Como escolher o nome da empresa?

As ideias do negócio já foram pensadas, todas as anotações dos gastos foram feitas e o produto já foi escolhido. Chegou o momento mais importante: escolher o nome da empresa. Quer descobrir como fazer isso? Confira as dicas a seguir.

Conheça o Processo de Branding

O branding nada mais é que a construção e a gestão de uma marca. Marcas fortes são pensadas para serem impregnadas na mente das pessoas. Esta construção parte de uma idealização, do que o empreendedor espera do seu negócio e, principalmente, como irá administrá-lo.

. Como criar o melhor logo para sua empresa

Escolher o nome da empresa por meio deste método fará a diferença. Aqui serão definidas estratégias, levando em conta o público alvo e diversos outros fatores que farão da sua marca um sucesso. Por isso, antes de escolher o nome da sua empresa, aprenda a realizar um branding poderoso.

Defina o público alvo – O público alvo deve ser bem definido para que se trabalhe em maneiras de aproximação. Entenda como seu público funciona e seu perfil: idade, características, classe social, sexo, profissão, interesses… Fazendo isso, suas vendas serão direcionadas, tornando a captação de clientes mais eficaz e personalizada. Quanto mais informações tiver, mais chances de se relacionar melhor com ele.

Defina a essência e o posicionamento – Quais são os valores da sua empresa? Qual é a sua missão? Qual é a sua proposta de valor? Mostre seus diferenciais, pense na essência do seu negócio. Por que comprar na sua empresa e não na do concorrente? Faça perguntas, reflita sobre a personalidade do seu negócio.

Defina a estratégia – Um dos pontos mais importantes do processo de branding é a estratégia. Neste momento, o objetivo da empresa deve estar claro para todos os envolvidos. Planeje o marketing, use a criatividade, analise as métricas, defina os canais de comunicação e entenda como funcionam. Avalie tendências do mercado e inove na interação com o público.

Confira nossa série de vídeos gratuitos de marketing 

Dicas para escolher o nome da empresa

Você já reparou que tem certas empresas que possuem o nome tão forte que ninguém mais fala o nome do produto? É como esquecer que BandAid é a marca que fabrica o adesivo para machucados e não o adesivo em si.

Quando se pensa no nome da empresa, o medo de pisar na jaca é grande. Por isso, estar atento às dicas é importante. Existem critérios que devem ser levados em conta quando está perto de fazer a escolha.

nome da empresa

Sonoridade → As pessoas conseguirão falar o nome da sua empresa? A pronuncia é um dos pontos mais importantes da construção do nome. Para evitar problemas com interpretação, aposte em palavras com sonoridade e fáceis de serem pronunciadas. Deve ser fácil de ser lido e até mesmo digitado. Ah, evite nomes muito grandes.

Personalização  Saia do padrão! Pensar diferente é necessário. Um nome diferente alcança sucesso, se destaca no mercado e fica na memória do consumidor. Seja criativo e inove na abordagem.

Emoção → A relação emocional também é útil na escolha. O nome traz alguma lembrança ou sensação? É preciso estimular uma conexão emocional com as pessoas. Os consumidores não compram apenas produtos, eles adquirem o que gera alguma experiência emocional.

Exclusividade  Confira se a sugestão de marca está livre para registro no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Isso impedirá que terceiros utilizem o nome para outros negócios do mesmo segmento no país. Depois registre o domínio, crie perfis nas redes sociais e se prepare para começar a gerir sua marca!

. Como fazer o registro de marca no INPI

Por fim, também é preciso tomar cuidado com a URL, pois será fundamental para sua empresa ser encontrada na internet. Desenvolva a identidade visual da empresa e aposte nas redes sociais para atrair o público. Não esqueça: fidelização de clientes é tão importante quanto a conquista de novos compradores.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *