Coaching para empreendedores: como funciona?

No meio de tantas mudanças no cenário econômico, a forma como reage às demandas do mercado pode ser um fator decisivo para o futuro da sua carreira como empreendedor. Por isso, a aplicação das técnicas de coaching para empreendedores tem sido cada vez mais comum entre aqueles que estão apostando em novos negócios.

Com o objetivo de auxiliar os empreendedores em sua jornada, o trabalho do coaching para empreendedores traz reflexões acerca dos seus comportamentos, habilidades, conhecimentos e competências.

“Esses valores contribuirão de maneira assertiva para alcançar seus objetivos enquanto empreendedor”, diz José Roberto Marques, master coach senior e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching.

Durante o processo de coaching são estabelecidas algumas metas e objetivos que, segundo José Roberto Marques, são bem realistas. “São definidas ações que o coachee (empreendedor) deverá realizar para alcançar cada meta. Sejam elas diárias, semanais ou mensais. Ou seja, são trabalhados objetivos de curto, médio e longo prazo.”

Quando contratar um coaching para empreendedores?

Começar um projeto do zero ou até mesmo contar com o apoio de uma franquia já estabelecida é um desafio. Por isso, o presidente do IBC aconselha que a contratação do coaching seja feita logo do início da implementação do projeto.

Dessa forma, o processo contribuirá com o planejamento das metas e objetivos, bem como com as ações que deverão ser desenvolvidas para o alcance dos resultados desejados.

No início o empreendedor está mais motivado, cheio de ideias e energia. É preciso aproveitar essa atmosfera e utilizar o coaching como aliado nessa caminhada. – José Roberto Marques

Você deve estar se perguntando quais competências podem são trabalhadas pelo coaching com o empreendedor. Numa visão geral, essas habilidades vão desde organização do tempo até equilíbrio emocional. José Roberto Marques destaca:

  • Planejamento estratégico
  • Autoconhecimento
  • Gestão de tempo
  • Foco
  • Motivação
  • Comprometimento
  • Comunicação
  • Relacionamento
  • Desenvolvimento de habilidades
  • Eliminação de crenças limitantes e sabotadoras
  • Descoberta de novas competências
  • Aprimoramento de capacidades
  • Visão sistêmica
  • Propósito
  • Controle e inteligência emocional

Principais benefícios do coaching

Além de transformar o cotidiano corporativo, o coaching para empreendedores apresenta para as empresas uma perspectiva de mercado mais sólida e, consequentemente, mais segura para enfrentar diferentes mudanças.

Os benefícios não param por aí. O treinamento passado ao líderes tende a ser uma fonte de conhecimento para os colaboradores. As conquistas passam então a ter um efeito duradouro, formando uma cadeia crescente de benefício.

Segundo o presidente do IBC, os sete principais benefícios para os empreendedores são:

  • Atendimento das expectativas alinhando objetivos profissionais e pessoais
  • Compreensão de onde está e aonde deseja chegar
  • Ampliação da visão de mercado e oportunidades
  • Aumento da assertividade e velocidade nas decisões
  • Aumento da performance e produtividade
  • Postura e comportamentos positivos
  • Tranquilidade para lidar com desafios, problemas e pressão

A seguir, separamos algumas entrevistas com diversas dicas de coaches renomados no mercado. Assista!

Equilibre vida pessoa e profissional

Eliana Dutra foi a primeira master coach certificada pela Federação Nacional de Coach da América do Sul. Hoje ele é sócia-diretora da PRO-FIT, empresa especializada em coach e treinamento.

Para Eliana, as pessoas estão vivendo hoje um mundo de mudanças. E a grande barreira é o estresse. A falta de equilíbrio entre vida pessoa e vida profissional.

Conversamos com Eliana Dutra no RH-Rio 2018, evento de Gestão e Recursos Humanos que aconteceu no Rio de Janeiro.

Não tenha medo de se autoavaliar

No mesmo evento, também conversamos com José Haddad, palestrante, coach, mentor e escritor, além de especialista em PNL. José fala da importância do autocoaching e da motivação, como a emoção influencia no ambiente corporativo, e como você deve pensar no seu propósito de vida.

“É buscar o seu sentido de utilidade no mundo. E aí precisa responder a pergunta: o que eu estou fazendo aqui? É preciso buscar o seu propósito de vida.”

Exercite sua Inteligência Emocional

Empreendedora há 15 anos, ela é conhecida por ser criadora do programa Mulher Brilhante. Empresária, palestrante, coach e consultora de negócios, Kênia Gama ajuda empreendedores nas esferas emocional e financeira, e no desenvolvimento de uma mente forte e uma autoestima elevada.

Falamos com Kênia no Journey 2018, evento de marketing digital e vendas realizado no Rio de Janeiro. Para ela, a autoestima passa por alguns passos, que é o autoconhecimento, o autodesenvolvimento, a autoaceitação, para então partirmos para a autoestima.

“Quando você acha sua convergência, aí nada te segura.”

Domine a tecnologia da mente

Também no Journey conversamos com Sam Jolen, professor e coach há mais de dez anos, e o fundador do Instituto Elsever. Um dos maiores nomes quando o assunto é PNL (Programação Neurolinguística).

Sua missão é ensinar empreendedores a saber usar o poder da mente. Para Sam, saber usar o seu próprio corpo é algo mágico, e é o que a PNL permite.

“Imagina você acordar em um dia que deu tudo errado, e você conseguir estar com bom humor, feliz e motivado?”

Encontre sua missão e seu propósito

Fernanda Ponzeto foi também uma das nossas entrevistadas no Journey. Ela é fundadora da Ellevari e criadora de uma metodologia exclusiva para identificar e construir propósitos de vida.

“A maior dificuldade do empreendedor é entender qual é a missão dele no negócio. Ele constrói ou quer expandir o negócio, só que verdadeiramente ele não tem uma noção da missão, como projeto de vida.”

Tenha um mindset empreendedor

Quem vê Edgar Ueda hoje, um empreendedor de sucesso, não imagina que ele já quebrou seis vezes. Ele é publicitário e empresário do ramo imobiliário, começou a empreender aos 17 anos, e é também investidor, escritor e palestrante.

“Quando falamos em mindset é como você pode enxergar e conduzir as coisas que acontecem na sua vida. Esse é o primeiro ponto.”

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *