Alugar ou comprar um ponto comercial?

Assim como escolher um lugar para morar, a escolha por um espaço para instalar uma empresa não é uma tarefa fácil. A busca por um ponto comercial deve levar em consideração alguns critérios que também se aplicam a seleção de uma imóvel residencial. Mais do que ir pela intuição, é preciso estar atento aos detalhes e pesquisar muito sobre antes de fechar negócio.

ponto comercial
Assim como a escolha de um imóvel residencial, o ponto comercial requer atenção a alguns detalhes

Localização, características da vizinhança e atendimento de serviços como luz, água, esgoto e telefone são alguns critérios que precisam ser analisados por quem está pensando alugar ou comprar um espaço. Além destes, é preciso avaliar a capacidade do local, se é de fácil acesso, se tem estacionamentos próximo, visibilidade e se é bem atendido por transportes coletivos.

. Como escolher o melhor ponto para sua loja física

Erros comuns ao avaliar o ponto comercial

Tanto para aqueles que estão montando uma empresa quanto para os que já tem uma certa experiência na área, o primeiro passo antes de sair a procura do lugar ideal é quais são as reais necessidades da sua empresa. Afinal, de nada adianta oferecer o produto certo, com preço bom e uma estratégia de venda boa se o lugar não for adequado para o seu negócio.

Confira, abaixo, cinco erros comuns na hora de avaliar o ponto comercial

  • Adaptação
    Antes de ir pesquisar o novo espaço, tenha em mente as particularidades do seu empreendimento. Um grande erro é tentar adaptar seu negócio às caraterísticas do ponto comercial que encontrou.
  • Ansiedade
    Assim como em qualquer outra decisão que formos tomar em nossa vida, o excesso de ansiedade pode fazer você se precipitar e, consequentemente, atrapalhar a negociação.
  • Poucas indicações
    Vá atrás de pessoas que possam te dar boas recomendações de espaços disponíveis para alugar ou vender. Quanto mais opções tiver, mais fácil será a avaliação.
  • Considerar somente o valor do aluguel ou da compra
    É preciso avaliar os custos extras como possíveis reformas, aquisição de móveis novos, pagamento de funcionários, entre outros.
  • Comprar o ponto pensando em vendê-lo
    É um equívoco pensar em comprar um ponto para depois vendê-lo por um valor maior. A aquisição de um imóvel comercial deve ser pensada como uma oportunidade para fazer a sua empresa crescer e não como um investimento.
ponto-comercial-compra-venda
A escolha por alugar ou comprar um ponto comercial depende muito do objetivo da empresa

Vantagens e desvantagens da compra

Se você ainda está em dúvida, listamos, abaixo, algumas vantagens e desvantagens. No entanto, lembre-se que a decisão adequada varia de acordo com o tamanho da sua empresa e com o seu objetivo.

Vantagens

  • Economia
    O metro quadrado dos imóveis comerciais são mais caros. Consequentemente, o aluguel fica mais caro também.
  • Investimento
    Mesmo que você passe anos no aluguel, isso não significa nenhum retorno. Por outro lado, na compra, após um grande investimento, o imóvel será patrimônio da empresa.
  • Estabilidade
    Quando se possui um imóvel, a empresa não refém da instabilidade imobiliária e não sofrerá com a alta dos alugueis.

Desvantagens

  • Falta de mobilidade
    Para as empresas que dependem da movimentação de uma área, a compra pode não ser a melhor opção. A movimentação pode passar para outro bairro ou área da cidade e a empresa terá que acompanhar as mudanças.
  • Alto investimento
    Os imóveis custam caro. Para empresas novas ou com pouco tempo de existência a melhor opção é o aluguel até que haja uma estabilidade financeira.
  • Desvalorização
    Assim como um imóvel valoriza, ele também pode desvalorizar após a compra. Na hora da compra, considere se é o melhor momento e se a área é uma boa opção para o investimento.
Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *