Análise Swot: como fazer a análise estratégica da sua empresa

A análise Swot é muito utilizada no planejamento estratégico das empresas ou de novos projetos, pois consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca. Swot é uma sigla em inglês que significa:

→ S – Forças (Strengths)
→ W – Fraquezas (Weakness)
→ O – Oportunidades (Opportunities)
→ T – Ameaças (Threats)

Aqui no Brasil, muitas pessoas conhecem essa estratégia como FOFA.

análise swot
Análise SWOT é uma ótima ferramenta para se preparar para o imprevisto

A análise Swot serve para auxiliar na hora das decisões, embasando-as. Com ela podemos traçar um diagnóstico completo sobre a empresa, o que reduz os riscos na hora de dar um passo importante.

Essa análise ajuda na hora de conhecer profundamente o cenário, compreender a posição em relação aos concorrentes, antecipar-se a movimentos externos e indicar alternativas de ação.

Como fazer a análise Swot?

Para realizar a análise Swot é necessário dividir a sua empresa em dois ambientes diferentes: interno e externo. A análise do ambiente interno é que determina suas forças e fraquezas e a do ambiente externo é que possibilita a definição das oportunidades e ameaças.

Ambiente Interno – É tudo aquilo sobre o qual a empresa tem controle. Todos os fatores sobre os quais é possível intervir são parte do ambiente interno, como seu pessoal, maquinário, políticas de vendas, tecnologias empregadas, softwares e sistemas de gestão, frotas de veículos, rede de filiais, carteiras de clientes, a cultura organizacional, capacidade de investimento e etc.

Pontos fortes e fracos da empresa – São fatores que a colocam em vantagem ou desvantagem em relação à concorrência. Exemplo: um hotel que tem uma excelente localização de frente para o mar e com facilidade de acesso pode considerar isso como forças. Agora imagine uma fábrica de alimentos enlatados que se localiza muito distante dos grandes centros e por isso tem custos de transporte elevados. Isso é uma fraqueza. A empresa que está ciente de suas fraquezas pode tomar atitudes para contorná-las.

Ambiente Externo – É tudo aquilo que a empresa não tem controle: clima, taxa de juros, mudanças de legislação, câmbio, desastres naturais, políticas ambientais, guerras, embargos econômicos, crises econômicas, eleições e etc.

Oportunidade – É tudo aquilo que o cenário dá de positivo para a empresa. Exemplo: uma rede de hotéis encara como uma grande oportunidade um evento como o Carnaval. Enquanto isso, as ameaças são todos os elementos ou conjunturas que criam um ambiente desfavorável para a empresa (e sobre os quais a empresa não tem controle). São ameaças para o negócio. No caso do hotel, uma temporada de fortes tempestades e clima ruim são ameaças.

. O que é Endomarketing? Saiba como usar

. Videos gratuitos de administração

Passo a passo da Análise Swot

  • Defina suas forças
  • Determine suas fraquezas
  • Liste as oportunidades
  • Enumere as ameaças
  • Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura abaixo

Vamos utilizar o exemplo da rede de hotéis no Carnaval:

análise swot

Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:

  • Forças podem potencializar quais oportunidades
  • Forças podem combater quais ameaças
  • Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades
  • Fraquezas podem potencializar quais ameaças

Levando em conta as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do nosso hotel, chegamos às seguinte estratégias:

  • Aproveitar a oportunidade da alta do dólar para criar pacotes internacionais com preços que compensem a fraqueza dos altos custos operacionais;
  • Aproveitar as forças da gastronomia e atividades indoor para atrair e encantar os hóspedes que se sentirem prejudicados pelas ameaças do clima e do transporte precário;
  • Criar um programa de capacitação dos funcionários para diminuir a fraqueza do atendimento e aproveitar melhor a oportunidade.

É preciso ser realista e objetivo na hora de preencher os campos. Portanto, evite listas longas e dê prioridade ao que realmente importa no seu negócio. Agora que já sabe o que é Análise Swot, reúna a sua equipe e discuta. Resultados melhores surgirão para vocês!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *