4 tendências de tecnologia no RH das empresas

As tecnologias estão revolucionando todos os setores. As novidades contribuem, inclusive, para a geração de empregos. Um relatório recente da consultoria McKinsey apontou que a tecnologia ajudou a criar 15,8 milhões de vagas de emprego nos Estados Unidos, com o surgimento de cargos que sequer existiam antes.

Mas, além de gerar oportunidades, as inovações dão a chance de ampliar o investimento em capital humano e potencializar os talentos. Por isso, vale a pena prestar atenção em quais são as tendências tecnológicas destacadas pelos especialistas em Recursos Humanos durante o CONARH deste ano, um dos maiores eventos do setor.

tendências de tecnologia no RH

People Analytics

A análise de dados estruturados e não estruturados é aplicada a diversos setores. Isso facilita a mensuração e a avaliação de informações relevantes.

No caso da gestão de pessoas, a utilização de Big Data destaca-se como uma das principais tendências na área. O Big Data conta com tecnologias e técnicas próprias de aplicação, geração de relatórios e análise de métricas.

Microlocalização

Entender a distribuição das equipes no espaço pode ser um diferencial para a eficiência operacional de empresas de grande porte. Isso considerando tanto as que trabalham com unidades distribuídas no território, quanto as que possuem estruturas amplas, como hospitais, escolas e grandes indústrias.

Para facilitar o mapeamento e a análise de utilização do espaço, para ser capaz de fazer realocações e atender a demanda de forma efetiva, gestores de RH contam atualmente com tecnologias de georreferenciamento, baseadas em wi-fi, GPS e beacon.

Um exemplo é o Ahgora Live Maps, tecnologia que possibilita às empresas fazer a gestão eficiente da força de trabalho em ambientes internos (prédios, lojas, empresas e etc). Ou seja, possibilita aos gestores identificar áreas com maior ou menor circulação e alocar a posição dos colaboradores de acordo com a demanda.

Inteligência Artificial

A aplicação de ferramentas que organizem processos e façam análises complexas contribui para a tomada de decisão.

O setor de Recursos Humanos precisa avaliar o passado, para entender cenários atuais e criar perspectivas futuras. Principalmente, em corporações com alto nível de escalabilidade e atuação abrangente.

Nesse sentido, a ajuda da tecnologia é essencial, a partir de funcionalidades de inteligência artificial especializadas. Elas agregam automatização e inteligência de máquina a ferramentas de gestão.

Recursos mobile

O novo perfil de profissionais exige aplicação de mecanismos que forneçam autonomia e segurança, de forma dinâmica. A disseminação dos recursos mobile impacta também na gestão de pessoas e segue como tendência na área.

Um exemplo é o aplicativo Ahgora Multi, da empresa Ahgora, equipado com a tecnologia de Reconhecimento Facial. Ele possibilita ao funcionário o registro de ponto por “selfie”. Isso garante transparência e segurança, bem como possibilita acompanhar individualmente, em tempo real, as horas trabalhadas pelo celular.

Recursos mobile também são muito importantes para controlar a jornada de trabalhadores externos. Soluções tecnológicas permitem bater o ponto de qualquer lugar, utilizando o smartphone. Dão, inclusive, segurança jurídica, inexistente se a empresa fizer este controle de maneira informal.

O promotor de venda é considerado um funcionário externo, ou seja, exerce atividades que não se adequam a horários fixos de trabalho. Porém, não controlar a jornada desse colaborador pode trazer problemas tanto para a empresa quanto ao próprio trabalhador.

Outro exemplo é o software Agile Experience, da empresa Involves. Ele tem como opção a funcionalidade ponto eletrônico mobile, direcionada para empresas varejistas e indústrias que atuam com trade marketing.

No Agile Promoter, o sistema para gestão de trade marketing, quando a empresa opta por adicionar a funcionalidade “ponto eletrônico” o promotor precisa primeiro bater o ponto para depois conseguir iniciar o trabalho. Esse recurso funciona, inclusive, offline.

A área de recursos humanos ainda vai se transformar muito nos próximos anos. Cada vez mais, ela caminha para ser mais estratégica para as corporações.

E a tecnologia se consolida como aliada importante tanto para promover o bem-estar dos colaboradores como para garantir a maior produtividade das empresas.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *