Como escolher o nome da sua empresa em tempos de crise

Por Damares Braga Nunes

Para empreender em época de crise é necessário ter muito mais que conhecimento e persistência. Você precisará usar sua criatividade! A escolha correta do nome do seu negócio é fundamental.

Através do nome escolhido, será possível que o seu público alvo se identifique com o seu negócio. O cliente saberá o ramo que você atua e seus objetivos serão claros.

Quando falamos em crise, do que lembramos? Desemprego, economia e inflação. Então muitas pessoas optam por comprar em lugares que ofereçam promoção e prazos longos para pagamento.

como escolhar o nome da sua empresa

Nesse contexto, ao usar sua criatividade, tenha bastante atenção!

Nomes como “Loja Roupas Baratas”, “Comércio do preço econômico” ou até mesmo “Terceirização profissional barata”, são nomes que geram insatisfação para seu cliente.

Por mais que a oportunidade financeira de uma pessoa seja precária naquele momento, ela tem esperança de um futuro financeiro melhor e mais equilibrado.

Hoje com o avanço da tecnologia, dificilmente você verá as pessoas colocarem em suas redes sociais que estão endividadas ou expondo sua conta bancária no vermelho.

Por piores condições financeiras que estejamos enfrentando, queremos demonstrar sempre o lado bom da vida, comprar, usar e comer o que é bom!

Como escolher o nome da sua empresa?

Para escolher o nome da sua empresa de forma correta, você deverá levar em consideração dois fatores determinantes:

⇒ os valores e crenças do seu negócio;

⇒ seu público de interesse.

Os valores e crenças são tudo de que sua empresa não abre mão. Por exemplo: ética, transparência e comprometimento. Não há uma quantidade mínima ou máxima, mas cuidado para não querer abraçar o mundo com as mãos!

Os stakeholders (ou o seu público de interesse) são aqueles clientes ao qual o seu negócio é direcionado. Ele pode ser dividido por idade, gênero ou afinidade de algo em comum, como por exemplo esportes, gostos musicais e etc.

Esse público não são apenas clientes. Funcionários, fornecedores e distribuidores também se enquadram nesse perfil.

Se você está abrindo um salão de beleza por exemplo e o seu atendimento for exclusivo para mulheres, não pegaria bem chama-lo de “Salão Fórmula 1”. Mesmo que o nome fórmula esteja ligado a alguma fórmula inovadora de um produto famoso.

Você tem que levar em consideração que a Fórmula 1 também é uma categoria de automobilismo famosa mundialmente e seu maior público ainda é o masculino.

O impacto das palavras

Selecionei algumas palavras e seus respectivos impactos causados em seu cliente:

Mais / Maior – Essas expressões têm intenção de profundidade e tamanho. Remete na mente do cliente sentido de grandeza e qualidade.

Excelência – Essa palavra por si só já define a qualidade do seu produto ou serviço. Os sinônimos dessa palavra são: primor, superioridade, perfeição.

Elegância / Requinte – Remete ao cliente sentido de nobreza, harmonia e bom gosto. Muito usado no ramo de design de interiores, móveis planejados e roupas de aluguel.

Sutileza – A sutileza está ligada à inteligência e estratégia. Dependendo do ramo de atividade de sua empresa, você poderá inserir essa palavra em seu slogan.


*Damares Braga Nunes é pernambucana, bacharel em Relações Públicas e com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Atua no desenvolvimento pessoal através de consultoria e assessoria acadêmica, empreendedora e pessoal, e também é palestrante nas respectivas áreas.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *