5 formas de se preparar para as novas tendências de consumo

As novas tendências de consumo estão cada vez mais em alta e têm gerado impactos diversos para o segmento do varejo. Tanto o físico quanto o online. Diante desse forte movimento, onde os consumidores estão cada vez mais exigentes, as companhias estão tendo que se adaptar a essa nova era de hábitos de consumo.

O investimento em conexões positivas com os clientes têm sido o grande diferencial das redes que já fazem parte deste novo cenário do consumo.

formas de se preparar para as novas tendências de consumo

Especialista em varejo, Marco Quintarelli destaca a importância de os varejistas se adaptarem à mudança de hábitos dos clientes. Com isso a compra se torna cada vez mais uma experiência prazerosa.

“Atualmente, o mercado encontra-se cada vez mais concorrido e os consumidores mais detalhistas. Por isso é importante que as empresas ofereçam uma experiência satisfatória ao cliente desde seu primeiro contato com a marca. Este, sem dúvida, é o primeiro passo para conseguir se destacar entre os demais”, comenta Quintarelli.

Como se preparar para as novas tendências de consumo?

O especialista ressalta que é muito importante que o varejista esteja atento às tendências de mercado. Só assim vai conseguir se inteirar, promover tais mudanças e fidelizar seus clientes.

Abaixo, confira cinco dicas do consultor sobre como os empresários podem se preparar para as novas tendências de consumo:

Marco Quintarelli
Marco Quintarelli, consultor de varejo

1) Saiba da importância da sustentabilidade – O conceito de “ser sustentável” já se tornou uma forte tendência em diversos setores econômicos. Principalmente, uma forte estratégia de posicionamento das empresas varejistas. Afinal, criar um elo do seu negócio a algo sustentável é a forma como o varejista tem de mostrar o quanto se preocupa com o meio ambiente. E também sobre o que a sua empresa tem feito para minimizar possíveis impactos ambientais.

2) Ofereça produtos “substitutos” – O investimento em produtos substitutos é uma ótima alternativa para os varejistas que desejam ampliar seu leque de vendas. Pois os mesmos são capazes de substituir outros já existentes no mercado através da oferta de preços mais baixos, ou ainda de benefícios. Sendo assim, aumentam as chances de o cliente fechar uma possível venda com você.

3) Invista em nichos de mercado – Um nicho de mercado nada mais é do que uma linha de produtos que o empreendedor decide oferecer dentro de um determinado segmento. Mas para que um negócio possa alcançar o sucesso é muito importante que o empresário esteja disposto a atender seu cliente em diversos nichos. Pois explorando diferentes áreas de atuação, será possível se alcançar maior número de clientes potenciais.

4) Promova atendimento humanizado – O atendimento é o processo que mais faz com que negócios percam suas vendas. Isso porque muitas das vezes o profissional age com o cliente de forma muito robotizada. Por isso a empresa que consegue criar uma cultura de atendimento humanizado entre seus funcionários tende a se destacar no mercado.

5) Dê atenção a “indulgência” – Pensar no cliente e em suas necessidades. Ser gentil e cordial são práticas essenciais para o sucesso de qualquer negócio.

Consumidor mais exigente

“Cada vez mais o consumidor está se preocupando mais com o ‘ser’ do que com o ‘ter’. A busca por qualidade de vida está se tornando cada dia mais forte e exigível ao mercado de consumo. As proteínas vegetais, por exemplo, deverão ser substitutas das carnes. Assim como edulcorantes mais naturais e óleos vegetais mais saudáveis e sustentáveis tendem a fazer parte da vida das pessoas. Portanto, todos esses produtos mudarão os mercados nos próximos anos”, ressalta Quintarelli.

Ainda de acordo com o especialista, a origem, o rastreamento e o controle dos produtos consumidos devem cada vez mais serem levados em conta pelo varejista para uma maior satisfação do consumidor. Quintarelli ainda afirma que outra forte tendência serão os produtos de novos “nichos” de atuação. Eles vão direcionar os comportamentos do consumidor e as novas posturas do varejo.

Quintarelli é sócio fundador do Grupo Azo, empresa de consultoria de varejo. Ele já ministrou palestras nos principais eventos do setor de supermercados do Brasil. Ao longo de sua carreira já ocupou o cargo de diretor de marcas próprias do Grupo Sendas e do Grupo Pão de Açúcar no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *