5 características do empreendedor do futuro

Para descobrir o perfil do empreendedor do futuro não é necessário criar uma máquina do tempo propriamente dita. Também não é preciso contratar videntes ou astrólogos.

Apesar de não existirem características perfeitas para tal, saber que há um perfil ideal do empreendedor do futuro pode ajudar os novos empresários a se apresentarem e se destacarem no mercado.

Foi pensando nisso que listamos 5 das dezenas de comportamentos e atitudes que podem ser o diferencial para garantir o sucesso do empreendedor.  Analisando as tendências pode-se ter uma visão clara do que se espera para o mercado brasileiro e internacional nos próximos anos. Por isso, atenção a essa lista!

empreendedor do futuro
O empreendedor do futuro deve estar atento às tendências tecnológicas

De fato, prever o futuro é algo arriscado, mas é possível iniciar um processo de renovação diária, buscando melhoria e desenvolvimento para a organização. Dando um passo de cada vez. Este anseio deve estar na mente do empreendedor do futuro e, além destes, a garra de buscar as competências necessárias para tal evolução.

É válido mencionar que não existe um imaginário do empreendedor perfeito, mas sim convicções e padrões de comportamento que acompanham quem está mais propenso a ter sucesso com seu próprio negócio. Caso não se encaixe em algum atributo mencionado, não desista dos seus sonhos e tente se aprimorar dia após dia. As empresas devem se antecipar e aprimorar as habilidades.

. Você tem perfil empreendedor? Descubra!

Tendências do futuro

Tendência significa inclinação, algo que se move para uma direção já observada previamente.

Pensar em tendência do empreendedorismo é estudar o comportamento das pessoas para planejar os próximos passos.  Estar atento a estas mudanças no mercado faz com que o empreendedor do futuro se destaque na multidão.

Um empreendedor do futuro também é aquele que une diversas características pessoais a um novo modo de fazer negócio. Para ficar claro, ele pensa no amanhã e diariamente encontra chances de inovar, sejam elas relacionadas à tecnologia e até mesmo capacidade para lidar com pessoas.

A tecnologia, por sua vez, é um dos fatores que o empreendedor do futuro não pode negligenciar. Uma tendência de mercado é a sua ampliação, sendo ela utilizada em todos os processos das empresas.

O crescimento de uma organização está totalmente ligado ao uso das novas tecnologias e é isso que se vê desde a Revolução Industrial que mudou o rumo da economia por meio do uso de novas ferramentas.

Inovar: como pensar fora da caixa

empreendedor do futuro deve pensar fora da caixa
Pensar fora da caixa está no perfil do empreendedor do futuro

A criatividade move o empreendedor do futuro e está intrinsecamente ligada à inovação. Inovar é um processo difícil, mas necessário para o crescimento e posicionamento da organização no mercado.

Pode-se citar diversas empresas que, por pensarem fora da caixa, expandiram seus horizontes e, principalmente, aumentaram substancialmente seu lucro.

A Apple, por exemplo, começou a ter sucesso com a venda de computadores. Mas o que já era uma revolução em sua época se tornou muito mais importante após a expansão do negócio: maior investimento em tecnologia, aumento das vendas e criação de novos produtos como os smartphones, Itunes, TV e outros.

Além disso, outra tendência inovadora são as empresas ativistas. Quando relacionadas às causas sociais como o apoio da diversidade, estas organizações geram valor para o cliente pelo fato de criarem uma responsabilidade social e engajar a sociedade, incentivando o surgimento de novos espaços de debate.

Por isso, é importante pensar diferente. A dica é investir em você e em seus futuros colaboradores, seja em cursos de aperfeiçoamento, seminários ou demais eventos relativos à área de atuação.

O empreendedor do futuro deve ter:

Características do empreendedor do futuro

✓ Um propósito bem definido

Sim, no futuro a missão, visão e valores de uma empresa continuarão “na moda”. Apesar de parecer antiquado, o empreendedor que tem ciência da importância de transmitir esse conjunto de aspectos em sua empresa terá mais sucesso, seja interno ou externo, na sua relação com os clientes/público-alvo ou com os funcionários.

✓ Tecnologias digitais no negócio

A internet mudou o modo de consumo da sociedade. Atualize-se e treine os colaboradores para que saibam lidar com isso. Pensar em ideias que sejam trabalhadas online é o ideal para uma empresa do futuro. O objetivo aqui é atrair e facilitar processos de produção, como home office e organização da empresa.

✓ Flexibilidade

Ter autonomia para produzir e gerir seu negócio é essencial. “Liberdade é a alma do negócio”, já diz o ditado. O empreendedor precisa ter independência para trabalhar de onde quiser.

✓ Cuidado com os resultados

O empreendedor do futuro sabe que ficar de olho no desempenho da empresa é essencial para a criação de estratégias como as de marketing de vendas ou publicidade. Acompanhar a produtividade e rapidez da entrega do produto final é determinante para agregar valor à empresa.

✓ Autoconhecimento e autoavaliação 

Estes dois pilares que movem toda organização continuarão existindo. Estude cada passo que a empresa dá e avalie com senso crítico para que nada desande. Utilize também o método de avaliação em si, enxergando os pontos em que deve melhorar.

Não apenas estas, mas dezenas de outras características também se encaixam no perfil do empreendedor do futuro. Às vezes pode parecer que as coisas não andam, mas pode ser apenas a ansiedade falando mais alto.

Tenha paciência com os colaboradores, sabedoria e confiança quando decisões forem tomadas. Escute a opinião dos outros e seja coerente com o que acredita. Assim, tudo dará certo.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *