Como arrumar um emprego pelo LinkedIn

O Brasil possui um alto número de pessoas desempregadas, principalmente por causa da crise que vem afetando milhões de brasileiros. Mas como arrumar um emprego em um momento no qual a maioria das empresas parecem não estarem contratando? É nessa hora que a internet pode se tornar sua aliada com um recurso bastante interessante. Veja como arrumar um emprego pelo LinkedIn!

emprego pelo linkedin
LinkedIn é uma rede social de profissionais que estão em busca de emprego

Se você ainda não tem um perfil nessa rede social, corra para fazer. E se está achando que ela não irá te ajudar, saiba que é possível conseguir vagas de emprego se souber explorar todos os recursos que a plataforma tem a oferecer.

No LinkedIn é possível realizar networking, conseguir boas indicações além de ampliar sua rede de contatos. Pensando em como te ajudar, separamos algumas dicas para você conseguir arrumar um emprego por meio do LinkedIn.

. Instagram ou Facebook: qual o melhor para sua empresa?

O LinkedIn

Considerado a maior plataforma de publicações profissionais do mundo, a rede social foi fundada em dezembro de 2002, voltada para negócios, porém só foi lançada em maio de 2003. O LinkedIn é parecido com uma rede social de relacionamentos, mas é focada para ser utilizada por profissionais.

Os perfis dos usuários têm como objetivo apresentar as aptidões, de forma que as pessoas da mesma empresa possam dar depoimentos, dando credibilidade às habilidades. Confira, em números, a evolução da plataforma:

  • 2007: mais de 16 milhões de usuários registrados, 150 indústrias e mais de 400 regiões econômicas.
  • 2015: mais de 347 milhões de usuários registrados em mais de 200 países.
  • 2011: 33,9 milhões de visitantes únicos.
  • 2013: mais de 238 milhões de usuários.

Atualmente o site está disponível em diversos idiomas, incluindo inglês, francês, português, espanhol, alemão, italiano, russo, turco, romeno e japonês. Já os países que mais utilizam a plataforma para arrumar emprego pelo LinkedIn são: Estados Unidos (84 milhões de usuários), Índia (21 milhões) e Brasil (15 milhões de usuários).

Aprenda a conseguir um emprego pelo LinkedIn

São publicados diariamente pelos usuários artigos, vagas e atualizações dos próprios perfis profissionais. Porém, um dos recursos mais utilizados é a busca por emprego pelo LinkedIn. A ferramenta é muito usada pelos recrutadores para postarem vagas e analisarem os candidatos.

Um fator que já se tornou obrigatório no LinkedIn é link direto do currículo. A plataforma é considerada uma “vitrine” de profissionais. Confira sete dicas para conseguir um emprego pelo LinkedIn.

  • Mantenha o perfil completo e atualizado: esse fator é importante para a análise do recrutador. Foque nas informações relevantes profissionalmente, como por exemplo: foto (uma profissional e que mostre o seu perfil); cabeçalho (resuma informações dos seus objetivos profissionais, fale sobre as competências que adquiriu durante a carreira); resumo (tente responder à pergunta:quem é você profissionalmente?); experiências (liste os conhecimentos adquiridos em outros empregos e descreva as funções que já ocupou); trabalho voluntário (tem sido bastante valorizado pelos recrutadores).
  • Acompanhe as empresas em que tem interesse: assim como em outras redes, no LinkedIn você pode seguir as empresas, para acompanhar as  publicações incluindo vagas de emprego.Quando você passa a seguir essas empresas, recebe automaticamente notificações sobre as publicações. Além de ser uma forma de estar antenado com o que acontece na instituição em que tem interesse.
  • Otimize o perfil para as buscas: assim como na publicação de artigos o Google e outras plataformas de busca varrem o conteúdo do LinkedIn. Usar palavras-chaves pode fazer diferença na hora de encontrarem você pelas buscas. Ao preencher seu perfil ou ao publicar conteúdo no LinkedIn, tente seguir as palavras-chave mais procuradas para aquele assunto.

Grupos e conexões são importantes

  • Faça parte de grupos: isso expõe suas habilidades e competências. A exposição nos grupos deve ser parte da sua estratégia para ser visto. Além disso, nesses grupos são exibidas vagas postadas por participantes. A ideia é participar sempre de grupos ligados à sua área de interesse, debatendo assuntos profissionais que irão aumentar suas chances de encontrar vagas de emprego.
  • Interaja com as suas conexões: no LinkedIn, você cria uma uma conexão com quem nunca viu na vida, não precisa ser amigo ou conhecido. A ideia é se relacionar com quem interessa profissionalmente. Por isso, não deixe de interagir com sua rede de contatos.
  • Faça conteúdo: poucas pessoas utilizam, mas há um recurso do LinkedIn muito bem visto por recrutadores e profissionais em geral. A produção de texto, com essa ferramenta de postagens, você pode transformar seu perfil em um blog profissional.
  • Organize sua busca: depois da pesquisa, você pode gravar os resultados e configurar o LinkedIn para enviar um e-mail quando for publicada uma nova vaga de emprego que se encaixe nos mesmos filtros.

Como pesquisar vagas

O LinkedIn oferece várias opções de pesquisa. Confira alguns filtros de busca:

  • Localização da vaga;
  • Empresa que contrata;
  • Segmento de atuação;
  • Data de publicação da vaga;
  • Remuneração oferecida;
  • Palavras-chave.
Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *