Boas práticas para desenvolver liderança

Segundo o dicionário, liderança quer dizer função, posição ou caráter de líder. Ou, ainda, espírito de chefia, autoridade, ascendência. Mas, você sabia que é possível desenvolver liderança? Sim, existem boas práticas que podem ajudar o empreendedor a criar e aprimorar sua capacidade de liderar.

Muito se fala em liderança hoje em dia. Há os que defendem que se nasce com ela. Já outros apostam em atividades que podem desenvolver a capacidade de liderança.

Para entender melhor sobre o assunto e dar dicas de liderança para você, empreendedor, conversamos com Eduardo Mello. Ele é desenvolvedor de carreiras, consultor, palestrante e CEO do Grupo Melza.

Para Eduardo, a capacidade de liderança está muito ligada à capacidade de administrar conflitos de forma calma e inteligente. A capacidade de entender que mais importante que a figura do líder são os liderados. Só assim o líder terá sucesso.

Boas práticas para você desenvolver liderança
Eduardo Mello, desenvolvedor de carreiras, consultor, palestrante e CEO do Grupo Melza

Chefe ou líder?

Um dos maiores questionamentos do mercado hoje em dia é justamente esse. Você é um chefe ou um líder? Mas, você sabe as diferenças entre eles?

O cargo de chefe de uma equipe, empresa ou grupo de pessoas sempre esteve ligado a seu conhecimento na área e sua forma de organizar e impor as funções. Eduardo lembra que esse cenário já mudou muito.

Não na capacidade de conhecimento do chefe, isso ainda é essencial. Mas na forma de controlar a equipe.

“A figura do chefe é mais ligada ao profissional que se vê como a pessoa que está sempre certa e todos devem seguir. Se o chefe caminha para a beira do penhasco, seus subordinados não devem questionar e vão cair junto com ele. E em muitos casos esse chefe coloca a culpa nos subordinados.”

Segundo Eduardo, o líder tenta pensar na equipe e se colocar no lugar de seus comandados. Sua maior característica é saber ouvir a equipe. “Dessa forma ele pode analisar toda a situação, mudar o rumo de uma estratégia, ensinar sua equipe e manter objetivos realistas e claros para serem atingidos.”

Para Eduardo, o bom líder costuma ter um reconhecimento maior em sua profissão. “Diferente do modelo de chefe, que controla pelo medo, o grande desafio é conquistar o respeito e admiração de sua equipe e clientes”, completa.

Principais características de um líder

“A principal característica de um bom líder é se perguntar o tempo todo”, diz o consultor. Ele também lembra que ninguém tem todas as respostas para tudo que um projeto ou uma gestão englobam.

Além do aprendizado, ele também destaca a qualificação da equipe. “Sempre estar ensinando ou buscando capacitação para todos.”

Outras características de um líder é saber dividir a responsabilidade. “Não existe EU e sim NÓS, mesmo em casos de fracasso. É preciso saber identificar e dividir com a equipe.”

Saber sempre olhar de forma diferente para um mesmo problema é outra característica, até mesmo quando esse problema foi aparentemente solucionado. “É sempre bom revisitar momentos complicados para pensar em outras soluções.”

Por fim, um líder nunca perde a meta de prioridades. “Tanto a sua como líder, como a individual de sua equipe.”

Para o CEO do Grupo Melza, qualquer um pode ser um bom líder. Basta exercitar essas dicas e estar em busca sempre de mais conhecimento.

“Acho que tudo se aprende na vida. Não existe isso de DNA de líder. Existem pessoas que tem uma capacidade melhor para lidar com certas situações. Mas o aprendizado e respeito ao próximo são essenciais.”

Liderança na equipe e na vida

O líder precisa saber sua posição junto à equipe. Ele é o gestor daquelas pessoas e muitas vezes tem que tomar atitudes decisivas. Por exemplo, tomar partido de uma situação, resolver conflitos e até mesmo dispensar alguém.

“Não gosto do estilo de líder que se obriga a sair com a equipe toda hora, estar sempre nas rodas e tomar o famoso chopinho após o expediente. Isso gera muitos problemas nas horas de conflito. Também não é indicado manter-se distante e frio, como o modelo antigo de chefia.

Para Eduardo, é preciso achar um meio termo. “Seja parceiro de sua equipe, amigo quando necessário. Mas nunca deixe que esqueçam quem é o responsável pela empresa ou projeto. E, acima de tudo, nunca seja agressivo com ninguém da equipe.”

Além de empresas e projetos, também há o conceito de desenvolver liderança na vida. Uma espécie de extensão das características do líder para a vida pessoal.

“Você deve sempre ter o pensamento de líder. Seja na vida pessoal ou profissional. Nunca se sabe o que o futuro nos reserva. E se você se destacar no meio em que estiver, a liderança irá recair sobre você.”

4 erros que um líder não pode cometer

Na opinião de Eduardo, existem quatro erros que um líder não pode cometer:

você é um chefe ou um lider ?

Falta de planejamento;

Não saber ouvir sua equipe;

Não dividir conhecimento;

Não ter inteligência emocional para lidar com os momentos críticos.

Além disso, o líder deve receber as críticas a sua liderança sempre de forma aberta. “Ouvir, anotar e depois analisar. É sempre importante conversar com a equipe e expor as críticas.”

Mesmo que o líder não concorde, deve conversar com o grupo de trabalho, explicar se pretende mudar algo ou entender o que levou a equipe a essa crítica.

Aprenda com modelos de liderança

“O maior líder que já acompanhei foi Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos. Com ele aprendi que nem sempre o líder precisa ocupar um cargo de chefia. Muito mais importante é a identificação dos liderados com ele.”

Eduardo conta que Obama sempre o impressionou por sua simplicidade, apesar de ocupar um dos cargos mais importantes do mundo.

Destacando outro exemplo de liderança, o consultor lembra de um estilo completamente diferente: Angela Merkel. “Ela não tem o estilo carismático de Obama, mas seu comprometimento com os objetivos e forma de saber escolher e moldar sua equipe de trabalho são um exemplo.”

Outro nome citado por Eduardo é Steve Jobs. “Apesar de controverso, ele foi responsável por uma revolução no mundo. Suas ideias, a forma de pensar ‘fora da caixa’ compensaram sua arrogância e o tornaram único na história.”

Por fim, ele deixa a indicação de mais um líder inspirador: Martin Luther King. “Apesar de não ter vivido a luta dele, ele não pode ficar fora de uma lista de líderes que admiro. Por toda a sua luta pacífica pela igualdade e a crença no potencial do próximo. É dele uma das frases que levo sempre comigo.”

Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.

10 filmes sobre liderança

Pedimos ao palestrante indicações de filmes sobre liderança. “Sou cinéfilo e adoro o tema. Vou listar aqui meus dez favoritos e com certeza estarei esquecendo algum.”

A Fuga das Galinhas

Apollo 13

Coach Carter – Treino para a Vida

Coração Valente

Duelo de Titãs

Gênio Indomável

Invictus

O Diabo Veste Prada

Sociedade dos Poetas Mortos

Um Sonho de Liberdade

5 livros sobre liderança

Já para quem prefere uma boa leitura, Eduardo preparou também uma lista de livros sobre liderança. “Outra lista difícil, mas esses não podem faltar na estante de nenhum líder”.

O 8º Hábito (Stephen R. Covey)

A Essência do Líder (Warren Bennis)

O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

O Gerente Minuto (Kenneth Blanchard e Spencer Johnson)

Apesar de serem conceitos diferentes, Eduardo ressalta que liderança e empreendedorismo andam de mãos dadas. Um completa o outro.

“A liderança é o ponto máximo do desejo do empreendedor. Ele necessita ser um bom líder para ter sucesso no mercado. Da mesma forma que o líder precisa da visão estratégica e inovadora que só o bom empreendedor consegue ter.”

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *