Conheça 5 ferramentas de gestão gratuitas

O tempo é precioso em todas as áreas da nossa vida. Com a correria do dia a dia, encontrar ferramentas que nos ajudem a organizar tarefas e gerenciar projetos com mais facilidade é uma excelente ideia. As ferramentas de gestão, por exemplo, podem ser a melhor opção para quem deseja melhorar o desempenho da sua equipe e também o seu próprio rendimento.

Apesar das diferentes opções de ferramentas existentes no mercado, três critérios devem ser levados em consideração na hora da escolha:

Usuário
Pense no nível de maturidade e compreensão da sua equipe. De nada adianta implementar uma ferramenta que eles não saberão como funciona.

Rotina
Avalie a rotina da sua empresa e em quais momentos a ferramenta será utilizada.  Tenha em mente o que você realmente precisa e quais métodos podem suprir a sua necessidade.

Simplicidade
Nem sempre a ferramenta com mais funcionalidade será a melhor. Pelo contrário, muitas vezes o excesso de funcionalidade pode confundir o usuário. Vale muito a pena investir uma pequena parte do dia a dia da gestão pesquisando e organizando as ferramentas escolhidas. Isso, posteriormente, ocasionará na economia de tempo e energia.

. Empreendedorismo 4.0: a nova revolução industrial

Algumas ferramentas de gestão gratuitas
ferramentas de gestão gratuitas

  • Prezi
    O software permite desenvolver apresentações bonitas e interativas. O programa tem algumas animações simples que ajudam a conduzir e acompanhar a exposição de fluxos de trabalho. A ferramenta pode ser utilizada tanto na versão online como na offline.
  • Agilefant
    Baseado nas metodologias ágeis de gerenciamento de projetos. O Agilefant é uma plataforma open source que permite gerir portfólios de projetos, sprints, tarefas e cronogramas com facilidade. A ferramenta é bem simples de ser usada, permitindo que tanto uma pessoa quanto várias de setores distintos a manuseiem, sem prejudicar o trabalho. A plataforma ainda pode ser alocada tanto na nuvem quanto em um servidor escolhido pela empresa.
  • Dropbox
    É uma ferramenta de armazenamento em nuvem. É uma ótima alternativa para as empresas que precisam ter segurança ao guardar seus arquivos. Além de permitir salvar documentos na nuvem sem se preocupar em perdê-los, o Dropbox também oferece colaboração e sincronização.
  • Asana
    É perfeito para a organização de equipes tanto pelo computador quanto por meio de aplicativos dos sistemas iOS e Android. Oferece uma série de funções, incluindo lista de tarefas, bate-papo colaborativo e quadro de projetos. Ela tem versão gratuita, mas também oferece planos pagos com benefícios extras. Para gestores de projetos, é uma excelente ferramenta, além de ser muito intuitiva e integrar os times.
  • Wrike
    É uma ferramenta de gerenciamento de projetos com funcionalidades bem úteis. Uma delas é o rastreio automático do tempo gasto em cada tarefa, o que pode ser importante para criar estimativas mais realistas do tempo que o seu time leva em cada projeto. Outra possibilidade interessante é a criação e compartilhamento de cronograma de projeto. Uma vez que você tenha planejado um projeto, basta clicar em um botão para que o Wrike envie seu planejamento a qualquer pessoa envolvida, mesmo que ela não tenha uma conta Wrike. A ferramenta integra-se com vários aplicativos terceiros, como o Photoshop, Git, Zapier, Gmail e Dropbox.
Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *