Brasileira é finalista no Prêmio Empretec, em Genebra

O prêmio Empretec Women in Business Awards 2018 tem uma brasileira como finalista. O reconhecimento é conferido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Comércio (Unctad). A empresária mineira Rosana Marques, fundadora da Ouseuse, vai concorrer ao prêmio entre dez finalistas.

A premiação é concedida a mulheres empreendedoras que tenham participado do Empretec e que transformaram as comunidades onde atuam. O programa Empretec teve início em 1988 e já capacitou 400 mil pessoas em mais de 40 países, com o apoio da Unctad.

Rosana Marques Prêmio Empretec
Rosana Marques, fundadora da Ouseuse, é finalista no Prêmio Empretec

Rosana Marques criou a confecção de moda íntima Ouseuse há 24 anos. Ela teve grande participação no desenvolvimento produtivo e econômico da pequena cidade de Juruaia, no Sul de Minas. O lugar tornou-se um polo da confecção de lingeries.

Premiação na Suíça

A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 25 de outubro, em Genebra, Suíça. Será escolhido o melhor caso de sucesso em empreendedorismo feminino em países em desenvolvimento.

As dez finalistas foram selecionadas entre 50 candidatas de 19 países. As três primeiras colocadas vão ganhar um curso executivo de Marketing Digital pelo IMD Lausanne, com mentoria da MBA Business School de Grenoble, França.

O evento de premiação acontece durante o Fórum Mundial de Investimentos, que vai reunir cerca de 5 mil participantes em Genebra. Rosana é a representante do Brasil, ao lado de mulheres do Uruguai, Equador, Venezuela, Jordânia, Gambia, Índia, Moçambique, Uganda e Zâmbia.

Muito feliz com o convite, Rosana atribui a indicação ao resultado de um trabalho longo que vem sendo desenvolvido por ela e sua equipe nos últimos anos.

“Sem dúvida é uma coroação do nosso esforço. Algo que nos sinaliza que estamos no caminho certo e que nosso empenho não foi em vão. Todo prêmio é motivador. É encorajador no sentido de que vale, sim, muito a pena seguir em frente sendo cada vez mais fiel àquilo que a gente acredita e se propõe a fazer.”

Empresária “cresceu atrás do balcão”

Rosana conta que “cresceu atrás de um balcão”. Seu pai teve vários tipos de comércio e foi assim que ela aprendeu a ter jogo de cintura, a ouvir e a negociar.

Após experiências em uma farmácia e como professora na zona rural, ela começou a vender roupas e abriu um pequeno comércio. Percebendo a necessidade de incrementar a linha de produtos, ela mesma passou a confeccionar lingeries.

Desde a primeira peça, buscou conhecimento sobre os processos, fornecedores e matérias-primas. “Começamos na informalidade, como muitos, enfrentando as dificuldades de todo negócio”, lembra.

Apoio do Sebrae

Rosana e os comerciantes locais se deram conta de que deveriam se unir para fortalecer o setor. Em 1994, criaram uma associação e realizaram a primeira feira de empreendedores.

“O Sebrae nos auxiliou desde o princípio, acreditando e nos encorajando a crescer. Hoje, em Juruaia, não existem empresas grandes dominando o mercado, como vemos em muitos municípios. Mas um polo econômico formado por pequenos empreendimentos que cresceram e ainda permanecem unidos.”

Incentivado pelo Sebrae, o grupo de empreendedores participou do curso Qualidade Total. Em seguida, veio o convite para o Empretec, em 2005.

“Foi a partir daí que começamos a enxergar certas necessidades, como estipular metas e identificar meios de cumpri-las, com segurança e metodologia.”

O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver características de comportamento empreendedor. Também procura identificar novas oportunidades de negócios.

Atualmente, é promovido em cerca de 40 países. No Brasil, é realizado com exclusividade pelo Sebrae desde 1993. Já capacitou 258 mil pessoas em 11 mil turmas distribuídas pelas 27 unidades da Federação. Todo ano, cerca de 10 mil participantes passam pelo Empretec.

Rosana agregou outros produtos ao negócio e não parou mais de crescer. O ano de 2008 marcou o salto da Ouseuse. Hoje ela está presente em todos os estados brasileiros e é comercializada em países como Bélgica, Alemanha, Japão, Portugal, Itália e Grécia.

“Aprendi a delegar tarefas para me dedicar ao crescimento do meu negócio, com coragem e segurança”, conta. Ela planeja aumentar os canais de distribuição e ampliar a presença da grife no mercado externo.

Empresa cidadã

Este ano a Ouseuse recebeu em Nova York um título de reconhecimento por sua atuação como empresa cidadã comprometida com projetos de sustentabilidade e solidários. O projeto Amigas do Peito, que há mais de dez anos atua ajudando mulheres a enfrentarem o tratamento contra o câncer de mama, foi citado.

Sempre atenta ao mercado, ao comportamento de suas clientes e as novas demandas, Rosana foi em busca de um caminho peculiar para a Ouseuse. Aliou modernidade e qualidade dos produtos e sustentabilidade em toda linha de produção. A Ouseuse hoje é uma empresa pioneira na busca por tecidos especiais.

Na compra de matéria-prima de qualquer natureza, a marca dá preferência às empresas que, como ela, possuem responsabilidade ambiental e que não utilizam animais em testes laboratoriais. Para isso, a Ouseuse exige de seus fornecedores produtos com a garantia de processos ambientais e cruelty free, ou seja, que não foram testados em animais.

Tecido ecológico

Vários modelos da linha fitness são confeccionados com tecido ecológico e identificados pelo CO2control. É uma etiqueta ecológica, cujo grupo de tecidos é fabricado com materiais e processos auditáveis de reconhecido esforço na busca pela sustentabilidade na área têxtil.

Este ano a empresa lançou sua linha de camisetas fitness fabricadas com fios obtidos de garrafas pet e com efeito fotossíntese. Todas as estampas existentes nessas peças ganham cores e novos aspectos quando expostas à luz solar.

O fio obtido da garrafa pet é macio e duas vezes mais resistente que o fio 100% algodão. Cada camiseta fitness retira de circulação duas garrafas pets que não mais irão para os aterros sanitários nem ficarão à deriva nos rios e mares.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *