7 lições valiosas de empresas de sucesso no mundo

Empresas de sucesso no mundo podem deixar valiosas lições. Até chegarem ao topo, enfrentaram dificuldades. Algumas até chegaram a fracassar, como foi o caso da Nintendo. A marca declinou depois do Playstation da Sony e do Xbox da Microsoft. Mas deu a volta por cima lançando novidades, como o Nintendo DS e Nintendo Wii. O segundo já vendeu mais de 100 milhões de unidades.

Adriano Nodari, especialista em consultoria financeira, acredita que estudar cases de empresas de sucesso pode ser uma importante ferramenta para empreendedores que querem se destacar no mercado.

“É possível ver o que já deu errado nessas empresas e que deve ser evitado, e o que deu certo que pode ser inspirador. Seja na criação de um produto ou na inovação em alguns dos processos dentro da empresa. Mergulhar no mundo corporativo e conhecer as trajetórias de grandes empresas é fundamental para negócios que estão começando. Além de ensinar, inspira.”

Segundo ele, se estudarmos os principais cases de sucesso veremos que todos os empreendedores enfrentaram alguns problemas. O segredo é não tirar o foco do objetivo.

“A ideia do seu negócio e o quanto acredita nele deve estar acima de qualquer dificuldade que exista ou que pode vir a surgir. Se algo der errado, conserte, motive-se e jamais desista. Essa é a grande lição das empresas que estão no topo.”

startups de sucesso

Que lições empresas de sucesso deixam?

Quem deixa ensinamentos para os negócios que estão começando são empreendedores que fazem a diferença. Em 2017, a Endeavor Brasil, em parceria com o Sebrae, realizou o Day 1. Participaram 1.200 pessoas, sob a temática do que os empreendedores consideram o “ponto de virada para o sucesso”.

Não há idade para empreender e reinventar. O McDonald’s, umas maiores empresas de sucesso no mundo, é prova disso. É uma marca cultural e símbolo americano. Foi fundada em San Bernardino, Califórnia, pelos irmãos McDonald, e vendida a Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milk shake. Aos 52 anos, Kroc transformou a lanchonete local em um sucesso mundial.

Consumidores podem ser a sua principal publicidade. É nisso que acreditava Steve Jobs, que focava no design dos produtos, na facilidade de uso e na “previsão” do que as pessoas realmente queriam ou precisavam. Aliás, uma das frases mais famosas de Jobs é: “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”.

Empresas de sucesso no Brasil que estão entre as mais importantes do mundo também têm muito a ensinar. Quais lições devem ser tiradas desses negócios bem-sucedidos? Segundo Nodari, a primeira lição é: preste atenção nos seus conterrâneos.

“Não precisa ir tão longe para encontrar valiosas lições de empreendedores. Muitos deles são brasileiros. Temos hoje grandes cases de sucesso como Nubank, 99, Bov Control e etc. Por que estão dando tão certo? É isso que deve ser tomado como lição.”

7 ensinamentos de empresas de sucesso

O sucesso pode estar na simplicidade – O Google é uma das maiores empresas de sucesso no mundo. E a ideia dessa marca surgiu de um simples projeto pensado por universitários, que tinham o objetivo de tornar a navegação na internet mais fácil. O foco da empresa foi dar aos usuários o que precisavam naquele momento.

Atendimento excelente – Walt Disney quis que a Disney representasse algo único e mágico, e conseguiu. A qualidade do atendimento é mencionada como fantástica. A empresa valoriza imensamente todas as pessoas envolvidas em processos internos, e claro, o público que consome os seus produtos.

Paixão deve mover o empreendedor – É no que acredita César Helou, diretor presidente da Piracanjuba. Para que os produtos estejam entre os preferidos do consumidor, a empresa aposta no fator humano como decisivo para o sucesso de seus negócios.

Ter um processo próprio que funcione – Na área do agronegócio, a Sementes Goiás é considerada “a melhor em sementes”. A empresa tem uma política de dar ao cliente o “poder de fogo” nas decisões de compra de insumos. Pode pagar no final da safra, pagar em dólar ou em real, trocar por outros produtos como milho ou soja. Ou seja, a empresa desenvolveu um processo próprio que funciona e só alavanca as vendas.

Liderança consciente – Dentre as empresas de sucesso no Brasil está o café do Grupo 3 Corações. Presidida por Pedro Lima, a empresa é líder de mercado no Brasil. Para o empreendedor, manter-se na liderança é tão difícil quanto chegar ao topo. Para se manter no mercado, ele pensa sempre em oferecer o melhor aos clientes.

Faça o que sabe fazer – Essa é uma dica da empreendedora Paola Carosella, dona do Restaurante Arturito. A cozinheira fez um empréstimo de R$ 2 milhões, comprou a parte dos antigos sócios e se desafiou na chefia do restaurante. Além do Arturito, a chef é dona do La Guapa, especializado em empanadas.

Não existe sonho impossível – Caio Bonatto é criador da Tecverde, uma empresa que utiliza blocos pré-fabricados de madeira para obras mais rápidas e sustentáveis. Ele começou em um lugar minúsculo e com pouco dinheiro. O segredo do sucesso, segundo Bonatto, é trabalhar muito e acreditar que não existem sonhos impossíveis.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *