Aceleração para empreendedores: inscrições abertas

Poder contar com a ajuda de quem entende do assunto é ótimo, não é? Pois estão abertas as inscrições em um programa de aceleração para empreendedores que pode te ajudar! Estamos falando do Programa de Pré-Aceleração do Polén, polo de inovação da Unisuam, no Rio de Janeiro.

O Pólen tem o objetivo de ser um incentivador do processo de inovação e empreendedorismo. Eles procuram gerar um ciclo virtuoso de transformação social por meio do empreendedorismo, unindo toda a estrutura acadêmica do centro universitário.

Polén aceleração para empreendedores 2

Veja o que afirma Tiago Ribeiro, gerente de Pesquisa e Extensão:

O Polén é um espaço de construção de projetos de vida e tem como finalidade despertar o espírito empreendedor e incentivar à criação de novas startups. Hoje este espaço está aberto para todo tipo de negócio e acessível a qualquer empreendedor.

Como funciona o programa?

A proposta é possibilitar que o empreendedor tenha uma visão e estruturação do negócio, por meio de encontros que abordam desde a modelagem do negócio até a apresentação do empreendimento e do projeto para os investidores.

O Programa de Pré-Aceleração, com duração de quatro meses, acontece uma vez ao ano e contempla o acesso a um espaço de coworking, metodologias e ferramentas para auxiliar no desenvolvimento do modelo de negócio e na sua solução.

A ideia é que todos saiam desse processo com um MVP, o Mínimo Produto Viável, e possam avançar para uma próxima etapa.

Características da Pré-Aceleração

⇒ O programa é composto por dois encontros semanais e presenciais, que acontecerão de maio a outubro, tendo duas horas de duração.

⇒ Serão convidados empresários que retratarão, por meio de palestras, as suas experiências profissionais para que os alunos e os novos empreendedores possam se inspirar e se preparar para os seus desafios.

⇒ Professores e profissionais serão convocados para tratar de temas como: técnicas de pitch, inovação, planejamento, modelagem de negócios, planos de negócios e linhas de financiamento existentes, além do tema “Trajetória de vida empreendedora”.

⇒ Os professores e profissionais envolvidos serão empresários de competência reconhecida no mundo empresarial. Os segmentos de atuação dos palestrantes poderão variar em: economia criativa, gastronomia, tecnologia, social, ambiental, entre outros.

⇒ Serão aplicadas de aulas e processos de aprendizagem em que os participantes poderão traçar os seus planos de vida de acordo com os seus planos e modelagem de negócios. Eles vivenciarão a dinâmica de trabalho em equipe durante a concepção e prototipagem do seu negócio.

⇒ Ao longo do programa, os participantes poderão recorrer à equipe do Pólen, que estará disponível, de segunda a sexta-feira, para esclarecer dúvidas relacionadas às ideias desenvolvidas, bem como dar orientações sobre o plano de negócio.

Apresentação dos projetos no Demo Day

Os participantes desenvolverão Sumário Executivo, Canvas e Pitch, que serão apresentados para uma banca de avaliação composta por empresários, investidores e especialistas.

Esses profissionais vão considerar os seguintes critérios de classificação:

  • Grau de inovação do empreendimento;
  • Viabilidade econômica;
  • Potencial de crescimento com base na análise de mercado e grau de competitividade;
  • Sustentabilidade;
  • Viabilidade técnica;
  • Responsabilidade social.

Depois dessa avaliação, os finalistas irão apresentar os seus projetos no evento principal do programa, denominado Demo Day. Todos os alunos que participarem de 75% do programa, o que compreende a média de 30 palestras, receberão certificado de participação do Pólen/Unisuam, que poderá ser utilizado para obtenção de horas de Atividade Complementar.

Cronograma da aceleração para empreendedores

Os participantes vão passar pelas seguintes etapas:

1) Preenchimento do formulário no site – Dados pessoais e informações complementares.

2) Entrevista individual – Feita depois da triagem dos formulários, para que o candidato exponha seu negócio ou ideia a ser desenvolvida pelo nosso programa.

3) Demo Day – Oportunidade para apresentação das ideias para a banca de jurados, sendo que as 50 melhores farão parte do Programa de Pré-Aceleração que o Pólen oferece.

4) Resultado para ingresso na aceleração – Divulgado no site do programa e enviado por e-mail.
Aceleração – Etapa em que ocorrem os encontros e capacitações, além da incubação dos três melhores negócios.

Quem pode participar?

Polén aceleração para empreendedores

Até o dia 6 de abril, estão abertas as inscrições para o Programa de Pré-Aceleração do Polén. Para se inscrever é necessário acessar o site, clicar no menu Pré-aceleração e preencher o formulário.

Os pré-requisitos são: ser morador da cidade do Rio de Janeiro, ter o ensino médio completo e muita vontade de abrir um negócio próprio.

“Não é necessário ser aluno da Unisuam e para participar basta ter uma ideia com desejo de fazer acontecer. Todos estão convidados a apresentarem seus projetos”, convida Tiago Ribeiro.

E o que você ganha?

Ao fim do programa, uma banca formada por investidores escolhe os três melhores projetos para continuidade na Incubação do Pólen. Os premiados poderão ocupar, por seis meses, o espaço no coworking do Pólen e consultorias específicas por segmento de negócio, além de mentorias específicas.

Todos os alunos que participarem do projeto terão o compromisso do give back. Ou seja, para as próximas edições “apadrinharão” outros empreendedores na jornada.

E aí, anima participar?

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *