Como escolher a pós-graduação ideal para você, empreendedor

Muitos empreendedores começam seus negócios sem qualquer conhecimento do mercado. Por necessidade, por opção ou por um sonho de vida, milhões de pessoas se enveredam pelo caminho do empreendedorismo todos os dias, nem sempre portando os conhecimentos necessários para fazer a caminhada dar certo.

A oferta de instituições que oferecem capacitação para empreendedores é enorme. E para quem busca uma formação mais aprofundada, a pós-graduação pode ser uma boa opção.

Mas, como escolher a pós-graduação ideal para você, empreendedor? É isso que veremos a seguir.

Antes, você deve entender como funciona a pós-graduação e as vantagens e desvantagens de fazer esse tipo de curso.

Como escolher a pós-graduação ideal (1)

Como funciona a pós-graduação

Você sabe as diferenças entre os tipos de pós-graduação? Pois antes de começar a escolher o curso ideal, você precisa entender as diversas modalidades.

Basicamente, todo curso de pós-graduação serve para aprofundar um conteúdo após a graduação. Você deverá escolher entre dois tipos: Lato sensu e Stricto sensu.

Lato sensu

São cursos mais abrangentes e direcionados para o mercado de trabalho. É o caso das especializações e do MBA.

“Lato sensu” significa, em latim, “em sentido amplo”. Esse tipo de pós-graduação é ideal para quem busca aperfeiçoamento profissional e já atua no mercado.

Stricto sensu

Também do latim, quer dizer “em sentido estrito”. São mais demorados, podendo durar de dois a cinco anos. É o caso do mestrado (acadêmico ou profissional), doutorado e pós-doutorado.

O objetivo é estudar e analisar um assunto ou problema particular, mais específico e aprofundado. É ideal para quem quer se tornar pesquisador e professor universitário, ou seja, seguir a carreira acadêmica.

Pós-graduação é para você?

Não adianta achar que apenas se matricular em uma pós-graduação vai resolver todos os seus problemas e fazer você ter sucesso na empresa. Será que fazer uma pós-graduação é mesmo para você?

Para descobrir isso, você deve se perguntar:

1) Por que quero fazer pós-graduação?

Não faça apenas por fazer ou somente para constar no seu currículo. Antes de escolher uma pós-graduação, tenha certeza da sua meta com essa capacitação. Planeje e projete suas conquistas depois da formação.

2) Tenho tempo disponível?

Estudar reques dedicação e disciplina. Certifique-se de que você tem tempo disponível o suficiente para dedicar à pós-graduação. Caso queira muito e ainda não tenha esse tempo, reorganize sua rotina para isso. Exclua tarefas ou delegue trabalho a outros profissionais da empresa, para que você consiga aproveitar bem a pós-graduação.

3) Minha bagagem é suficiente?

Sua experiência de mercado é uma grande aliada na hora de avaliar que tipo de curso fazer. Muitas pessoas saem da graduação direto para a pós-graduação, com a desculpa de quem se pararem de estudar não voltam mais. Porém, viver o mercado e ganhar experiência antes de começar pode otimizar os resultados da sua pós-graduação.

Vantagens

Se você ainda está em dúvida, conheça algumas vantagens de fazer uma pós-graduação:

  • Tornar-se um especialista;
  • Conhecer profissionais da área, possíveis clientes, amigos e parceiros;
  • Adquirir conhecimento em curto prazo;
  • Conhecer especialistas no mercado (os professores);
  • Alavancar sua carreira;
  • Alavancar sua empresa.

6 passos para escolher a pós-graduação ideal

empreendedor de sucesso

Listamos seis passos essenciais para que você consiga escolher a pós-graduação ideal para você. Confira?

  1. Analise seu momento atual, como está sua carreira e que tipo de pós seria melhor para você
  2. Defina seus objetivos a curto, médio e longo prazo
  3. Planeje-se financeiramente para os custos da pós-graduação, não só com mensalidade mas com materiais
  4. Cuidado com a ansiedade em fazer uma pós em início de carreira
  5. Avalie as instituições disponíveis e a reputação de cada uma delas
  6. Converse com amigos que já fizeram pós-graduação

3 cursos de pós-graduação essenciais para empreendedores

Sabemos que vida de empreendedor é bem corrida, e muitas vezes a grana é curta. Por isso, às vezes a modalidade EAD é a melhor opção. Você estuda de acordo com sua disponibilidade de horário e consegue realizar um bom curso por um preço mais acessível.

A Universidade do Norte do Paraná (Unopar) é a maior universidade de ensino a distância do país, e também foi pioneira nessa modalidade. A instituição tem mais de 40 anos de tradição em educação de qualidade e mais de 260 mil alunos formados.

Confira três cursos de pós-graduação da Unopar que podem turbinar sua carreira e ajudar a alavancar sua empresa!

MBA em Liderança

Com duração de seis meses, esse curso é focado na gestão de pessoas. Entre as disciplinas do programa estão planejamento estratégico na gestão de pessoas e ferramentas e técnicas de coaching, além de comunicação e motivação nas organizações.

A formação tem o objetivo de capacitar profissionais para se tornarem grandes talentos e líderes, capazes de potencializar ambientes para alcançar elevado desempenho das equipes.

MBA em Finanças

Planejamento estratégico orçamentário, gestão empresarial, negociação e marketing empresarial são alguns dos assuntos abordados nesse curso. Com essa formação, o empreendedor estará apto a assumir posições estratégicas na administração da empresa.

O objetivo é aprofundar os conhecimentos nas áreas de Controladoria, Finanças e Contabilidade.

MBA em Gestão de Pessoas

Apontado como uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa, Gestão de Pessoas é um setor crucial para o crescimento do negócio.

Nessa pós-graduação, os profissionais se aprofundam nos temas de RH, governança corporativa, seleção, liderança, capacitação e desenvolvimento, entre outros.

Condições especiais para pós-graduação

Outra instituição que oferece uma infinidade de cursos de pós-graduação para empreendedores é a Estácio, uma das maiores organizações privadas de ensino superior do Brasil em número de alunos matriculados.

A universidade conta com 4.564 colaboradores administrativos e com um corpo docente de 7.719 professores. Oferece 86 diferentes cursos presenciais e a distância de Graduação e Graduação Tecnológica, além de 110 cursos de Pós-Graduação latu senso, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado, avaliados pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.

Consulte os cursos disponíveis e garanta esses benefícios:

  • 80% de desconto na 1ª parcela (Presencial);
  • 60% de desconto na 1ª parcela (EAD).

Confira o regulamento completo no site da Estácio.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *