As habilidades que as empresas mais precisam em 2019

Muito já se fala em “profissional do futuro”. É certo que o mercado de trabalho mudou, a transformação é constante, e vivemos um período de virada, em que essas transformações acontecem em velocidade acelerada, muitas vezes difícil de acompanhar.

Como, então, estar preparado e capacitado para o mercado de trabalho atual? Mais que isso, como estar apto a ter sucesso no mercado de um futuro não tão distante?

Para tentar responder a essas questões, o Linkedin listou, a partir de dados exclusivos da rede, as habilidades que as empresas mais precisam em 2019.

A relação inclui cinco habilidades interpessoais, as soft skills. Na lista completa também estão disponíveis 25 habilidades técnicas, as hard skills.

As habilidades que as empresas mais precisam em 2019

Agora, é uma corrida contra o tempo para aprender e se qualificar cada vez mais nessas áreas, para não ficar de fora do mercado de trabalho.

Em que habilidades focar?

Aliás, janeiro é um ótimo período para isso, não acha? Início de ano é época de fazer planejamento, estipular metas, se matricular em novos cursos para aprender coisas novas ao longo do ano.

De acordo com dados do LinkedIn, há pelo menos 50 mil habilidades profissionais no mundo. E aí fica a dúvida: dessas 50 mil habilidades, em quais focar?

Uma boa resposta seria: nas que serão mais demandadas pelas empresas e que, consequentemente, contarão com mais oportunidades em 2019.

A lista elaborada pelo Linkedin traz as habilidades que os líderes consideram mais valiosas, mas têm dificuldade em encontrar nos profissionais.

É um verdadeiro “caminho das pedras” para quem quer melhorar profissionalmente e sair na frente na corrida por uma boa posição no mercado.

Habilidades Sociais ou Interpessoais

As chamadas “soft skills” estão cada vez mais valorizadas. Vai dizer que você não reparou um aumento considerável do requisito “capacidade de trabalhar em equipe” nas vagas por aí?

Profissionais com habilidades interpessoais estão ganhando cada vez mais valor nas empresas.

É até meio contraditório: em um mundo em que a Inteligência Artificial está dominando e, junto a ela, o medo de sermos “substituídos” por robôs, justamente nossas capacidades humanas é que estão fazendo a diferença.

Prova disso é que 57% dos líderes seniores dizem que as habilidades sociais são mais importantes que as habilidades técnicas.

Diante disso, vamos à lista do Linkedin, com as cinco soft skills que as empresas mais precisam em 2019. A rede também explicou por que tal habilidade é importante, em uma frase.

1. Criatividade

Por que é importante, em uma frase: embora os robôs sejam ótimos para otimizar ideias antigas, as empresas precisam mais de funcionários criativos que possam criar as soluções do futuro.

Falando em Criatividade, vale a pena assistir à nossa entrevista com com Murilo Gun, especialista no assunto, no Fire Festival:

2. Persuasão

Por que é importante, em uma frase: ter um ótimo produto, uma ótima plataforma ou um ótimo conceito é uma coisa, mas a chave é persuadir as pessoas a comprarem isso.

3. Colaboração

Por que é importante, em uma frase: à medida que os projetos se tornam cada vez mais complexos e globais na era da IA, a colaboração efetiva só se torna mais importante.

4. Adaptabilidade

Por que é importante, em uma frase: uma mente adaptável é uma ferramenta essencial para navegar no mundo atual em constante mudança, já que as soluções de ontem não resolverão os problemas de amanhã.

5. Gestão do Tempo

Por que é importante, em uma frase: uma habilidade atemporal, dominar a gestão do tempo hoje lhe servirá para o resto da sua carreira.

E aí, você está preparado para se destacar no mercado de trabalho em 2019?

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *