Como elaborar o plano de negócios da sua empresa

Se você está pensando em abrir um empreendimento, provavelmente já escutou falar sobre plano de negócios para empresas. Mas sabe o que é isso? Sabe como montar um bom plano para o seu negócio? Quais as vantagens e desvantagens?

Primeiro é preciso entender que plano de negócios é um arquivo que ajuda a descrever a empresa e o modelo de negócio que deverá ser seguido. Ou seja, é o instrumento ideal para definir o mercado, produto e as atitudes do empreendedor. Dá mais segurança para o empresário.

E é também por meio desse planejamento que é possível definir as estratégias da empresa, organizar o dinheiro para cada área do negócio e distribuir as tarefas para cada funcionário. Com esse relatório é mais fácil de manter todos os setores da empresa organizados. Além de saber como está o andamento de cada área do empreendimento.

Plano de negócios
Plano de negócios é importante para definir as estratégias da empresa

O plano de negócios irá mostrar se vale a pena investir e abrir em negócio no setor que pretende. Por isso, elaborar um documento como esse não é uma tarefa fácil para os futuros empresários. É preciso ter persistência, comprometimento, criatividade, trabalho duro, além de muita pesquisa.

. Estudo de viabilidade econômica e financeira: veja como fazer!

Objetivos de um plano de negócios

Assim como todo planejamento, um plano de negócios também possui um objetivo para o empreendimento. Saiba quais vantagens você terá ao utilizar essa ferramenta administrativa na sua empresa:

  • Analisa a possibilidade do negócio;
  • Capta recursos financeiros para a empresa;
  • Adquire informações precisas sobre o empreendimento;
  • Ganha credibilidade;
  • Verifica as orientações estratégicas dos gestores;
  • Organiza as informações e estratégias do negócio;
  • Conquista novos sócios para o empreendimento.

Plano de negócios orienta os empreendedores

O plano de negócios ajuda na orientação pela busca das informações detalhadas do ramo ou mercado em que o empresário irá entrar. Quais produtos e serviços serão oferecidos, os clientes que deverão ser conquistados. Além de escolher os fornecedores, estudar os concorrentes e analisar os pontos fortes e fracos do empreendimento.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) possui um curso sobre esse assunto a distância para que os empresários aprendam sobre a importância de ter um planejamento. Além disso, o Sebrae também elaborou um manual sobre “Como elaborar um plano de negócios”. O objetivo é ajudar o empreendedor na criação do seu plano, independente de estar abrindo um novo negócio ou ampliando um existente.

No manual é possível encontrar diversos tópicos. Alguns deles: explicações sobre o que é e como realizar cada etapa da elaboração do plano, quadros e exemplos para serem preenchidos para praticar os pontos apresentados. Também poderão ser encontradas dicas das questões específicas para a construção de um plano eficiente e um modelo para usar em sua empresa.

Passo a passo para elaborar um plano de negócios

scrum1º passo: faça um sumário executivo contendo os pontos importantes para aqueles que lerem o plano de negócios saibam o que irão encontrar em cada área da empresa. Não esqueça de colocar a descrição da empresa, o local, diferenciais competitivos, missão, perfil dos empreendedores, mercado de atuação, produtos e serviços, além de outros tópicos. Deverá ser um sumário simples, com no máximo duas páginas.

2º passo: faça uma análise do mercado identificando se existe uma demanda para o produto que fornecerá, além de decidir qual será o seu nicho de mercado. Também é necessário avaliar os concorrentes e definir os canais de comunicação, como será feita a distribuição das mercadorias, a política de preço e as ações promocionais.

3º passo: tenha um plano de marketing para estruturar como serão oferecidos os produtos e serviços do seu empreendimento. Nessa etapa, é preciso informar a descrição completa, a qualidade e a utilidade dos produtos ou serviços a serem disponibilizados, pense também o que será um diferencial do seu negócio em relação aos concorrentes. Outra ponto a ser pensado é como você irá divulgar a sua marca para os clientes.

4º passo: faça um plano operacional para definir como será desenvolvido os produtos que serão comercializados. Relacione também os equipamentos que serão utilizados na empresa, a quantidade de funcionários e o tempo necessário para realizar cada etapa da demanda prevista.

5º passo: o plano financeiro será o resultado em números do plano de negócio elaborado. Esse será o momento de definir quanto será que você irá investir no seu empreendimento. Lembre-se de levar em conta o investimento fixo, investimento pré-operacional, capital de giro e o demonstrativo de resultado.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *