5 dicas de SEO para o seu negócio

O SEO (Otimização para Motores de Busca) tem se tornado essencial para qualquer  empresa que queira melhorar seus resultados no digital. A estratégia melhora o posicionamento da empresas nas buscas do Google e, ao utilizar SEO para otimizar os conteúdos com o uso de palavra-chaves relacionadas, é possível aumentar o número de conversões, visitas e as vendas em seu site. 

Parece complicado, mas realizar um bom trabalho de otimização no site da sua empresa, além de não ter custo, fica bem mais fácil com essas 5 dicas listadas pela Doity, startup de gestão de eventos online que, entre as funcionalidades, oferece a criação de sites para eventos, e adaptou alguns dos passos que melhor funcionam para seus clientes de forma que possam ser utilizados por empreendedores à frente dos mais variados tipos de negócios. Confira:

1. Cuide bem do histórico de SEO On Page

Antes de colocar em prática as estratégias de SEO é válido lembrar que o Google leva em consideração todo o histórico de SEO On Page do site. Ou seja, todas as estratégias utilizadas na página para otimizar o conteúdo, como a escolha do título e as palavras-chave. Links quebrados, autoridade de domínio fraca, páginas duplicadas, backlinks pagos – que são aqueles links que direcionam para outros sites -, acabam reduzindo a visibilidades da página nas busca. Avalie a estrutura do site e, se for  o caso, opte até mesmo por uma nova plataforma. 

2. Pense no conteúdo e palavras-chave de forma estratégica

Faça uma pesquisa extensa de palavras-chave para produzir a descrição do seu site. O ideal é que ela seja original, que tenha entre 200 e 500 palavras, e que use as principais variações das palavras-chave focadas em conversão. Utilize variações desse termos que tenha ligação com o segmento do negócio e foque em palavras-chave mais específicas, pois elas têm menos concorrência na página de resultados e mais chance de trazer um usuário qualificado para o seu site. 

3. Escolha uma URL amigável

No momento de criar a URL da página, utilize um endereço curto, objetivo e com a principal palavra-chave do conteúdo. Por exemplo:  www.nomedoseusite.com/conteudo-agosto-2019 

Retirar preposições como  “de” e “em” da URL ajudam a deixá-la mais objetiva. A data/ano da publicação pode ser inserida para reforçar a relevância da palavra-chave.

4. Otimize as imagens

Muita gente acha que o cuidado com as imagens de um site está apenas na qualidade. Mas, muito além disso, a página deve conter:

  • Imagens com o tamanho máximo do layout do site e comprimidas por alguma ferramenta;
  • Nome da imagem salva do computador com a palavra-chave, de forma objetiva, e separação com hífens, como por exemplo: festival-sorvete-belo-horizonte;
  • De preferência a imagens em JPEG, evitando PNG ou GIF;
  • Alt Text com a palavra-chave principal para facilitar a leitura dos mecanismos de busca.

5. Utilize o link building

Uma das melhores formas de construir a autoridade no seu site é conseguir backlinks apontando para ele, ou seja, utilizando links para essa construção. Busque oportunidades para aparecer em portais de notícia, jornais e revistas da cidade/segmento e nas redes sociais, divulgando o produto/ serviço e direcionando as pessoas para o site.

Nesta etapa é importante usar textos âncora com palavras-chave específicas como, por exemplo, “Festival de Sorvete em Belo Horizonte 2019”, e menos opções genéricas como “Festival de Sorvete”.

Visibilidade em mídias digitais não só melhora o SEO On Page de forma orgânica como aumenta o alcance e a credibilidade do conteúdo. Não esqueça que a divulgação é sempre muito importante para os negócios. Mas lembre-se que todo esse processo é uma construção, ou seja, requer tempo, paciência e, claro, muito trabalho!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *