Cobertura .Futuro: inovação e tecnologia em debate

Uma conferência sobre os impactos da inovação e da tecnologia na transformação dos negócios e da sociedade. Resumidamente, é isso que propõe o .Futuro, evento que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, no Hotel Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

O .Futuro é um projeto criado pelos três sócios fundadores da Mox Digital. Conversamos com um deles, Xavier Leclerc, que também é o curador da conferência.

Natural da França, Xavier trabalhou por mais de dez anos no Google e no Facebook em Paris, onde assessorou startups e grandes empresas na área de marketing digital. Hoje é palestrante em eventos profissionais e em universidades.

Ele explica que a ideia do .Futuro é debater como a tecnologia está criando um novo futuro da sociedade e dos negócios.

“Eu vi que os profissionais precisam de ajuda para fazer essa transformação digital acontecer. Quando nós montamos a programação, tentamos contar uma história com um palco único. Porque estamos aqui para mostrar um caminho.”

Confira no vídeo abaixo a entrevista completa com Xavier Leclerc.

Bate-papo com palestrantes

Conversamos com alguns palestrantes do evento, confira algumas dicas e fique atualizado.

Camila Ghattas

Como usar a futurologia a favor dos negócios

Hector Gusmão

Ele quer ser o maior hub de empreendedorismo no RJ

Gabriel Pinto


O papel da Indústria Criativa no Brasil

Pedro Filizzola


Lições de marketing de Pedro Filizzola, da Samba Tech

Rafael Levy


como conectar grandes empresas a startups

Richard Gomes


Business France ajuda brasileiros a empreender na França

Degustações de inovação e tecnologia

Chegando no evento, antes do grande auditório onde aconteciam as palestras, todos os participantes passavam pelo lounge. Um espaço aconchegante, ideal para fazer networking. Mas, mais do isso, era “um lounge para experimentar o futuro”.

Diversas empresas faziam demonstrações de seus produtos e seus representantes explicavam como esses produtos podiam transformar o ambiente de negócios. Era possível, por exemplo, tomar um café servido por um robô. Ou, ainda, experimentar óculos de realidade virtual.

(Foto: Tatiana Farache/Renato Mangolin)
(Foto: Tatiana Farache/Renato Mangolin)
(Foto: Tatiana Farache/Renato Mangolin)
(Foto: Tatiana Farache/Renato Mangolin)
(Foto: Tatiana Farache/Renato Mangolin)

Flipchart da Samsung foi destaque

Na conferência, a Samsung apresentou seu mais recente lançamento para o público corporativo, o Flipchart. No lounge de degustações tecnológicas, a tela de 55 polegadas chamava a atenção dos visitantes.

O Samsung Flip é uma tela digital 4K interativa, que recria a sensação da escrita tradicional com versatilidade. O produto foi lançado na CES 2018 (Consumer Electronics Show), maior feira internacional de eletrônicos de consumo.

Permite o engajamento colaborativo nas empresas, diminuindo as dificuldades para organizar e realizar apresentações durante reuniões.

(Foto: Tatiana Farache/Renato Mangolin)
(Foto: Tatiana Farache/Renato Mangolin)

Entre as inovações da tela está a facilidade de manuseio e o fato de compartilhar conteúdos do smartphone, tablet e PC direto no Flip. Ou, ainda, a possibilidade de colaboração em tempo real, com até quatro usuários simultaneamente.

Os usuários podem inserir conteúdo no Flip diretamente na tela por meio de um acessório em um formato muito parecido com o de uma caneta, que vem junto com o produto. É possível personalizar o estilo de escrita, tamanho e cor, com uma resolução UHD.

Também é possível acessar até 20 páginas do conteúdo gerado diretamente na tela do Flip, com funcionalidades de pesquisa incorporadas. Considerando as particularidades de cada reunião, a tela Flip foi desenvolvida para ser personalizável, podendo ser configurada como retrato ou paisagem.

A tela interativa armazena de forma segura todo o conteúdo em um banco de dados central, eliminando a necessidade de transcrição manuscrita. Um sistema de proteção baseado em senha protege o conteúdo e garante que apenas os usuários autorizados acessem as informações.

“Para nós, da Samsung, é muito gratificante participar de um evento inovador como o .Futuro. O Flipchart tem tudo a ver com essa discussão da transformação digital, pois é um produto que traduz as mudanças tecnológicas desses novos tempos dentro das empresas que buscam, cada vez mais, colaboração e novas ideias”, afirmou João Hiroshi, gerente sênior da Divisão de Monitores da Samsung Brasil.

Mais de 50 palestrantes em 2 dias

Durante os dois dias, a conferência reuniu quatro universos: empresas de tecnologia, startups, empresas em transformação e mundo acadêmico. Mais de 50 palestrantes se revezaram em um único palco.

A programação foi organizada em quatro temas. Na quinta-feira, 17 de maio, os temas foram:

SOCIEDADE

Quais são as mudanças, especialmente tecnológicas, que favorecem e impõem a inovação aos negócios?

CRIATIVIDADE

Como as empresas promovem inovação?

Já na sexta, 18, todas as palestras giraram em torno desses dois temas:

ESTRUTURA

O que precisa ser verificado antes de inovar?

TECNOLOGIA

Quais são as oportunidades criadas pelas novas tecnologias?

(Foto: Tatiana Farache/Renato Mangolin)
(Foto: Tatiana Farache/Renato Mangolin)
(Foto: Tatiana Farache/Renato Mangolin)
(Foto: Tatiana Farache/Renato Mangolin)

Cobertura Eu Sou Empreendedor

Nossa equipe acompanhou o .Futuro e entrevistou alguns dos palestrantes. Confira as entrevistas em breve aqui no portal e no nosso Canal no YouTube!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *