma pergunta que você deve se fazer antes de escolher um negócio para 2018.

As franquias podem ser uma opção, por serem um modelo já testado e aprovado. Além de você poder contar com todo o suporte do franqueador.

4) Fique de olho nas tendências

O mercado muda a cada ano. Se você for um empreendedor mais tradicional, prefira escolher um negócio que já dá certo há anos. Que não tem erro de falhar. Só cuidado para não entrar em um setor já saturado.

Mas se você tem gás para entrar em mercados mais novos e modernos, por exemplo as startups, fique de olho nas tendências de negócios. Especialistas costumam, de tempos em tempos, fazer projeções valiosas.

A Feira do Empreendedor 2018, por exemplo, é uma excelente oportunidade para isso. O evento acontece em São Paulo, em abril, e terá cobertura do Portal Eu Sou Empreendedor.

5) Invista em capacitação

Mesmo que você tenha afinidade com o novo negócio e domine o assunto, procure especialização. Invista em cursos de capacitação, onde você pode aprender com quem tem experiência no mercado.

Mesmo que você não tenha, no momento, muito dinheiro para pagar esses cursos, procure as capacitações gratuitas voltadas para empreendedores. Há cursos gratuitos no Sebrae e na FGV, por exemplo.

6) Planeje-se financeiramente

O planejamento financeiro deve te acompamnhar desde o início, antes mesmo de você montar o próprio negócio. Planeje-se para empreender. Liste seus gastos, quanto tem para investir e quanto projeta ganhar no futuro.

E muita atenção ao capital de giro! A falta de dinheiro para segurar as finanças da empresa é a maior causa alegada de mortalidade nas empreendimentos brasileiros, segundo estudo do Sebrae.

7) Faça um plano de negócios

Antes da sua empresa sair do papel, tenha um bom plano de negócios. Isso vai te dar mais segurança nos próximos passos.

É importante ter documentado seu planejamento, estipulando o valor do seu investimento, os objetivos e estratégias. Além, é claro, do seu prazo de retorno. Confira um passo a passo para elaborar seu plano de negócios.

Agora que você já sabe como escolher um negócio para 2018, que tal conferir os 16 negócios em alta para este ano? Quem sabe entre eles não está uma opção com a qual você tem afinidade. A partir daí, pode nascer um negócio promissor.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *