Como definir missão, visão e valores na sua empresa

Missão, visão e valores de uma empresa são conceitos fundamentais para criação e desenvolvimento de uma organização empreendedora. A partir da introdução dessas definições na empresa, é possível fazer o planejamento, treinar os funcionários e criar vínculos com os clientes.

O objetivo empreendedor é criado a partir do planejamento estratégico dessas definições. É o que irá definir o perfil da sua empresa.

Empreendedores novos no mercado, que ainda não sabem identificar a diferença entre missão, visão e valores devem buscar conhecimento. Dessa forma, a empresa pode descobrir o porquê desses três pilares, para onde ela vai e o que é realmente importante.

Missão, visão e valores de uma empresa
Saiba como criar os conceitos de missão, visão e valores na sua empresa

Missão de uma empresa

missaoToda empresa tem uma estratégia, ou seja, um caminho a seguir para colocar em prática sua missão. O que a empresa deve fazer? Para que ela deve fazer? Para quem ela deve fazer? Onde ela deve fazer? Como deve fazer? Qual a responsabilidade social delar? São perguntas que ajudam a identificar a missão.

A missão é um documento identificador da empresa. É necessário atualizar sempre, ou poderá ficar obsoleta.  A empresa deve rever seus conceitos e se adequar às mudanças do mercado e da sociedade. Só assim vai oxigenar sua marca e equipe.

Os funcionários devem ser questionados periodicamente, para que seja avaliada a compreensão que têm sobre a empresa. Pode haver rejeições e sugestões, que são muito importantes para avaliar a capacidade transformadora dessa missão.

Uma determinada empresa pode “servir produtos de qualidade” e tornar seus funcionários parceiros desse objetivo. Se, ao contrário, ela não cumpre com o que definiu como missão, terá sua reputação e credibilidade posta à prova.

Isso porque mesmo investindo em comunicação para informar aos funcionários e ao mundo a que veio, só através do exemplo é que ela demonstra sua identidade real. É a missão que vai orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.

Visão de uma empresa

visaoÉ a visão explícita de como a empresa caminha, seu direcionamento e trajetória. É mostrar a imagem do futuro que se deseja alcançar, através da missão. A ideia de como a empresa deseja se colocar no mercado.

Não deve ser confundida com objetivos e metas organizacionais. A visão pensa na empresa como um todo, sem se fixar a apenas um tema específico.

A visão é o motivador de todas as ações e projetos criados, independentemente do setor. É a primeira iniciativa dada nas estratégias da empresa. Vem acompanhada de uma série de perguntas, que devem ser respondidas para auxiliar na objetivação dessa visão.

Como a organização se vê a longo prazo? Onde a organização pretende estar? Quem atender e que tipo de produto oferecer? Como a organização deseja ser vista pelos seus clientes? Essa visão é possível de ser alcançada?

Suas respostas permitem um direcionamento mais amplo e concreto do presente e do futuro. A definição de visão na integra se resume em abranger toda a organização. Ter fácil assimilação para qualquer pessoa e ser desafiadora e mobilizadora. Além de apresentar um propósito nobre, ético, inspirador e de valor.

É de suma importância que os empreendedores, líderes da empresa, compreendam com precisão sobre essa visão. Só assim vão poder repassar para seus liderados, através de uma comunicação transparente.

Exemplos de visão de uma empresa:

  • “Ser empresa de referência e reconhecida como a melhor opção para os clientes”;
  • “Melhorar os aspectos ambientais e sociais da comunidade”;
  • “Manter inovador espírito de liderança”;
  • “Ser reconhecida pela sua excelência no mercado”.

Valores de uma empresa

valores

Os valores são as motivações da empresa, o que faz com que ela seja ativa todos os dias e mantenha o objetivo para seus projetos. É a filosofia, as atitudes e as crenças que compõe um conjunto de regras para os funcionários cumprirem em prol de resultados positivos, o que também é definido como ética.

Os valores agregam importância ao produto a ser oferecido. Dessa forma, uma empresa pode ter como missão o produto diferenciado a ser oferecido, como visão ser reconhecida pela qualidade de seus serviços e ter como valor o cuidado da qualidade de vida da sociedade e prezando pela sustentabilidade.

Esses valores são entendidos pelos funcionários como normas de conduta, como ser proativo, ajudar ao colega, informar bem o cliente, ter higiene, respeitar o ambiente de trabalho e etc. A liderança do empreendedor define os valores da empresa através de uma avaliação profunda da relevância de suas convicções morais e éticas, qual o comportamento adequado de seus funcionários e como ela pode ajudar a sociedade.

O Sebrae disponibiliza uma cartilha sobre planejamento estratégico, com dicas de como definir sua missão e visão.

Missão, visão e valores na sua empresa

Compreenda as definições acima em um único parágrafo:

A missão é o direcionamento que o líder empreendedor dá à empresa, a visão é o seu projeto de futuro e os valores, sua personalidade, aquilo que tem identificação imediata para todos.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *