O que aprender com a mulher por trás do Magazine Luiza

Luiza Helena Trajano. Talvez você nunca tenha escutado esse nome. Mas, com certeza, já ouviu falar do empreendimento comandado por ela: a rede de lojas varejistas Magazine Luiza, presente na maioria dos estados brasileiros.

Há 27 anos à frente da empresa, Luiza é conhecida como Dona Luizinha. Ela é um exemplo para os empreendedores que almejam o sucesso através de uma liderança firme e eficaz. Entrou para os negócios de sua família quando atingiu a maioridade. Na época, a Magazine Luiza era apenas uma rede de lojas em Franca, no interior de São Paulo.

luiza helena trajano
Luiza Helena Trajano, CEO da Maganize Luiza (Foto: Reprodução/LinkedIn)

Com muito esforço e dedicação, ela passou por todas as áreas da empresa até chegar ao topo e se transformar em CEO. Aos poucos, Luiza Trajano foi implantando formas inovadoras no mercado para comandar um empreendimento.

Resultado: a Magazine Luiza é, hoje, umas das maiores e mais conceituadas lojas no setor varejista. Disputa o público, de igual para igual, com Casas Bahia, Lojas Americanas e Ponto Frio.

Política de valorização do cliente e do funcionário

Um dos maiores motivos do seu sucesso como empreendedora é a proximidade que possui com o consumidor e com seus funcionários. Mesmo estando no topo da empresa, Luiza visita pessoalmente suas lojas. Ela conversa com vendedores e clientes, responde e-mails e até soluciona problemas de troca.

Quando se pretende vender um produto, nada pode ser mais importante do que conhecer seus clientes. Afinal, o serviço prestado pela empresa, em tese, é a solução, a alternativa para um problema do consumidor.

Além de manter a proximidade com os clientes da loja, Luiza Trajano também procura ter um bom relacionamento com seus funcionários. A Magazine Luiza não se tornaria uma das maiores redes varejistas do mundo se não fossem os trabalhadores. E sua líder sabe muito bem disso.

Ela implantou o modelo de gestão humano, baseado na valorização de sua força de trabalho. Quando um funcionário se sente valorizado, com autonomia para sugerir ideias e contribuir para o crescimento da empresa, todos ganham. Assim é possível contar com 100% do esforço para atingir os resultados esperados.

Toda organização deve enxergar o funcionário como um empreendedor. – Luiza Helena Trajano

Ela ainda investe em uma política de bonificação, em que os colaboradores também participam dos lucros do negócio. Não é à toa que nos anos 2000, a Magazine Luiza foi escolhida como uma das melhores empresas para se trabalhar. A pesquisa foi desenvolvida pela Revista Exame em parceria com o Instituto Great Place to Work.

Mas, como surgiu o Magazine Luiza?

Você deve estar pensando que o nome da rede de lojas varejista é uma referência a sua CEO. Mas, na verdade, é uma homenagem à tia, Luiza Trajano, que fundou a Magazine Luiza, em 1957, junto ao marido Pelegrino José Donato.

No começo de tudo, eles compraram uma pequena loja de presentes. Conhecida como “A Cristaleira”, estava localizada na cidade de Franca/SP. O nome Magazine Luiza surgiu através de um concurso cultural promovido por uma rádio local.

O que mostra que, desde o início, a interação e proximidade com o cliente fazem parte da identidade da empresa. São mesmo seus diferenciais. Em 1974, foi inaugurada a primeira grande loja de departamentos. Em pouco tempo, a pequena loja do interior de São Paulo se tornou uma rede conhecida em todo país.

E-commerce da Magazine Luiza

Dois acontecimentos foram decisivos para o processo de expansão da empresa, nos anos 90. A criação da Holding LTD, fundada para gerir e acelerar a expansão do grupo, e a nomeação de Luiza Helena Trajano como líder da rede de lojas.

Graduada em Direito, Luiza começou a sua história no grupo aos 12 anos, quando já trabalhava de balconista durante suas férias. Ao assumir a empresa, depois de ter passado por diversos setores, ela escolheu o modelo de gestão mais humano, descentralizando o poder para evitar que egos familiares pudessem atrapalhar o desenvolvimento da organização.

A trajetória de sucesso de Luiza Helena Trajano

No decorrer de sua gestão, Luiza implantou uma série de novidades no mercado, como a loja e-commerce, em 1999. Comprar sem a necessidade de exposição dos produtos e estoque era uma inovação, na época.

Era o primeiro modelo de comércio eletrônico de todo o país, o que tornou a Magazine Luiza um dos maiores representantes desse tipo de venda.

Durante a gestão de Luiza Trajano, a empresa também passou a investir em grandes promoções. Uma delas é a “Só Amanhã”, um modelo que passou a ser utilizado por diversas lojas do seguimento, que consiste na venda de diversos produtos por um preço bem abaixo do mercado. Porém, em apenas por um dia.

Outra foi a “Liquidação Fantástica”, realizada nos primeiros dias de janeiro. Nesse saldão, todos os produtos teriam um desconto de até 70%, no entanto, os consumidores só poderiam levar aqueles que conseguissem carregar.

Todas as ideias inovadoras, modelos de negócios humano e com valorização dos clientes e funcionários, fazem da Magazine Luiza um empreendimento de sucesso.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *