7 tendências da Educação do futuro

A EdTech Conference 2019 aconteceu em São Paulo no último dia 21. Nosso professor Pedro Carnevale foi conferir o evento, organizado pela Startse.

Ele reuniu sete insights falados na conferência, apontados como tendências da Educação do futuro. Confira!

1. Mudança dos papéis

“Os papéis estão mudança completamente. E quando falo dos papéis, estou falando do papel das instituições de ensino, dos professores e também dos alunos. Qual o papel do professor tradicional? Ele é um educador que literalmente ensina, entrega conteúdo. A proposta de hoje com o novo modelo educacional, o entendimento é que esse novo papel do professor seja de mediador no alcance do conhecimento escolhido pelo aluno.”

2. Tempo integral X Educação integral

“Educação em tempo integral é muito diferente de educação integral. Na primeira, o aluno passa o tempo inteiro na escola. Quando falamos de educação integral, é ele estar vivenciando todo o tempo o conteúdo que interessa a ele e gerando desenvolvimento, se educando, não necessariamente o tempo todo dentro da escola.”

3. Oportunidade na rede pública

“De 210 milhões de habitantes que temos aqui no Brasil, 53 milhões são da educação básica. E pasmem, 88% desse número compõem a rede pública de ensino. Por que eu enxergo isso como uma oportunidade? Porque a rede pública é quem mais sofre com o modelo defasado de sistema educacional. Oferecer para a rede pública soluções, ferramentas, novas tecnologias e novas saídas é uma baita oportunidade para quem pensa em empreender.”

4. O professor do futuro

“Como preparar os professores para o novo modelo educacional? A conexão socioemocional com o aluno é o que vai diferir a capacidade do professor de entregar o conteúdo na condição de mediador. Ele vai ser um facilitador do conteúdo que o aluno está buscando.”

5. Novo modelo educacional

“O novo modelo educacional fala de projeto de vida. [O aluno] Fazer essas escolhas entendendo que o que ele vai absorver de aprendizado e o que ele vai entregar para o mundo, de preferência, esteja intimamente ligado ao propósito, de forma que ele possa viver o propósito dele e utilizar isso para mudar o mundo.”

6. Presencial X Online

“A ideia é que no futuro próximo o modelo de ensino presencial seja usado de maneira mais qualitativa, de forma que ele sirva apenas para debater cases e tirar dúvidas com especialistas. Esse momento presencial vai ter um viés muito mais prático do que teórico.”

7. Personalização de conteúdo e feedbacks constantes

“O feedback participa a todo momento da construção e da continuidade do aprendizado. Porque entender o desempenho do aluno sobre mais interesse em assunto X ou menos interesse em assunto Y vai dar um norte ao mediador para ajudar o aluno a se direcionar ao tema de maior interesse dele. É isso que vai fazer com que ele tenha mais qualidade e aprenda mais e melhor.”

One Comment
  1. A educação do futuro passa pelo design instrucional criando cursos em qualquer ferramenta ou mesmo presencial. Cabe dizer que não importa a ferramenta ou plataforma o professor será o direcionador da reflexão pedagogica para atingir a fixação dos conteudos. Veja o que dizem os videos do Instituto de Desenho Instrucional

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *