Como escolher o melhor espaço para a empresa

Ao abrir um negócio, deve-se pensar com muito cuidado no melhor espaço para a empresa. Essa escolha é muito difícil, pois deve levar em conta orçamento, tamanho de equipe, o perfil da empresa, entre outros fatores.

Atualmente existem alguns tipos de ambientes para implementar sua empresa, como coworking ou escritórios virtuais. Mas o que será que vale mais a pena para o seu negócio? Foi pensando nisso que listamos formas de espaço para sua empresa para lhe ajudar a analisar e escolher a melhor opção.

Home Office
home office

A prática do Home Office é ideal para quem está começando e não possui verba para investir. Com ele é possível economizar investimentos em alimentação e transporte, por exemplo. Outra vantagem é flexibilização do horário de trabalho.

Um ponto que precisa ser avaliado é se você tem capacidade de concentração para evitar as distrações que a sua residência oferece. Além disso, é bom avaliar se os seus clientes visitarão o seu escritório e irão perceber o profissionalismo de sua empresa.

Espaço Coworking
coworking

Mais barato que um escritório próprio, o ambiente coworking reúne diversos profissionais de áreas diferentes. É muito utilizado por startups ou empresários inovadores que dão valor ao networking e ao processo colaborativo. Não tem burocracia, além de se ajustar ao tamanho da sua empresa de acordo com os projetos adquiridos.

É necessário perceber se você ou sua equipe podem trabalhar sem silêncio total e se possuem a organização necessária para dividir espaço com outros profissionais.

Geralmente ambientes coworking oferecem serviços que completarão a sua empresa e podem trazer melhores resultados.

Escritório Virtual

Se a sua empresa possui um perfil mais formal, talvez os Business Centers ou Escritórios Virtuais sejam a melhor opção. Eles são condomínios empresariais que, assim como os coworking, partilham da mesma infraestrutura, porém possuem maior capacidade de personalização.

Uma possibilidade também do Escritório Virtual é manter um endereço empresarial sem a real necessidade da equipe ou empresário estar no local. Diferente do coworking, essa opção de espaço garante privacidade. O Escritório Virtual pode exigir mais do seu orçamento que as opções anteriores.

Escritório próprio

Provavelmente esta opção é a mais burocrática e que dependerá do orçamento de sua empresa. Mas também é um dos maiores sonhos. Ter um espaço próprio, mesmo que alugado, garante total personalização, maior conforto para o empresário, para a equipe e clientes. Além de permitir uma estabilidade de endereço e contatos.

Auxilia, inclusive, na captação de clientes que podem se interessar ao passar em frente à loja ou escritório. Porém, este é o modelo mais burocrático. Há todo um processo de aluguel, seja com depósitos ou fiadores, e documentação, sem falar na compra de mobília.

O quadro a seguir é bem útil e foi criado pela Coworking Brasil. Ele apresenta uma lista de preocupações que você deve ter ao escolher o melhor espaço para a empresa!

espaço para sua empresa
Confira os prós e contras antes de encontrar o seu lugar

Como escolher o melhor espaço para a empresa

Confira no podcast os especialistas falando sobre vantagens e desvantagens de trabalhar com coworking.


Separamos quatro itens que você deve levar em consideração na hora da escolha:

1. Foco
Antes de escolher qualquer espaço para a sua empresa, é importante se perguntar qual é o perfil e o foco. Essas respostas irão auxiliar tanto no planejamento do seu orçamento, como também na escolha do seu público-alvo. Isso influencia diretamente no ambiente de trabalho.

Empresas mais informais, com perfil jovem, talvez consigam mais resultados estando em um espaço coworking. Enquanto empresários que possuem caráter mais formal preferem uma sala em um Business Center.

2. Custos
Qual o seu orçamento reservado para a manutenção da empresa? Home Offices possibilitam gastos de menos de R$1 mil por mês, enquanto um escritório próprio depende de aluguel, funcionários para limpeza, material de manutenção e etc. Tudo isso deve ser levado em consideração.

3. Clientes
A definição do seu público-alvo ajudará na decisão do seu ambiente de trabalho. Se você trabalha com pessoas públicas ou com informações confidenciais, talvez seja mais interessante uma sala privada do que um espaço coworking. Se a sua relação com seus clientes é remota, o Home Office pode garantir uma estabilidade.

4. Infraestrutura e vizinhança
O local onde irá instalar a empresa é de suma importância! Deve ser levado em consideração o bairro, se há concorrentes e comércios complementares, além de segurança, estacionamento ou transporte até o local.
Avalie também se os serviços funcionam bem na localidade, como, por exemplo, internet e telefonia. A acessibilidade também é um fator bem importante para os clientes.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *