Alfredo Soares dá dicas para se diferenciar no ecommerce

Designer, marqueteiro e publicitário, Alfredo Soares fundou a startup XTech Commerce. Três anos depois, vendeu a empresa por R$14 milhões. Hoje ele é referência no mundo das lojas virtuais e, no vídeo abaixo, dá valiosas dicas para quem quer se destacar com um ecommerce.

Conversamos com Alfredo no Carioca Valley Day, evento que aconteceu no Rio de Janeiro, voltado para empreendedores.

Quem ouve essa história de criar uma startup e vender por milhões depois de três anos pode pensar que foi fácil.  Mas, na verdade, como conta Alfredo, foram, pelo menos, 12 anos se formando como empreendedor.

Muito trabalho e muito aprendizado para, dentro de um negócio, identificar uma oportunidade e acertar a mão, na estratégia de marketing, vendas, distribuição, fidelização do cliente, processos, entre outros pontos.

“E posicionar a empresa de uma forma certa no mercado, identificar uma janela e conseguir não fazer uma venda, mas juntar o nosso sonho a um sonho maior, que é o sonho da VTex. É começar uma nova história junto a eles, que é globalizar a empresa, internacionalizar com mais estrutura e mais recursos, junto a uma família nova. Está sendo super legal essa experiência.”

Lições de empreendedorismo

Para Alfredo, o empreendedor tem duas lições importantes pela frente. “Eu aprendi isso na minha trajetória e acho muito importante.”

1) Você não é um inventor

Primeiro, todo empreendedor deve ter consciência de que não é um inventor. E, sim, um inovador. “Essa é a grande corrida. O empreendedor tem uma ansiedade de querer inventar algo, quando na verdade a grande função dele é inovar. E a inovação não está na tecnologia, está no modelo de negócio.”

2) Você não precisa ser empresário

Outro ponto é que o empreendedor não precisa ser empresário. “Pode ser o estagiário, pode ser a pessoa que está ali junto ao empresário, pode ser um funcionário. A pessoa para ser empreendedora tem de ser empreendedora na vida dela. Tem que querer ser criativa, tem que resolver algo.”

Apesar de ainda jovem, Alfredo já carrega uma vasta bagagem de empreendedor. Segundo ele, tudo hoje é mais competitivo. O mercado, a faculdade, tudo.

“A velocidade da comunicação deixou as coisas muito mais competitivas, muito mais acessíveis. Hoje, a pessoa que não é empreendedora, que não se coloca nessa posição, acaba nem participando dessa competição.”

Dicas para o mercado de ecommerce

A primeira dica que Alfredo destaca para quem quer entrar no mercado de ecommerce é entender que “não importa o que você vende, mas sim para quem você vende”.

Confira mais algumas dicas valiosas que ele citou na nossa conversa:

Entenda muito bem seu público.

Entenda muito bem os canais de divulgação que você vai usar para atrair para o seu site.

 Não cometa um erro muito clássico, de achar que a internet é um canal onde você tem que vender 24 horas e para o Brasil inteiro.

É melhor você ter o ecommerce mais famoso do seu bairro, da sua cidade, do seu estado, do que ter o menor ecommerce da internet.

⇒ O ecommerce é um canal, e o que vai determinar o tamanho dele é o público que você vai levar até ele.

 Prepare-se para ter o ecommerce e crie uma estratégia com a qual você consiga atual localmente, fica muito mais fácil.

Seu dinheiro vai ter muito mais valor quando você diminui sua área de atuação, quando você nicha, segmenta.

Execute, vá para a prática.

Crie a loja mais famosa do bairro, depois da cidade, depois do estado, e assim vai crescendo.

“Eu vejo histórias de sucesso diariamente, quando as pessoas conseguem pensar dessa forma. É um pouco diminuir o sonho, mas aumentar a intensidade, aumentar a tração. É importante faturar milhões, mas é importante ter lucro.”

“Crescer 1% por dia, 300% por ano”

Quando perguntamos o segredo do sucesso a Alfredo, ele responde rápido: “Muito trabalho. Foi muita execução”.

Hoje em dia as pessoas ficam muito preocupadas em levantar dinheiro, em ter um power point bonito. Tem que fazer rápido, errar rápido, aprender rápido e refazer rápido. Isso é um ciclo diário.

Para ele, não existe uma fórmula mágica. Existem metodologias que você precisa aplicar e adaptar a cada mercado, cada tendência, cada momento. Alfredo lembra que antigamente, um CEO tomava uma decisão que durava 10 ou 20 anos. Mas hoje, essa decisão dura, no máximo, um ano.

“Eu falo para o meu time que a nossa visão dura um ano e a nossa missão tem de ser diária. São pensamentos do tipo que vão fazendo a gente crescer 1% por dia. Só que crescendo 1% por dia, você cresce 300% por ano. É isso que a gente quer construir hoje, um negócio escalável, que é o sonho de todo empreendedor.”

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *