Como aumentar a produtividade dos seus funcionários?

Resultados atrasados ou fora do contento, desânimo, não cumprimento das tarefas e procrastinação são coisas bem comuns em uma empresa. Aumentar a produtividade dos seus funcionários pode ser um grande desafio, principalmente aqui no Brasil.

Segundo o índice de competitividade calculado pelo Fórum Econômico Mundial, que tem como principal fator a produtividade do trabalhador, o Brasil atingiu o 81º lugar em 2016. A queda é grande: foram 33 posições perdidas em quatro anos.

O ranking é calculado a partir de dados estatísticos e de pesquisa de opinião realizada com executivos dos 138 países participantes.

produtividade
Saiba como aumentar a produtividade da sua equipe

O relatório destaca que a economia brasileira foi afetada no último ano pela deterioração de fatores considerados básicos para a competitividade, como ambiente econômico, desenvolvimento do mercado financeiro e, principalmente, capacidade de inovação.

Ainda segundo o relatório, a principal consequência da perda da competitividade, além da redução de investimentos, é a deterioração do mercado de trabalho e da renda. A seguir, confira 9 dicas para aumentar a produtividade dos seus funcionários.

1. Entenda o que motiva

Muitas vezes o problema pode ser resolvido – ou até evitado – na base da conversa. Se você não tem diálogo com a sua equipe, pode não saber o que está acontecendo nos bastidores que pode ter influência nessa queda de rendimento. Conheça bem os seus funcionários, se aproxime. Lembre-se que ninguém é robô, o apoio e a presença surtem mais efeitos do que uma briga.

2. Alinhe expectativas

Quando todos sabem os objetivos a serem alcançados, fica mais fácil de trabalhar por eles. Discuta com seu pessoal.

Faça perguntas como:

  • O que você espera dessa experiência?
  • O que você espera de cada um?
  • O que você busca desenvolver?
  • O que você espera aprender?

Quando todos sabem o seu papel e como cada um contribui para o crescimento da empresa, a produtividade e o engajamento tendem a aumentar.

3. Estabeleça metas

Reforçando a dica anterior, quando sabemos onde queremos chegar, trilhar o caminho se torna mais fácil. Principalmente porque você pode se organizar para isso. Suas metas devem ser objetivas, específicas, mensuráveis, viáveis e relevantes, ou então você corre um grande risco da sua equipe naufragar na ideia.

4. Apegue-se ao que é importante

Burocracia é importante para organizar processos, mas, vez ou outra, pode acabar gerando um excesso de formalidade que gera mais atrasos e dependências do que realmente ajuda. Portanto, se importe apenas à burocracia necessária, como, por exemplo, documentos que precisam ser preenchidos, relatórios que precisam ser elaborados, planilhas que precisam ser atualizadas, entre outros, e releve o que for inconveniente.

5. Aplique feedback

Aplicar feedbacks e estar aberto para ouvir sua equipe faz parte das atitudes de bom líder. Forneça o feedback o quanto antes possível, assim que perceber o comportamento, mas saiba perceber se é o momento ideal para isso. E, por último, confirme se a pessoa entendeu exatamente o que você quis dizer.

Confira as 10 atitudes para ser um bom líder!

produtividade
Uma equipe engajada aumenta a confiança do gestor

6. Disponha das ferramentas necessárias

Hoje em dia o trabalho pode ser muito bem otimizado através de softwares. Busque as ferramentas necessárias que faça aumentar a produtividade do seu colaborador.

7. Delegue responsabilidades

A produtividade pode ser afetada por um colaborador e caso você perceba que alguém está desalinhado com o propósito da sua empresa, pode ser que essa pessoa não seja a certa para estar nesse local.
Por isso, invista em pessoas que tenham o perfil da sua empresa. Dessa forma será até mais delegar responsabilidades. Não se sobrecarregue com tarefas que cabem a outra pessoa.

8. Cuide do ambiente de trabalho

Pessoas gostam de ter a sensação de pertencimento a algum lugar. Propicie ao seu funcionário um ambiente confortável, que deixe-o livre para pensar e agir da forma dele. Veja quais os melhores espaços para a sua empresa e confira inspirações para o seu ambiente de trabalho. Melhorando o espaço do seu negócio, você ajuda o seu funcionário a se engajar mais.

9. Comunique-se

Quantas vezes você não escutou que tal problema foi erro de comunicação? Isso acontece porque o ser humano precisa se comunicar para realizar suas metas. Esteja sempre aberto ao diálogo e às ideias de seus colaboradores. Dessa forma, eles se sentirão peça fundamental da organização, o que fará com que eles se engajem com mais afinco no trabalho, o que, consequentemente, aumentará a produtividade.

Ferramentas para aumentar a produtividade

Google Agenda: aplicativo gratuito do Google, disponível para todos os aparelhos, permite a criação de agendas compartilhadas.

Trello: aplicativo para gerenciar projetos em listas, que pode ser ajustado e personalizado de acordo com a sua necessidade. Pode ser tanto para uso da equipe ou individual.

Slack: app utilizado por empresas para comunicação e diminuir o envio de e-mails, permite o envio de documentos e arquivos, entre outras funções interessantes. O aplicativo tem uma ótima versão gratuita e não delimita números de usuários.

Wunderlist: é uma outra opção de aplicativo para organizar tarefas e projetos em formas de listas colaborativas online.

Podio: app para gerenciamento de tarefas e projetos. Permite que você crie funções e aplicativos personalizados às suas necessidades. Podem ser atribuídos rótulos às tarefas, além de ser integrado com fornecedores de armazenamento como o Dropbox, Google Drive, OneDrive, entre outros.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *