Como aumentar a produtividade da sua equipe de vendas

O sucesso financeiro de um negócio depende muito da produtividade da sua equipe de vendas. Mas todos se perguntam: como aumentar a produtividade? Cada vez mais as empresas têm procurado aumentar a produção e qualidade do seu time na hora de fechar um acordo.

Entretanto, enganam-se aqueles que pensam que é fácil ter uma equipe motivada, vestindo realmente a camisa da empresa e se doando ao máximo ao empreendimento. Isso não é fácil. É um desafio para o gestor.

08

Para isso, é necessário uma equipe motivada e feliz com o ambiente de trabalho. Ao longo do tempo, devido a uma série de fatores alinhados com o atual momento econômico do país, é comum que os funcionários tornem-se desmotivados e os resultados sejam influenciados negativamente.

. Qual o perfil do empregado eficiente?

Investir em algumas estratégias, que resultam em colaboradores mais satisfeitos e, consequentemente, com melhor desempenho. Pensando nisso, separamos algumas das principais dicas para quem quer atingir esse equilíbrio na sua empresa.

 

12 dicas para aumentar a produtividade

1 – Planejamento
Ele deve ser realizado de forma estratégica. Inclua uma série de procedimentos-padrão a serem adotados no contato com os clientes. Crie métricas adequadas ao monitoramento da produtividade da força de vendas.

A empresa deve, inclusive, verificar se não há falhas na definição do público-alvo; de forma que possa corrigir não apenas as ações do departamento de vendas, mas também dos setores de comunicação e marketing

2 – Motive sua equipe

motive sua equipe
Profissionais motivados trabalham melhor. Se for necessário, procure acompanhamento com um coach ou um terapeuta. Eles podem ser um bom investimento para a sua carreira. Esteja certa de que sua saúde emocional e suas atitudes devem estar igualmente saudáveis para poder contagiar a sua equipe, caso contrário, tudo não passará de discurso.

3 – Estabeleça metas e objetivos
Para que o trabalho faça sentido, é fundamental enxergar claramente onde a empresa está e onde ela quer chegar. Esse objetivo pode ser qualitativo e quantitativo.

Dessa forma, fica fácil estabelecer as metas da equipe de vendas. Ou seja, os números que cada um deles precisará alcançar todo mês para que a empresa conquiste o seu objetivo dentro da linha de tempo traçada.

Logo, definir as metas precisa ser um trabalho feito à risca: realmente só podem ficar no time aqueles que mensalmente entregarem os resultados requeridos.

Como valorizar sua equipe

4- Treine a equipe
O rendimento é maior quando as equipes estão bem preparadas. Logo, quanto mais você capacitar a sua, melhor desempenho ela terá. Um treinamento é benéfico a todos, desde o vendedor que não alcança nenhum resultado até aquele que é o mais eficaz de todos, mas que ainda pode aperfeiçoar mais sua desenvoltura.


Portanto, separe um tempo na sua agenda para realizar essa capacitação. Caso não possa, contrate alguém que a promova no seu lugar. Essa prática precisa ser constante para que os vendedores sempre tratem de usar as técnicas que aprenderam.

5 – Saiba quando delegar
Ser próximo dos funcionários é um ponto positivo. No entanto, orientar cada passo de seus colaboradores é ruim tanto para a produtividade da equipe como para a sua motivação – já que a conquista de soluções por conta própria é outro fator com grande potencial de motivação

6 – Ofereça boas ferramentas de trabalho
Não adianta ter colaboradores altamente treinados e dispostos, mas não oferecer os recursos necessários para que eles realizem com excelência o trabalho. Por isso, verifique se a empresa possui todos os aparatos que a equipe de vendas precisa para executar a função com qualidade.

Se houver dúvidas, pergunte ao time de vendas quais as ferramentas que vão facilitar e melhorar o trabalho. Afinal, ninguém melhor do que o próprio colaborador para dizer o que de fato pode contribuir para o seu desempenho e aumentar a eficiência.

7 – Ouça o seu time de venda
Um dos passos mais importantes para aumentar a produtividade é ouvir as ideias de quem justamente você espera melhorar o desempenho. Se os seus vendedores têm algum problema ou sugestões para melhorar os rendimentos ou o ambiente de trabalho, considere o que eles têm a dizer. A participação deles é importante para gerar melhorias nos processos.

Atitudes importantes para a produtividade

Como inovar: passo a passo rápido8 – Dê feedbacks sempre que possível
Na mesma linha das pesquisas de clima organizacional, realize feedbacks constantes com o time. Um processo estruturado de feedback periódico dá a chance direta de tratar de quaisquer pontos de melhoria.

9 – Incentive a prática de atividades físicas
A falta de atividades físicas é uma situação que afeta a produtividade dos seus colaboradores no trabalho. Para evitar isso, você pode fechar parcerias com academias ou incentivar a prática de alguns exercícios antes do expediente ou após o almoço.

Uma equipe preparada fisicamente, além de ser mais saudável, possui mais qualidade de vida e disposição para entregar resultados melhores.

10 – Celebre os sucessos
Quando algo dá certo, até mesmo uma coisa pequena, certifique-se de que sua equipe saiba que você aprecia seus esforços. Elogios públicos são baratos e em alguns casos, tão eficazes quanto dinheiro.

11 – Recompense os funcionários
Os prêmios podem ser os mais diversos, desde um almoço especial e brindes, até uma homenagem maior. O importante é que os gerentes saibam que os funcionários esperam ser reconhecidos, por isso, não deixe de fazer sua parte.

As bonificações são uma espécie de agradecimento ao funcionário pelos resultados. Isso aumenta a alegria e a motivação do colaborador, melhorando seu desempenho e alavancando as vendas.

12 – Acompanhe os resultados
Pense só: como saber se as novas técnicas adotadas apresentaram os efeitos esperados se não há nenhum monitoramento? Perceba, nesse contexto, que acompanhar os resultados é fundamental para garantir que as medidas implementadas tenham sucesso.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *